MATO GROSSO

“Essa obra está salvando a vida de milhares de mato-grossenses”, afirma governador

Publicado em

O governador Mauro Mendes, ao dar ordem de serviço para a duplicação de mais um trecho da BR-163, destacou que a obra “está salvando a vida de milhares de mato-grossenses”.

Nesta sexta-feira (18/7), Mauro assinou a autorização para as obras de duplicação dos 56,2 quilômetros que ligam os municípios de Várzea Grande e Jangada.

No evento, também foram assinadas as autorizações para a construção da área de escape na Serra de São Vicente e para a implantação de conectividade nos 850,9 quilômetros da BR-163 que estão sob concessão da Nova Rota do Oeste.

“É uma obra que transforma a realidade, que gera um potencial de crescimento muito grande no estado de Mato Grosso. E é uma obra que, acima de tudo, está salvando vidas e melhorando a qualidade de vida de todos os mato-grossenses e de milhares de brasileiros que usam essa rodovia todos os dias durante 365 dias do ano”, afirmou.

De acordo com o governador, além de ser um marco na logística, desenvolvimento e escoamento da produção, a duplicação tem melhorado a fluidez na rodovia, evitando acidentes e mortes.

“A BR-163 era conhecida como a BR da morte. No primeiro trecho, que já foi duplicado, que é do posto Gil até a cidade Nova Mutum, já houve uma grande redução do índice de acidente e até do índice de morte. Então é uma rodovia que traz inúmeros resultados e benefícios, mas acima de tudo, ela salva vidas e gera qualidade de vida”, pontuou.

Leia Também:  Governo de MT acompanha obra do SER Família Criança em Barra do Garças

Mauro lembrou que, após o Governo de Mato Grosso construir uma solução e assumir a concessão da rodovia, que é federal, já foram entregues mais de 100 quilômetros de duplicação.

“E este ano iremos entregar mais 130 quilômetros. Somados aos 100 que já terminamos, serão 230 km. Nós assinamos um contrato no dia 5 de maio de 2023 para fazer todas essas obras em 8 anos. Este ano estaremos com todas as obras contratadas e iniciadas e, se Deus quiser, vamos concluir em quatro anos, que é a metade do tempo previsto e contratado”, registrou.

Também participaram da assinatura: os prefeitos Abílio Brunini (Cuiabá), Flávia Moretti (Várzea Grande), Chico Mendes (Diamantino), Rogerio Meira (Jangada) e Leandro Félix (Nova Mutum); a diretora de infraestrutura, transição energética e mudanças climáticas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciana Costa; o diretor da ANTT, Guilherme Sampaio; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Arthur Nogueira; os senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes e Margareth Buzetti; os deputado estaduais Nininho e Júlio Campos; o presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos; o CEO da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa; os secretários de Estado Marcelo de Oliveira (Infraestrutura), Laice Souza (Comunicação) e Jordan Espindola (Gabinete de Governo); o presidente da MT Par, Wener Santos e o presidente da MT Gás, Aécio Rodrigues.

Leia Também:  Sema promove oficina com gerentes de Unidades de Conservação para discutir ações para 2026

As obras

Desde que o Governo de Mato Grosso assumiu o controle acionário da concessionária Nova Rota do Oeste, em maio de 2023, o Estado já investiu mais de R$ 2,3 bilhões para as obras de duplicação da BR-163.

Os primeiros 100 quilômetros duplicados foram entregues oficialmente em dezembro do ano passado, previstos em dois contratos: duplicação de um trecho de 86 quilômetros entre Diamantino e Nova Mutum, e outro trecho de 88 quilômetros entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Somente com esses primeiros quilômetros duplicados houve uma expressiva redução no número de mortes entre Diamantino e Nova Mutum, de 82%, conforme a concessionária Nova Rota do Oeste.

Outras obras da concessionária: duplicação de 16 km da Rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá; contratação da duplicação de outros 11 km da Rodovia dos Imigrantes; duplicação de 26 km da BR-163 em Sinop.

Juntos, todos os contratos somam cerca de R$ 3 bilhões em investimentos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Confira a agenda de atendimentos da Van Rosa nesta semana

Published

on

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), dá continuidade nesta semana à agenda de atendimentos da Van Rosa, unidade móvel do programa SER Família Mulher, voltada ao acolhimento, orientação e encaminhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.

A ação percorre unidades de saúde e comunidades de Várzea Grande, levando informações sobre os direitos das mulheres e ampliando o acesso aos serviços da rede de proteção. A unidade retorna ao município diante do aumento da procura por atendimentos.

Nesta semana, a Van Rosa estará na ESF 24 de Dezembro, na segunda-feira (22), das 8h30 às 16h.

Na terça-feira (23), os atendimentos serão realizados na ESF Manaíra, também das 8h30 às 16h.

Já na quarta-feira (24), a unidade móvel estará na UPA Ipase, no mesmo horário.

Na quinta-feira (25), a equipe atenderá na Policlínica Parque do Lago, das 8h30 às 16h.

Encerrando a programação semanal, a Van Rosa participará do projeto Semeando Alegria, no bairro Carrapicho, na sexta-feira (26), das 13h às 17h, na Rua Bariri, em frente à Igreja Católica.

Leia Também:  Sema promove oficina com gerentes de Unidades de Conservação para discutir ações para 2026

A iniciativa integra as ações do Programa SER Família Mulher e tem como objetivo fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, além de orientar sobre canais de denúncia e serviços de acolhimento e atendimento especializado.

Mulheres que desejarem receber orientações ou conhecer os serviços da rede de proteção podem procurar a equipe da Van Rosa nos locais e horários programados. O atendimento é gratuito e aberto à população.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA