CUIABÁ

Semana do Meio Ambiente destaca papel da Defesa Civil e ações de sustentabilidade

Publicado em

A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, é uma ação de grande relevância para a conscientização e mobilização da população em prol da preservação ambiental. Realizada no Centro Sebrae de Sustentabilidade, o evento reúne especialistas, servidores públicos, estudantes e a sociedade civil em uma programação diversificada voltada à reflexão sobre os desafios e soluções ambientais na capital mato-grossense.

Na terça-feira (3), uma das atividades de destaque foi a palestra sobre o trabalho da Defesa Civil, que evidenciou a importância desse órgão em todas as dimensões da gestão pública. A Defesa Civil desempenha um papel fundamental tanto na prevenção quanto na resposta a desastres, com atuação expressiva em situações de enchentes, queimadas e outros eventos extremos que afetam diretamente a vida da população e o equilíbrio ambiental.

Durante a apresentação, o secretário adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, ressaltou como o trabalho da Defesa Civil está diretamente ligado à sustentabilidade e à resiliência urbana. A atuação integrada com outros setores da administração municipal contribui para minimizar impactos, proteger vidas e promover ações educativas e preventivas junto às comunidades mais vulneráveis.

“Esse evento realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é muito importante nesse período em que se comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente. Meio ambiente é um tema que deve ser tratado ao longo do ano. O dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, é uma data para refletirmos, trazermos assuntos importantes relacionados à temática, mas que deve ser tratada com ações permanentes ao longo do ano”, frisou o coronel Alessandro Borges.

Leia Também:  CCI Aidee Pereira comemora valorização de mães com música e homenagens em Cuiabá

Borges também destacou a integração proporcionada pelo evento, envolvendo as secretarias do município, os acadêmicos — como representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) — e as pessoas que atuam ativamente na preservação e promoção da sustentabilidade ambiental.

“A Defesa Civil permeia todos esses assuntos. Trabalhamos com a questão dos desastres. Aqui em Cuiabá, especificamente, os dois maiores são o alagamento e o fogo, que têm impacto direto tanto no ambiente quanto na sociedade. A Defesa Civil tem um papel muito amplo e relevante, atuando de forma articulada com diversas secretarias do município, bem como com os governos estadual e federal. O objetivo é atuar na prevenção, mitigar os efeitos do excesso de chuvas ou da seca extrema, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e para a proteção da sociedade cuiabana”, destacou.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue até sexta-feira (6), com diversas palestras e atividades voltadas ao debate sobre sustentabilidade, todas realizadas no Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).

Programação

Dia 04 – Quarta-feira

Leia Também:  Prefeito cria comitê permanente para prevenir impactos climáticos e desastres em Cuiabá

14h00 – Início

14h10 – A importância do Ministério Público na defesa do Meio Ambiente – “Projeto Água para o Futuro”

Palestrante: Dr. Gerson Natalício Barbosa – Procurador de Justiça

14h50 – O papel do Judiciário na proteção do Meio Ambiente

Palestrante: Dr. Antônio Horácio da Silva Neto – Juiz da Vara do Meio Ambiente de Cuiabá

15h40 – O papel da OAB na defesa do Meio Ambiente

Palestrante: Dra. Tânia Monteiro Costa e Silva

Dia 05 – Quinta-feira

8h00 – Workshop: Arquitetura Sustentável e Bioarquitetura

Palestrante: Arquiteto João Lucas

14h10 – Palestra com o Secretário do Meio Ambiente

Dr. José Afonso Botura Portocarrero

14h50 – Construção Sustentável

Palestrante: Dra. Eng. Civil Luciane Cleonice Durante

15h40 – Tour pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS)

Atividade paralela:

8h00 – Plantio de Ipês Roxos no Parque da Família, com participação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE)

Dia 06 – Sexta-feira

8h00 – Ação Comunitária: Treinamento de Combate a Incêndios

Instrutor: Major BM Vinícios – Corpo de Bombeiros (BEA)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá libera servidores a partir das 12h para acompanhar jogo do Brasil

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou durante coletiva de imprensa, na noite desta quinta-feira (25), a liberação antecipada dos servidores públicos municipais na próxima segunda-feira (29), para que possam acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra o Japão, marcada para as 13h. Com exceção dos serviços considerados essenciais, os órgãos da administração pública poderão encerrar o expediente às 12h.

Segundo o prefeito, a decisão foi tomada após diálogo com vereadores e análise do impacto da medida nos serviços públicos, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação. “Todo mundo estava pedindo para que a gente pudesse liberar os servidores. A minha preocupação era garantir que as consultas já agendadas não fossem prejudicadas”, explicou.

Conforme Abilio, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que os atendimentos agendados para a tarde de segunda-feira poderão ser antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira, sem prejuízo aos pacientes. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, a Policlínica do Pedra 90, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.

Leia Também:  Residencial São Carlos e oito bairros recebem recuperação de bocas-de-lobo

Na Educação, as aulas do período da tarde da rede municipal também serão suspensas. O prefeito afirmou que a decisão levou em consideração o desejo da maioria das famílias e dos profissionais da educação de acompanharem a partida juntos. “Pedimos a compreensão dos pais. Entendemos que é um desejo da maioria que as crianças possam estar com suas famílias durante o jogo da Seleção Brasileira.”

O prefeito ressaltou que a liberação ocorrerá ao meio-dia para permitir que pais e responsáveis busquem seus filhos nas escolas e possam se organizar antes do início da partida. “Os serviços essenciais continuam funcionando normalmente. Mas, ao meio-dia, estaremos liberando os servidores para que possam acompanhar o jogo”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA