MATO GROSSO

Sesp realiza 46 operações Lei Seca e prende 364 condutores por embriaguez em um mês

Publicado em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou 46 operações da Lei Seca e prendeu 364 condutores por embriaguez ao volante em Mato Grosso, durante o mês de maio, no âmbito da campanha Maio Amarelo. A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre a segurança no trânsito e a redução de acidentes.

As ações integradas ocorreram nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças, Nova Mutum e Alta Floresta.

Ao todo, foram realizados 6.476 testes de alcoolemia e removidos 1.759 veículos, entre carros e motocicletas. Também foram multados 759 condutores por dirigirem sob o efeito de álcool e 230 por se recusarem a realizar o teste do bafômetro.

Além disso, seis pessoas foram presas por adulteração de sinais identificadores de veículos, quatro por cumprimento de mandados de prisão e uma por porte ilegal de arma de fogo.

Como parte da campanha Maio Amarelo, a Sesp também participou da Operação Nacional, realizada entre a noite de sexta-feira (30.5) e a madrugada de sábado (1º.6). A ação ocorreu simultaneamente em oito municípios de Mato Grosso, com a atuação de 463 agentes de segurança pública e de fiscalização de trânsito.

Leia Também:  Seduc divulga resultado preliminar de professores selecionados para o Intercâmbio MT no Mundo 2025

Nesta operação nacional, foram aplicados 1.019 testes de alcoolemia e removidos 272 veículos. No total, 76 pessoas foram presas por embriaguez ao volante, além de 166 condutores multados por dirigir sob o efeito de álcool e 51 por se recusarem a fazer o teste.

Ações educativas
Como parte das iniciativas da campanha Maio Amarelo, a Sesp promoveu uma ação educativa também em sua sede, com o objetivo de orientar e conscientizar os servidores sobre a importância da Operação Lei Seca e as consequências da direção sob o efeito de álcool, utilizando simuladores e equipamentos de realidade virtual. A ação destacou ainda os riscos de acidentes, as penalidades previstas em lei e a importância da responsabilidade no trânsito para preservar vidas.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também realizou ações educativas durante todo o mês, com o objetivo de valorizar a vida e incentivar a adoção de comportamentos seguros nas vias urbanas e rurais. As principais ações realizadas ao longo do mês foram: Amigo da Rodada, pit stops educativos, pedal em alusão ao mês de conscientização e palestras em empresas privadas e escolas.

Leia Também:  Polícia Militar prende dois homens e apreende armas de fogo em Cáceres

No interior, as ações foram realizadas pelas Ciretrans de Alto Garças, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Canarana, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santa Rita do Trivelato, São Félix do Araguaia, Sinop, Sorriso, Tabaporã e Tangará da Serra.

A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesp, tenente-coronel Monalisa Furlan, enfatizou a importância das ações educativas e de segurança pública para melhorar a segurança viária e reduzir os sinistros de trânsito.

“O número crescente de veículos em circulação exige ações firmes e contínuas. Em seis anos, a frota de Mato Grosso cresceu mais de 30%, passando de pouco mais de 2,1 milhões, em 2019, para aproximadamente 2,8 milhões em 2025. Esse aumento reforça a importância de conscientizar, fiscalizar e educar. As operações da Lei Seca são fundamentais para salvar vidas, e a vertente educativa tem sido prioridade: estamos nas ruas não apenas para fiscalizar, mas para transformar comportamentos e promover uma cultura de responsabilidade no trânsito”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Polícia Civil esclarece homicídio, identifica envolvidos e prende suspeitos em Jaciara

Published

on

A Polícia Civil deflagrou a Operação Alvo Errado, que resultou no esclarecimento do homicídio de um jovem, de 18 anos, na identificação de seis envolvidos e na prisão de suspeitos ligados ao crime, em Jaciara.

As investigações tiveram início após o registro do desaparecimento da vítima, ocorrido no dia 15 de junho. Durante as diligências, os policiais civis realizaram oitivas, levantamentos de inteligência, análise de imagens e coleta de provas que permitiram esclarecer a dinâmica do crime e identificar os envolvidos.

No sábado (20.6), após a localização do corpo em uma área de mata na zona rural do município, a Polícia Civil deflagrou a operação para cumprimento de diligências investigativas. A ação contou com apoio de operadores da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

As apurações apontaram que a vítima foi confundida pelos autores com um integrante de facção criminosa rival. Em razão do equívoco, teria sido privada de liberdade, submetida a agressões e, posteriormente, assassinada.

Até o momento, seis pessoas foram identificadas, entre adultos e adolescentes. Três homens, de 34, 21 e 18 anos, foram presos em flagrante pelo crime de ocultação de cadáver. Uma adolescente de 15 anos também foi apreendida.

Leia Também:  SES e Sesp realizam teste do heliponto no Hospital Central de Mato Grosso

As investigações apontam indícios dos crimes de homicídio, sequestro, tortura e ocultação de cadáver, com participação dos envolvidos em diferentes etapas da ação criminosa.

A Polícia Civil prossegue com as investigações para individualização das condutas, responsabilização de todos os envolvidos e conclusão do inquérito policial.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA