CUIABÁ

Paula concede sessão solene em homenagem à tradicional Festa do Senhor Divino Espírito Santo

Publicado em

Nathany Gomes – Assessoria da vereadora Paula Calil&nbsp
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), realizou, na manhã desta quarta-feira (02), uma sessão solene em homenagem à tradicional Festa do Senhor Divino Espírito Santo.
O encontro, que reúne fé, cultura e assistência social, foi marcado pelo reconhecimento aos representantes que mantêm viva essa manifestação religiosa há mais de uma década.
Católica, Paula destacou a importância da festa para a comunidade, cuja tradição é passada de geração em geração.
“Me sinto honrada em poder conceder essa homenagem a pessoas tão dedicadas e comprometidas com a missão que Deus nos deu: o amor ao próximo. Sabemos o quanto essa festa representa para quem nasceu e cresceu aqui, e até para quem chegou depois e se apaixonou por essa terra. Cada detalhe — da bandeira vermelha às coroações — carrega um pedacinho da nossa história e da nossa identidade. E é por isso que essa homenagem é mais do que justa. É um reconhecimento da Câmara Municipal ao trabalho de cada festeiro, voluntário, devoto e liderança comunitária que mantém viva essa tradição com tanto amor e dedicação”, pontuou a vereadora.
O imperador da festa, Paulo César Tomaz, destacou o valor da celebração para a cidade.
“Para nós, é muito importante receber essa honraria, porque é um trabalho que realizamos há muitos anos. Agora temos a sensação de dever cumprido, já que os preparativos começam nove meses antes do dia de Pentecostes, data da festa. É um momento de muita gratidão”, declarou.
Uma das convidadas, a vereadora Dra. Mara (Republicanos), expressou sua devoção a Maria.
“Sou filha de nossa rainha Maria e, assim que a Paula me convidou, como uma católica nata, aceitei com alegria. Agradeço, primeiramente, a Deus por este momento especial, que traz paz e alegria aos nossos corações. Estou muito feliz”, afirmou.
A procuradora do Estado aposentada e integrante do grupo de festeiros também compartilhou sua experiência.
“Já fui imperatriz e desempenhei muitos trabalhos em devoção ao Senhor Divino, acompanhando e celebrando todas as etapas da festa. Com muita alegria, recebo essa homenagem da vereadora Paula Calil, guiada pela fé e pela esperança”, relatou.
A Festa do Senhor Divino Espírito Santo acontece anualmente no mês de abril, no dia de Pentecostes, na Igreja Catedral. A programação religiosa inclui novenas, missas, procissões, além de manifestações populares com a presença de milhares de fiéis. O evento já faz parte do calendário oficial da cidade.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca 54 candidatos aprovados em processo seletivo da Educação

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Baixinha defende subprefeituras e setor menos burocrático na saúde pública

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA