MATO GROSSO

Seaf e Empaer unem sustentabilidade e inclusão social na Semana Internacional do Meio Ambiente

Publicado em

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) iniciaram a Semana Internacional do Meio Ambiente com ações voltadas ao cuidado com a natureza e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. A programação começou com visitas à Pastoral do Migrante e à Fundação Abrigo do Bom Jesus, onde foram plantadas mudas de frutas como maracujá e banana. Também foram entregues alimentos produzidos por agricultores familiares da cooperativa COOPEVEG.

Outra atividade realizada no estacionamento da Seaf/Empaer, onde acontece a feira da Agricultura Familiar durante a semana, é a campanha de distribuição de mudas para a população que adquirir alimentos dos feirantes. As atividades iniciaram na segunda-feira (02).


Na Pastoral do Migrante, que atende cerca de 100 pessoas por mês, a maioria da Venezuela, são oferecidos cursos, três refeições diárias, ajuda com documentos e apoio para os migrantes entrarem no mercado de trabalho.

A secretária da Seaf destacou o valor simbólico da ação. “Olhando para cada um de vocês que vieram de outros países, vi que essa ação de plantio de mudas traz um simbolismo muito grande para cada um de vocês, pois simboliza a responsabilidade com o meio ambiente e mais que florescer, simboliza a vontade do Estado de trazer para vocês um ambiente bonito, de apoio e conexões. A gente espera que vocês tenham um futuro muito melhor nessa cidade”, disse Andreia.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate oito incêndios florestais neste sábado (27)

O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, também falou com os migrantes. “Vocês que estão chegando em nossa cidade lembrem-se disso quando virem uma árvore ou uma planta, vocês também podem ajudar a construir um lugar melhor para todos. Quanto mais árvores, menor o calor. Deus deixou essa tecnologia pra nós”, salientou.

Durante o encontro, o padre Mauro Verzelleti, diretor do Centro Pastoral para Migrantes, comentou sobre o significado da ação. “Este ano, a Campanha da Fraternidade falou sobre Fraternidade e Ecologia Integral, ligando o cuidado com o próximo e com a natureza. Receber a visita de vocês com o plantio de mudas tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo”, disse o padre.


Na visita à Fundação Abrigo do Bom Jesus, que acolhe 99 idosos em situação de abandono ou dificuldade, também foram plantadas mudas frutíferas. “Isso mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar dos idosos que moram aqui e das pessoas que auxiliam no dia a dia da fundação”, ressaltou a secretária da Seaf, Andreia Fujioka.


A presidente do abrigo, Márcia Ferreira agradeceu a parceria do Governo de MT por meio da Seaf e da Empaer. “Em nome da dona Donata, que tem 107 anos, da Bombom, do professor Deiran e do seo Carlos, agradecemos o Governo por escolher a nossa fundação para esta atividade através de vocês. A Seaf já está conosco com o projeto da Horta Inclusiva, e o recurso será liberado ainda essa semana. Nossos idosos gostam de lidar com a terra e agora poderão fazer isso todos os dias. Que a causa do idoso continue presente nas ações de vocês”, ressaltou.

Leia Também:  Estado prorroga prazo para entrega do relatório anual de monitoramento para 13 de março

“Parabéns ao Abrigo. Viemos conhecer de perto o trabalho de vocês e mostrar que os idosos também podem contribuir com a sustentabilidade. Esse ato é simbólico, mas mostra que essa causa tem valor para todos nós”, destacou Suelme Fernandes.

O morador do abrigo, professor Deiran Rudy, ficou animado com a atividade. “Fico muito contente com a visita, que para nós é um presente. Tivemos aqui o mestre Geraldo, técnico da Empaer, nos ensinando as técnicas de plantio de maracujá e de outras frutas. Isso traz mais vida ao nosso dia.”

As ações da Semana do Meio Ambiente mostram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. O plantio de mudas ajuda a melhorar o clima, proteger o solo, incentivar a produção de alimentos em casa e apoiar instituições que fazem a diferença na vida de muitos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Secretário destaca reconhecimento internacional do Hospital Albert Einstein; unidade já administra 5 hospitais públicos

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Seduc amplia Educação Profissional e Tecnológica com meta de 15 mil novas vagas até 2026

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA