Várzea Grande

Secretária de Saúde avalia área para construção de nova unidade de saúde no 15 de Maio

Publicado em

A construção de uma unidade de porte 3 permitirá uma estrutura mais ampla, com capacidade para abrigar equipes de saúde da família, consultórios, salas de procedimentos e atendimentos especializados

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon e a superintendente da Atenção Primária em Saúde, Janaína Pinheiro, visitaram, ontem (29), um terreno na região do bairro 15 de Maio. A inspeção foi acompanhada pelo vereador Cilcinho (PV), morador da localidade há mais de 15 anos, que apresentou a área pertencente à Prefeitura, como opção para a construção de uma futura unidade de saúde.

A proposta é que a nova unidade beneficie moradores dos bairros 15 de Maio, Vitória Régia, Primavera, Capela do Piçarrão, Residencial Milton Figueiredo e adjacências, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde gratuitos do Sistema Único de Saúde (SUS), desafogando a demanda atualmente concentrada na unidade do bairro 24 de Dezembro, há décadas, a mais próxima da região.

Outro ponto que fortalece a solicitação é a existência de uma comunidade ribeirinha nas proximidades do bairro Vitória Régia, o que pode contribuir para a captação de recursos junto ao Ministério da Saúde, conforme critérios de atendimento às populações específicas.

Leia Também:  DAE encerra mutirão de regularização nos Residenciais São Mateus e São Benedito

A construção de uma unidade de porte 3 permitirá uma estrutura mais ampla, com capacidade para abrigar equipes de saúde da família, consultórios, salas de procedimentos e atendimentos especializados. O projeto ainda dependerá de estudos técnicos e da viabilidade orçamentária, mas a iniciativa reforça a preocupação da gestão em ampliar e descentralizar os serviços de saúde em Várzea Grande.

De acordo com a secretária Deisi Bocalon, a visita representa um passo importante na estratégia de expansão da rede municipal. “Várzea Grande cresceu muito e, com isso, a saúde também precisa acompanhar esse desenvolvimento, garantindo mais unidades e serviços à população. Além disso, essa é uma região com índice de população vulnerável o que favorece a implantação da unidade”, destacou.

Já o vereador Cilcinho ressaltou o compromisso com a comunidade onde vive. “Moro nessa região há mais de 15 anos e sei das dificuldades que os moradores enfrentam no acesso à saúde. Nosso objetivo é buscar melhorias que realmente atendam às necessidades da população e vou me empenhar também no pleito por recursos que viabilizem a construção da unidade”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Published

on

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura reduz folha em 40% e garante pagamento dentro do mês trabalhado

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA