CUIABÁ

Cuiabá dá largada ao Maio Amarelo com apelo à conscientização no trânsito

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta quarta-feira, 1º de maio, a campanha “Maio Amarelo”, mês dedicado à conscientização para um trânsito mais seguro. A abertura foi conduzida pela secretária de Mobilidade Urbana e vice-prefeita, coronel Vânia Rosa, que destacou o papel da sociedade na preservação da vida nas vias públicas.

“O mês chegou e a cor agora é o amarelo. É tempo de refletir sobre o trânsito e preservar vidas”, afirmou a coronel. Em seu discurso, ela ressaltou que toda a equipe da SEMOB está mobilizada para levar informações à população e promover ações educativas. “Vamos trabalhar para conscientizar a sociedade cuiabana e reduzir os sinistros de trânsito”, disse.

Em suas redes sociais, Vânia também lembrou da recente medida que garante gratuidade no transporte coletivo aos domingos e reforçou o compromisso da secretaria com políticas públicas de mobilidade acessível e segura.

Ela convidou a população a se engajar na causa: “O que propomos aqui na SEMOB é que todos façam a sua parte. Desacelere! Seu bem maior é a vida.”

Leia Também:  Câmara vota Reforma Administrativa da Prefeitura nesta quinta-feira (13)

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, que ganha força em Cuiabá com ações educativas e mobilizações durante todo o mês.

#PraCegoVer

Na imagem principal, a Coronel Vânia está ao lado de sua equipe da secretária de mobilidade urbana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Limpurb realiza megaoperação de limpeza na região Oeste de Cuiabá com força-tarefa de 285 trabalhadores

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza 47 atendimentos em espaços esportivos

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA