CUIABÁ

Comissão de Indústria e Comércio retoma atividades com foco em obras no Centro e no desenvolvimento do Distrito Industrial

Publicado em

Vinicius Ferreira – SECOM/Câmara Municipal de Cuiabá

A Comissão de Indústria e Comércio (CIC) da Câmara Municipal de Cuiabá realizou, na manhã desta quinta-feira (07), a primeira reunião do segundo semestre legislativo. Presidida pelo vereador Kassio Coelho (Podemos) e com a presença da vereadora Dra. Mara (Podemos), vice-presidente da comissão, o encontro teve como pauta central a fiscalização das obras em andamento no Centro Histórico da capital, bem como a avaliação do sistema de estacionamento rotativo.
Durante a reunião, os parlamentares destacaram a necessidade de maior acompanhamento das obras na região central, especialmente no que diz respeito ao impacto no comércio local e à mobilidade urbana. A operacionalização do estacionamento rotativo também foi debatida, com ênfase na importância de garantir transparência e eficiência no serviço prestado à população.
Outro ponto abordado foi a liberação de documentos essenciais para construções nas imediações do Distrito Industrial. Os membros da comissão cobraram celeridade e desburocratização nos processos, a fim de fomentar o crescimento econômico da região e atrair novos empreendimentos.
O presidente da comissão, vereador Kassio Coelho, reforçou ainda a importância de ampliar os investimentos e projetos nas Zonas de Interesse Ambiental e Social (ZIAS) da cidade.
“A retomada dos trabalhos da comissão é fundamental para darmos continuidade às pautas que impactam diretamente o desenvolvimento econômico de Cuiabá. Precisamos fiscalizar, dialogar e propor soluções que tornem a cidade mais atrativa para investidores e mais justa para os trabalhadores”, destacou Kassio.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeito exige diálogo direto entre cuidadores e pais de alunos com deficiência

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama prestigiam posse do novo Procurador Geral de Justiça

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama valorizam a importância do casamento em ato em Cuiabá

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA