A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) está promovendo, durante o mês de maio, capacitações das forças de segurança voltadas à fiscalização de trânsito.
A ação integra a campanha do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes de trânsito e tem como foco principal reforçar as Operações Integradas Lei Seca em sete municípios do interior do estado.
Coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI-E), com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTRAN) e do Detran-MT, a iniciativa já capacitou 583 servidores.
As instruções ocorrem em 9 cidades de todas as regiões do estado, com atividades teóricas e práticas abordando legislação, técnicas de abordagem, segurança viária, educação no trânsito e o uso de novas tecnologias como ferramenta de apoio às fiscalizações.
Uma das inovações implantadas durante a capacitação é a utilização de equipamentos de gestão de imagens nas abordagens, que servirão como prova em processos administrativos e criminais. De acordo com a tenente-coronel Monalisa Furlan, coordenadora do GGI-E, os equipamentos trazem mais segurança para os agentes e para os cidadãos abordados.
“Diante de qualquer dúvida, o equipamento pode ser consultado, garantindo mais legitimidade às operações. O uso das câmeras será exclusivo das operações Lei Seca e operado por profissionais posicionados estrategicamente para registrar toda a ação”.
A promotora de Justiça que atua em Sinop (500 km de Cuiabá), Roberta Cheregati Sanches, também ressaltou a importância da iniciativa.
“Infelizmente, em nossa cidade é comum o hábito de dirigir após o consumo de álcool ou outras drogas. As fiscalizações têm como objetivo romper esse comportamento e conscientizar os motoristas sobre os riscos. A capacitação dos agentes representa o compromisso da Sesp com a segurança viária e a melhoria do atendimento à população”, afirmou.
As cidades de Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Cáceres já receberam as atividades. Nos próximos dias, a capacitação será levada a Nova Mutum, Alta Floresta e Barra do Garças.
A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (22), uma mulher de 51 anos suspeita de tráfico de drogas em Canarana. Na mesma ação, foi apreendida uma motocicleta com sinais de adulteração.
A prisão foi resultado de trabalho de campo, levantamento de informações e monitoramento realizados por policiais civis da Delegacia de Canarana, após denúncias sobre a existência de um ponto de venda de entorpecentes em uma residência na cidade.
Durante o período de vigilância, os investigadores constataram intensa movimentação de pessoas no imóvel, característica compatível com a comercialização de drogas. Diante dos elementos apurados, a equipe policial realizou a abordagem no local.
Ao chegar à residência, os policiais foram recebidos pela suspeita, que autorizou a entrada da equipe. Durante as buscas, os investigadores localizaram, no interior de uma bolsa que estava em posse da mulher, diversas porções de substância análoga a crack, além de quantia em dinheiro em notas de diversos valores.
A suspeita foi presa, em flagrante, e conduzida à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais cabíveis. Durante o encerramento da ação, os policiais abordaram o convivente da suspeita, que transitava em uma motocicleta. Após checagem dos sinais identificadores do veículo, foi constatada adulteração, sendo a motocicleta apreendida para as providências investigativas necessárias.
As investigações seguem em andamento para apurar a possível participação de outras pessoas na atividade criminosa e a origem dos entorpecentes apreendidos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.