Várzea Grande

Várzea Grande se firma como destino turístico na FIT Pantanal com estande histórico e apoio empresarial

Publicado em

Pela primeira vez, o Município ocupa um estande próprio na maior feira de turismo de Mato Grosso, com 36m² – o maior espaço já montado por Várzea Grande no evento – reforçando seu novo posicionamento estratégico no setor

“Com 158 anos completados este ano de 2025, Várzea Grande dá um passo firme para deixar de ser apenas a porta de entrada de Mato Grosso e se afirmar como destino turístico e cultural relevante, com uma presença marcante e estruturada na maior feira do turismo do estado”.

A fala do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) marcou a participação inédita e histórica de Várzea Grande na abertura oficial da FIT Pantanal 2025, realizada na noite desta quinta-feira (5). Pela primeira vez, o Município ocupa um estande próprio na maior feira de turismo de Mato Grosso, com 36m² – o maior espaço já montado por Várzea Grande no evento – reforçando seu novo posicionamento estratégico no setor.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, apresenta aos visitantes o que Várzea Grande tem de melhor em cultura, gastronomia, economia criativa, religiosidade, pontos turísticos, história e belezas naturais. Com destaque visual e localização privilegiada, logo na entrada da feira e ao lado do estande de Cuiabá, o espaço busca reposicionar a imagem da cidade, tradicionalmente conhecida como ponto de passagem, e reafirmá-la como protagonista do turismo regional.

“É uma satisfação muito grande estarmos aqui representando nossa cidade. Logo na abertura, já se percebe o entusiasmo. Parabenizo o governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a Fecomércio pela organização. Essa é uma feira que impulsiona o turismo, mas que também movimenta toda a cadeia econômica: do comércio à hotelaria, bares e restaurantes. Várzea Grande não podia ficar de fora e estamos prontos para incentivar o turismo. É uma alegria muito grande participar desse evento que melhora a cada ano”, reforçou Tião da Zaeli.

Leia Também:  Prefeita garante avanço para reduzir impacto dos precatórios em Várzea Grande

O estande conta com a presença de parceiros do setor privado que atuam nas áreas de alimentos e bebidas, hotelaria, serviços turísticos e artesanato. Segundo o secretário municipal Mário Quidá, a estrutura inédita reflete a força da cidade e o apoio decisivo do empresariado local.

“Sem dúvida, esse é o maior e mais bonito estande que Várzea Grande já teve na FIT. Estamos à altura da nossa representatividade como a segunda maior cidade do estado. Aqui mostramos a gastronomia, a cultura e o potencial turístico, com apoio fundamental dos nossos empresários, que abraçaram essa proposta da nova gestão da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli”.

Empresários que integram o Conselho Municipal de Turismo, como Omar Lins Canavarro Jr., presidente da ABAV-MT, também reforçaram o impacto da participação.

“Esse estande belíssimo dá visibilidade para Várzea Grande. Turismo é imagem. E, como diz o ditado, quem não é visto, não é lembrado. Agora as pessoas sabem que a cidade tem atrativos e quer ser protagonista”.

Celso Medina de Alencar, empresário do setor hoteleiro de Várzea Grande – e também do Conselho -, acrescenta: “Antes, Várzea Grande era vista apenas como cidade-dormitório. Hoje queremos uma cidade viva, alegre, com turismo, cultura, negócios e lazer. A feira mostra que esse caminho é possível”.

Leia Também:  Mutirão Fiscal de Várzea Grande já efetuou quase 4 mil acordos

O superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edu Sá, estruturou o estande com foco na identidade local: a fabricação da viola de cocho, as redeiras do Limpo Grande, cervejarias artesanais, refrigerantes regionais, gastronomia típica com peixarias tradicionais e a presença de grupos culturais da cidade no palco principal da feira, tudo isso ao longo dos quatro dias do evento.

O vereador Samir Katumata (PL), que também prestigiou a abertura, ressaltou a relevância da presença da cidade. ”Várzea Grande pode ser vitrine para o Brasil. Temos cultura, culinária e estrutura para receber turistas, além do aeroporto internacional. Participar da FIT é essencial para atrair investimentos e fortalecer o turismo local”.

“Estamos trabalhando para Várzea Grande dar um salto decisivo e transformar sua imagem e fomentar uma nova economia baseada no turismo, na cultura e no orgulho da sua identidade. A FIT Pantanal 2025 é o palco dessa virada”, completou Mário Quidá.

São parceiros institucionais do estande de Várzea Grande: Cervejaria Dourada, Refrigerantes Marajá, Bebidas Tropical, Mirante das Águas, Subway Couto Magalhães, Grupo Solar Coca Cola, Várzea Grande Shopping, Hotel Slaviero Slim VG.

PROGRAMAÇÃO– Nesta sexta-feira (6), o horário de visitação da FIT Pantanal 2025 é das 17h às 22h. No sábado (7) e domingo (08), o horário é das 15h às 22h.

Em todos os dias o estande de Várzea Grande terá presença de artesões e artistas locais, degustação de pratos típicos, apresentações artísticas no palco principal do evento e produtores da agricultura familiar do Município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Meninas são as primeiras várzea-grandenses a receber doses da Pneumo 20

Published

on

A pequena Theodora Leal Mota, de apenas dois meses de vida, foi a primeira moradora de Várzea Grande a receber a vacina pneumocócica 20 (Pneumo 20), na última segunda-feira (23), na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Isabel. Em seguida, foi a vez de Eliza Emanuelly da Silva Souza, de quatro anos, ser imunizada com a nova dose na Unidade de Saúde do bairro Água Limpa.

As meninas simbolizam a importância da vacinação como medida de proteção e prevenção, especialmente com a chegada da Pneumo 20 ao Sistema Único de Saúde (SUS). Até então disponível apenas na rede privada, a vacina podia custar mais de R$ 500.

Desde segunda-feira, as 25 unidades de saúde de Várzea Grande estão abastecidas com o novo imunizante, que passa a integrar a rotina das salas de vacinação do município. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado e distribuídas aos municípios pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nesta primeira remessa, Várzea Grande recebeu 800 doses.

A Pneumo 20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de doenças graves, como pneumonia e meningite, responsáveis por hospitalizações, sequelas e óbitos.

O principal diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção contra os sorotipos mais frequentemente associados à pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, tornando-a mais abrangente do que as formulações anteriores. O imunizante também auxilia na prevenção da otite média, condição que pode evoluir para perda auditiva e, em casos mais graves, infecção generalizada.

Leia Também:  Várzea Grande terá 1ª Exposição de Carros Antigos e shows gratuitos

O pai de Theodora, Eduardo Júnior Mota Cabral, resumiu o sentimento ao imunizar a filha. “É um momento de alegria, gratidão e alívio pela proteção que ela passa a ter agora”, afirmou.

A enfermeira da Unidade de Saúde do Santa Isabel, Cida Campos, reforçou a importância da vacinação. “É uma vacina segura e que protege contra bactérias causadoras de doenças graves. É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para receber esse imunizante em qualquer unidade de saúde da cidade”, destacou.

Na Unidade do Água Limpa, Eliza Emanuelly também foi acompanhada pelo pai, José Souza. Apesar do receio inicial diante da seringa, a menina foi rapidamente consolada com um pirulito oferecido pela enfermeira e responsável técnica da unidade, Lucimar Barbosa.

“Estamos em um período crítico para as doenças respiratórias. Há registros de meningite no Estado e as unidades de pronto atendimento estão lotadas de crianças com sintomas gripais. A vacina salva vidas, reduz a circulação de agentes infecciosos e evita o agravamento dos quadros clínicos”, enfatizou Lucimar.

Leia Também:  Prefeita Flávia Moretti lança regularização fundiária nos bairros Vila Operária e Monte Castelo

Público-alvo

A enfermeira responsável pela Imunização da Atenção Primária de Várzea Grande, Patrícia Pretel Feitosa, explica que a Pneumo 20 passa a integrar o calendário básico de vacinação infantil. A primeira dose deve ser aplicada aos dois meses de idade, com a Pneumo 20; a segunda, aos quatro meses, com a Pneumo 10; e a dose de reforço, aos 12 meses, novamente com a Pneumo 20.

“A criança com até 4 anos, 11 meses e 29 dias que estiver com alguma dose em atraso deve procurar a unidade de saúde mais próxima, levando o cartão de vacinação, para verificar sua situação vacinal e receber a Pneumo 20”, orientou.

Segundo Patrícia, a rotina das Unidades Básicas de Saúde permanece a mesma. “Estamos ofertando mais uma vacina destinada principalmente às crianças menores de dois anos. É importante que pais e responsáveis procurem as unidades para garantir essa proteção”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA