Rondonópolis

Câmara Itinerante ouve moradores do Residencial José Sobrinho e bairros vizinhos

Publicado em

Câmara Itinerante ouve moradores do Residencial José Sobrinho e bairros vizinhos. A Câmara Itinerante esteve presente nesta terça-feira (22) no Residencial José Sobrinho, em Rondonópolis. A ação tem como objetivo aproximar o Legislativo da população e encaminhar as principais demandas locais ao Executivo. A atividade foi proposta pela vereadora Kalynka Meirelles e contou com a presença dos vereadores Dr. Ary Campos e Mariuva da Saúde. Moradores aproveitaram a oportunidade para apresentar reivindicações. Dona Ivone Moraes, moradora da região, do Residencial Melchiades Figueiredo, aproveitou a ação para solicitar diversas ações como iluminação pública, operação tapa-buracos, limpeza das praças e a construção de uma unidade de saúde que atenda o bairro. “Somos atendidos no PSF da Vila Rica, mas sempre está cheio, fui na unidade do Mathias Neves, mas não atende o meu bairro,” explicou a moradora. Olinda Moreira, mora no bairro vizinho Padre Lothar, ela aproveitou a ação para fazer sugestões na área de habitação. “Gostaria de pedir para que fosse feito todo o processo de inscrição na habitação, inclusive a certidão negativa. Tem muitos idosos, ia ajudar bastante,” sugeriu a moradora. A vereadora Kalynka Meirelles falou sobre a ação no bairro. “É uma região bastante populosa, tem cerca de 40 mil habitantes, que precisa de uma atenção especial, por isso a itinerante está aqui para ouvir a comunidade. Várias demandas foram anotadas, tiveram solicitações de limpeza, de iluminação pública, até de parquinhos e academias populares para a população,” informou a parlamentar. Segundo Kalynka, todas as demandas registradas serão encaminhadas em forma de indicação coletiva dos vereadores ao Poder Executivo.

Leia Também:  Moradores mais antigos dão voz às demandas do São Francisco na Câmara Itinerante

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Rondonópolis

Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário

Published

on

Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário. Os pacientes com câncer de Rondonópolis passam a contar com mais um importante instrumento de garantia de direitos. Foi sancionada a lei de Nº 14873/2026 de autoria do vereador Adonias Fernandes que institui a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico no município. A nova legislação tem como objetivo proporcionar mais dignidade, respeito e agilidade no atendimento às pessoas que enfrentam o tratamento contra o câncer, assegurando a identificação rápida dos pacientes e facilitando o acesso aos serviços públicos municipais. Com a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico, os beneficiários terão direito à prioridade no atendimento nos serviços públicos municipais, prioridade no acesso a programas e serviços de saúde, atendimento preferencial em repartições públicas e facilitação no acesso ao transporte público, conforme regulamentação do Poder Executivo. A emissão do documento será gratuita e deverá ser realizada pelo órgão competente da Prefeitura de Rondonópolis. Para solicitar a carteira, o paciente deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e laudo médico que comprove o diagnóstico oncológico. A validade da carteira será de até três anos, podendo ser renovada mediante nova comprovação médica. Para o vereador Adonias Fernandes, a medida representa um avanço importante na política de humanização da saúde pública municipal. “Sabemos das dificuldades enfrentadas diariamente pelos pacientes oncológicos. Muitas vezes, os tratamentos são desgastantes e exigem deslocamentos constantes, longas esperas e acompanhamento médico frequente. Esta carteira é uma forma de reconhecer essa realidade e garantir mais respeito, acolhimento e prioridade a quem está lutando pela vida”, destacou o parlamentar. A nova lei reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, da inclusão e da proteção dos direitos das pessoas em tratamento contra o câncer, beneficiando centenas de famílias rondonopolitanas. A regulamentação da norma será realizada pelo Poder Executivo, que definirá os procedimentos para emissão e utilização da carteira em todo o município.

Leia Também:  Moradores mais antigos dão voz às demandas do São Francisco na Câmara Itinerante

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA