A partir deste ano letivo de 2025, crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental da rede municipal de educação em Rondonópolis também vão ter a oportunidade de aprender a língua inglesa. Para isso, a Prefeitura de Rondonópolis oficializou um convênio com o Governo do Estado aderindo ao programa “Mais Inglês”, que fornece o material didático, a plataforma educacional e a capacitação de professores para essa finalidade.
O anúncio do convênio foi feito, nesta quinta-feira (30), durante visita do secretário estadual de Educação, Alan Porto, e equipe da Diretoria Regional de Educação (DRE) ao prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e ao secretário municipal de Educação, Carlos Alberto Pereira Júnior, na sala de reuniões do Paço Municipal. A expectativa é que mais de 15 mil alunos da rede municipal sejam beneficiadas com a ação.
O secretário Alan Porto reforçou ao prefeito a política de regime de colaboração do Estado com o Município, através de diversas iniciativas e programas. “Estou muito feliz e quero agradecer a parceria com o prefeito Cláudio, o secretário municipal Carlos e a Diretoria Regional de Educação, representada aqui pela diretora Andréa de Oliveira. Estou muito animado e tenho certeza que 2025 será o melhor ano da educação de Mato Grosso”, externou Alan.
O prefeito Cláudio Ferreira, por sua vez, destacou que a oferta de inglês às crianças de Rondonópolis é mais um passo dado para o Município ter a qualidade de ensino almejada, com a devida capacitação dos professores. “Esse programa estava engavetado e nós o tiramos da gaveta. Particularmente, acredito que nossas crianças devem ser bilíngues, devemos preparar nossos alunos para serem cidadãos do mundo. Hoje o idioma global é a língua inglesa, sendo essencial que nossos alunos recebam o ensino desse idioma”, avaliou. “É um contingente enorme que está sendo preparado para a vida, para o mercado de trabalho, para performar bem e conseguir realizar seus sonhos”, acrescentou.
Além do programa de oferta da língua inglesa aos alunos, Cláudio ratificou com o secretário estadual de Educação a parceria com outros convênios em curso. “Tenho dito sempre que Rondonópolis vai ser parceiro de quem quer ser parceiro de Rondonópolis, independentemente de partido. Nós queremos conveniar aqui é o bem da população, serviços de qualidade que possam ir ao encontro das necessidades da população”, afirmou o prefeito.
Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário. Os pacientes com câncer de Rondonópolis passam a contar com mais um importante instrumento de garantia de direitos. Foi sancionada a lei de Nº 14873/2026 de autoria do vereador Adonias Fernandes que institui a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico no município. A nova legislação tem como objetivo proporcionar mais dignidade, respeito e agilidade no atendimento às pessoas que enfrentam o tratamento contra o câncer, assegurando a identificação rápida dos pacientes e facilitando o acesso aos serviços públicos municipais. Com a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico, os beneficiários terão direito à prioridade no atendimento nos serviços públicos municipais, prioridade no acesso a programas e serviços de saúde, atendimento preferencial em repartições públicas e facilitação no acesso ao transporte público, conforme regulamentação do Poder Executivo. A emissão do documento será gratuita e deverá ser realizada pelo órgão competente da Prefeitura de Rondonópolis. Para solicitar a carteira, o paciente deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e laudo médico que comprove o diagnóstico oncológico. A validade da carteira será de até três anos, podendo ser renovada mediante nova comprovação médica. Para o vereador Adonias Fernandes, a medida representa um avanço importante na política de humanização da saúde pública municipal. “Sabemos das dificuldades enfrentadas diariamente pelos pacientes oncológicos. Muitas vezes, os tratamentos são desgastantes e exigem deslocamentos constantes, longas esperas e acompanhamento médico frequente. Esta carteira é uma forma de reconhecer essa realidade e garantir mais respeito, acolhimento e prioridade a quem está lutando pela vida”, destacou o parlamentar. A nova lei reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, da inclusão e da proteção dos direitos das pessoas em tratamento contra o câncer, beneficiando centenas de famílias rondonopolitanas. A regulamentação da norma será realizada pelo Poder Executivo, que definirá os procedimentos para emissão e utilização da carteira em todo o município.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.