Diamantino

Conheça a história de Dilma da Conceição Araújo, servidora pública há 33 anos

Publicado em

Em cada canto da Prefeitura de Diamantino há histórias de dedicação, esforço e carinho por nossa cidade. No quadro “Gente que move Diamantino”, você vai conhecer quem está por trás dos serviços que transformam a vida de todos nós.

Dilma da Conceição Araújo, servidora efetiva há 33 anos, é uma profissional que dedicou grande parte da sua vida ao serviço público. Nascida em Várzea Grande, Dilma escolheu Diamantino para viver, trabalhar e formar sua família.

Ingressou no serviço público em 1992, aprovada em concurso público para o cargo de Técnico em Contabilidade. Com a demanda por profissionais na Secretaria Municipal de Saúde, foi logo deslocada para atuar nas atividades administrativas da pasta. Ali começava não só uma nova função, mas uma vocação.

“Comecei a entender e aprender sobre os serviços de saúde com muita ajuda, estudo e dedicação. O SUS era muito novo na época e fomos descobrindo juntos, o Brasil e eu, como prestar um serviço melhor para a comunidade.”

Inspirada pela necessidade de informar e educar a população sobre saúde, Dilma compartilhou que decidiu cursar Pedagogia, direcionando suas pós-graduações para a área da saúde. Em sua trajetória, a profissional também já assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino.

Leia Também:  Prefeitura realiza evento Natal Amor e Fé nos dias 21 e 22. Confira a programação!

Entre os muitos avanços dos quais participou, Dilma destaca a implantação de programas como o PSF Bom Jesus, o Programa de Agente Comunitário de Saúde, o fortalecimento da rede municipal com unidades informatizadas, protocolos organizados, prontuário eletrônico e serviços especializados, como o CAPS e o Centro de Reabilitação.

Apesar de não ter nascido em Diamantino, Dilma recebeu o título de Cidadã Diamantinense e se diz muito grata pelo reconhecimento. “Tudo o que sou e tenho devo a Diamantino. Amo esta cidade com todo meu coração.”

Dilma também já atuou como coordenadora da Atenção Básica, gestora de saúde, conselheira municipal, membro de conselho de bairro, entre outras funções. Para ela, o papel do servidor público é claro.

“Tratar bem as pessoas com igualdade, servir com humildade e orientar sempre sobre a prevenção.”

Ao olhar para trás, Dilma comentou que se orgulha de ter ajudado a construir cada pedacinho da rede de saúde pública de Diamantino.

“Que cada um faça sua parte, não espere pelo outro. Colabore, participe, valorize o que é público. Assim todos contribuímos para o desenvolvimento da nossa cidade.”

Histórias como da servidora Dilma Araújo nos mostram que o serviço público é feito de gente que ama o que faz e que ama Diamantino.

Leia Também:  Secretaria de Educação realiza mostras pedagógicas do Programa "A União Faz a Vida"

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Diamantino

Prefeitura convida comunidade rural para participar das oficinas de construção do Plano Municipal de Agricultura Familiar e Indígena

Published

on

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, convida agricultores familiares, assentados, comunidades indígenas, lideranças rurais, associações e toda a população interessada para participar das Oficinas Participativas de Construção do Plano Municipal de Agricultura Familiar e Indígena (PMAFI).

A iniciativa tem como objetivo ouvir a comunidade, identificar as principais demandas do setor e construir, de forma coletiva, estratégias e ações que contribuam para o fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades indígenas do município.

As oficinas serão realizadas em três comunidades rurais do município. O primeiro encontro acontece no dia 30 de junho, no Assentamento Bojuí, das 13h às 17h, no Centro Comunitário do Assentamento.

Em seguida, no dia 02 de julho, a oficina será realizada no Assentamento Caeté, também das 13h às 17h, no Salão da Igreja Católica, localizado ao lado do Posto de Saúde. Já no dia 04 de julho, o encontro ocorrerá na comunidade de Córrego Grande, das 13h às 17h, na propriedade da Sra. Irene, no Laticínio Monte Verde.

Leia Também:  Prefeitura e IFMT fortalecem parceria para trazer Agronomia a Diamantino

Segundo a pasta, as oficinas serão espaços de diálogo e participação social, onde os moradores poderão compartilhar experiências, apontar desafios e apresentar sugestões que servirão de base para a elaboração do plano, instrumento que orientará futuras políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável de Diamantino.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, destacou que a participação da comunidade é essencial para a construção de um plano que atenda às reais necessidades dos produtores e das comunidades rurais do município.

“A participação da comunidade é fundamental para garantir que o plano contemple as necessidades dos produtores rurais, promovendo mais oportunidades, fortalecendo a produção e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no campo.”

A ação é realizada pelo Consórcio Oeste de Mato Grosso, PCI, Produzindo Certo, IPAM Amazônia e Proforest, em parceria com a Prefeitura de Diamantino e com apoio da EMPAER, Governo de Mato Grosso, UNEMAT e APRAPA.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA