Várzea Grande

Fila Zero avança e amplia oferta de cirurgias de média e alta complexidade

Publicado em

O programa nasce para atender exclusivamente à população várzea-grandense e colocar fim à espera de anos por procedimentos, via SUS

O programa Fila Zero, iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso para reduzir a espera por procedimentos cirúrgicos, avança em Várzea Grande com uma importante novidade. Na próxima segunda-feira (7), às 9h, será lançada mais uma unidade de saúde que passará a integrar a rede de atendimento do programa SUS: o Hospital Santa Rita, que agora realizará cirurgias de média e alta complexidade, representando um marco inédito ao Município.

A parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, permitirá a realização de cirurgias nos aparelhos circulatório, digestivo e geniturinário, além de exames diagnósticos em diversas especialidades. A unidade também contribuirá significativamente para a redução da fila de espera por esses procedimentos, promovendo mais agilidade e eficiência no atendimento aos usuários do SUS.

No dia do lançamento, estão previstas as primeiras cirurgias e procedimentos de média e alta complexidade, como a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica terapêutica (CPRE) conhecida como, vias biliares, além do cateterismo. A realização deste tipo de procedimento, dentro do Município, representa um avanço expressivo na capacidade de atendimento da rede pública de saúde local.

Leia Também:  CAPS celebra Dia das Mães com acolhimento, homenagens e ações de cuidado

O evento de lançamento contará com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, do vice-prefeito, Tião da Zaeli, da secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, do diretor da unidade hospitalar, Dr. Farina, além dos presidentes das Casas de Leis de Mato Grosso e de Várzea Grande, Max Russi e Wanderley Cerqueira, respectivamente.

A ampliação do programa reforça o compromisso do Estado e do Município em garantir atendimento digno, célere e de qualidade para todos os cidadãos, valorizando a vida e promovendo mais saúde para quem mais precisa.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Published

on

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  DAE antecipa pagamento dos servidores e reforça compromisso com valorização da equipe

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA