A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) registrou um expressivo número de inscritos para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de Assistentes de Educação Especial, conforme o Edital nº 008/2025/GS/SEDUC/MT.
As inscrições foram realizadas por meio do site da Selecon, no período de 22 de maio a 2 de junho de 2025.
De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, com mais de 20 mil candidatos confirmados, sendo 18.460 com pagamento da taxa e 2.703 isentos, a demanda por essas vagas destaca o elevado interesse da sociedade por oportunidades na área da educação.
Estão sendo ofertadas 1.208 vagas, além de um cadastro de reserva, em um processo que visa atender às necessidades assistenciais de alunos com deficiência.
Os candidatos selecionados atuarão em turmas com até três alunos, conforme o grau de comprometimento de cada estudante, auxiliando-os em atividades rotineiras, como alimentação, higiene pessoal e locomoção.
A remuneração para os profissionais varia de acordo com a carga horária semanal: R$ 3.100,88 para 30 horas e R$ 4.134,55 para 40 horas. “A remuneração reflete o compromisso da Seduc em valorizar o trabalho dos assistentes”, completa ele.
Atualmente, o processo está na fase de análise das inscrições, prevista para ocorrer de 4 a 9 de junho de 2025, com a expectativa de que os resultados sejam divulgados em breve. Após análise, os selecionados farão curso de formação com foco em Atribuições, Autonomia do Estudante e Ética Profissional. A previsão de início das atividades é para o dia 22 de julho.
“Este cenário não apenas evidencia a busca por oportunidades no setor educacional, mas também ressalta a importância da inclusão e do suporte a alunos com necessidades especiais nas escolas públicas de Mato Grosso”, conclui Alan Porto.
Os candidatos aprovados serão contratados em regime temporário, com lotação conforme a escolha do município, sendo exigido como requisito mínimo a conclusão do ensino médio. A jornada de trabalho será de 30 a 40 horas semanais, de acordo com a necessidade da unidade escolar.
A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.
Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.
Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.
O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.
” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.
Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.
“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.
Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.