CUIABÁ

Após temporal e alagamento, UPA do Leblon será reaberta na quinta

Publicado em

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Leblon, em Cuiabá, será reaberta nesta quinta-feira (10) após passar por uma força-tarefa de limpeza, desinfecção e dedetização. A unidade foi uma das mais afetadas pelo temporal que atingiu a capital mato-grossense na tarde de terça-feira (08), quando choveu cerca de 100 milímetros em poucas horas, volume suficiente para causar alagamentos, queda de muro e danos estruturais em vários pontos da cidade.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena, todos os pacientes foram removidos com segurança ainda na noite de terça-feira para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), antigo Pronto-Socorro e Hospital São Benedito. “A unidade foi totalmente esvaziada e nesta quarta-feira (09) estamos realizando a higienização completa. Nossa previsão é retomar os atendimentos já na manhã de quinta-feira, com segurança total para pacientes e profissionais. Vale lembrar que além da parte interna, na parte externa é necessário limpar o barro que ficou por toda parte”, afirmou.

Leia Também:  SORP promove evento em celebração ao Dia das Mães com palestra inspiradora

Além da UPA, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Areão também precisou suspender os atendimentos. A unidade foi alagada, sofreu prejuízos materiais e deve retomar o funcionamento normal apenas na sexta-feira (11). Pacientes com consultas agendadas serão remarcados, e a orientação é que a população busque as unidades mais próximas: USF Pico do Amor, Centro de Saúde Dom Aquino e, a partir de amanhã, a própria UPA do Leblon.

O prefeito de Cuiabá acompanha pessoalmente a situação, ao lado da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A gestão afirma que todas as providências estão sendo tomadas para restaurar o atendimento à população no menor tempo possível, com segurança e estrutura adequada.

#PraCegoVer

A imagem mostra a enfermaria da UPA Leblon, após ser limpa, desinfectada e dedetizada, por conta do temporal que afetou partes da estrutura da unidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Permissionárias recebem capacitação sobre redes sociais para impulsionar vendas e atrair turistas

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  8ª reunião do GT Warao debate avanços, desafios e busca soluções para famílias indígenas

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA