CUIABÁ

Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento de ‘Dona Eulália’; Emanuel Pinheiro decreta luto oficial de três dias

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, lamentam profundamente o falecimento de Eulália da Silva Soares, a querida Dona Eulália. Ícone da cuiabania, conhecida pelos tradicionais bolos de arroz, Dona Eulália faleceu na tarde desta segunda-feira (28), aos 90 anos. Ela sofreu fortes dores antes de ser levada ao hospital, onde, infelizmente, não resistiu e sofreu uma parada cardíaca. Em respeito a memória e dedicação à cuiabania, o prefeito irá decretar luto oficial de três dias.

“É com profunda tristeza que recebo essa notícia. Não apenas a família, mas todos nós, cuiabanos, sentimos essa perda. Dona Eulália ficará eternamente guardada em nossa memória e em nossos corações”, lamentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

“Dona Eulália era um símbolo de acolhimento e tradição em nossa cidade. Sua receptividade era tão genuína que era impossível não se emocionar com o sorriso caloroso com que nos recebia no seu tradicional ‘chá com bolo’, no bairro Lixeira”, expressou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro inaugura auditório e presta homenagem a ex-secretário Alfredo Granja

A poucos metros das fornalhas que fizeram sua fama pelos tradicionais bolos de arroz e de queijo, Dona Eulália apresentava uma exposição que celebrava sua trajetória. O preparo artesanal dos bolinhos – uma de suas marcas registradas – era visível em cada detalhe, assim como o sorriso inesquecível que encantava a todos. Entre suas histórias, ela narrava com orgulho a cicatriz no joelho, símbolo do trabalho árduo que a transformou em um ícone da cuiabania. Uma mulher simples e determinada que se tornou parte viva da história de Cuiabá.

Dona Eulália deixa oito filhos e 37 netos e bisnetos. Recentemente, em 25 de setembro deste ano, sua trajetória de venda de bolinhos, iniciada em 1958, foi tema de uma reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo.

“Hoje, nos despedimos de Dona Eulália. Seu carisma e bom humor contagiante partem com ela, mas o exemplo que nos deixa será eterno. Sua presença física se vai, mas sua memória e legado permanecerão vivos em cada sorriso, cada forno aceso e em cada bolo de arroz que traga à tona o espírito acolhedor de Cuiabá. Neste momento de muita tristeza, que Deus possa dar conforto a todos os familiares e amigos. Dona Eulália foi e sempre será um grande exemplo”, finalizou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Sine Cuiabá tem sete oportunidades para Pessoas com Deficiência e mais 410 vagas

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Com a presença da ABAG e o prefeito de Sorriso, evento conectará grandes players do agronegócio com investidores em SP

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA