Rondonópolis

Sanear garante desconto de até 50% para mais de 30 mil famílias

Publicado em

O diretor-geral do Sanear, Paulo José Correia, lançou nesta sexta-feira (06) a nova versão do programa ‘Tarifa Social’ que vai garantir desconto de até 50% na conta de água e esgoto para mais de 30 mil famílias de baixa renda em Rondonópolis. Durante o lançamento, realizado no Centro Comercial do Sanear, foi apresentada também a campanha publicitária que informará a população sobre os critérios para ingresso no programa.

A nova Tarifa Social segue o disposto na lei federal 14.898, que foi aprovada este ano após intensa mobilização da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), que tem Paulo José como presidente para as regiões Centro Oeste e Norte do país.

O programa garante o benefício para famílias com consumo de até 15 mil litros de água por mês, com renda per capita de até meio salário mínimo e inscritas no CadÚnico. Também serão contempladas as famílias que têm pessoas com deficiência, idosos ou outros tipos de vulnerabilidade social.

Leia Também:  Município contabiliza 76 mudas destruídas em novo caso de crime ambiental

“Nós trabalhamos muito para oferecer serviços de saneamento que já estão universalizados e se tornaram referência pela qualidade. Garantimos também a estabilidade financeira do Sanear, que agora nos permite oferecer mais esse benefício para um público estimado em cerca de 90 mil pessoas”, destacou Paulo José.

O diretor da autarquia disse ainda que a conquista é fruto do empenho do prefeito José Carlos do Pátio, com o apoio de todo o secretariado e também da Câmara Municipal. “Mais do que devolver a receita ao cidadão, estamos promovendo a inclusão e elevando a qualidade de vida para todos”, comemorou.

A secretária de Assistência Social, Fabiana Perez, disse que já compartilhou com o Sanear o banco de dados para promover a inscrição automática das famílias na nova Tarifa Social. Mas os interessados também podem requerer o benefício nas unidades comerciais da autarquia localizadas na avenida Dom Pedro II e nos bairros Jardim Atlântico, Parque Universitário e na Vila Operária.

“Rondonópolis é a primeira cidade do estado a garantir esse benefício. É um ganho significativo para as famílias de baixa renda e também para o comércio local, já que o valor economizado na conta de água e esgoto poderá ser usado na aquisição de alimentos ou outros produtos e serviços aqui na cidade”, destacou Fabiana.

Leia Também:  Sete das 11 entidades investigadas pela PF ou CGU foram denunciadas no Procon

Além dos diretores do Sanear e da secretária de Assistência Social, o evento de lançamento contou com a participação de outros secretários municipais, presidentes de associações de moradores de bairros e dos vereadores Kaza Grande, Adonias Fernandes, Reginaldo Santos e Welington Pereira.

A campanha publicitária informando sobre a nova Tarifa Social será veiculada nos principais veículos de comunicação. As informações também poderão ser obtidas através do serviço de teleatendimento (0800 647 2442) e pelo whatsapp do Sanear (99984 9090)

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Rondonópolis

Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário

Published

on

Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário. Os pacientes com câncer de Rondonópolis passam a contar com mais um importante instrumento de garantia de direitos. Foi sancionada a lei de Nº 14873/2026 de autoria do vereador Adonias Fernandes que institui a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico no município. A nova legislação tem como objetivo proporcionar mais dignidade, respeito e agilidade no atendimento às pessoas que enfrentam o tratamento contra o câncer, assegurando a identificação rápida dos pacientes e facilitando o acesso aos serviços públicos municipais. Com a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico, os beneficiários terão direito à prioridade no atendimento nos serviços públicos municipais, prioridade no acesso a programas e serviços de saúde, atendimento preferencial em repartições públicas e facilitação no acesso ao transporte público, conforme regulamentação do Poder Executivo. A emissão do documento será gratuita e deverá ser realizada pelo órgão competente da Prefeitura de Rondonópolis. Para solicitar a carteira, o paciente deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e laudo médico que comprove o diagnóstico oncológico. A validade da carteira será de até três anos, podendo ser renovada mediante nova comprovação médica. Para o vereador Adonias Fernandes, a medida representa um avanço importante na política de humanização da saúde pública municipal. “Sabemos das dificuldades enfrentadas diariamente pelos pacientes oncológicos. Muitas vezes, os tratamentos são desgastantes e exigem deslocamentos constantes, longas esperas e acompanhamento médico frequente. Esta carteira é uma forma de reconhecer essa realidade e garantir mais respeito, acolhimento e prioridade a quem está lutando pela vida”, destacou o parlamentar. A nova lei reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, da inclusão e da proteção dos direitos das pessoas em tratamento contra o câncer, beneficiando centenas de famílias rondonopolitanas. A regulamentação da norma será realizada pelo Poder Executivo, que definirá os procedimentos para emissão e utilização da carteira em todo o município.

Leia Também:  Primeira-dama de MT agradece presença das famílias e crianças que participaram do especial "Dia das Crianças" na Arena Pantanal

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA