A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso está com as inscrições abertas para o II Encontro Mato-grossense de Controle Interno, que será realizado no dia 30 de outubro, das 8h às 17h, em Cuiabá. Nesta edição, o evento terá como tema “Controle Interno Estratégico: Governança, Riscos e Integridade” e reunirá servidores estaduais e municipais, auditores, controladores e especialistas de todo o país para discutir os avanços, desafios e inovações na área de controle interno da administração pública.
A iniciativa integra as ações previstas no Plano Plurianual (PPA) e no planejamento estratégico da CGE, com o objetivo de fortalecer os sistemas de controle interno do Estado e dos municípios, fomentar a cooperação entre os órgãos, aperfeiçoar a atuação das Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) e assessorias e melhorar a qualidade das auditorias realizadas pela Controladoria.
A programação do evento contará com a palestra de abertura do auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Rafael Bittencourt, que vai discutir “Aplicações e Limitações da Inteligência Artificial Generativa no Controle Interno”, apresentando como a tecnologia pode contribuir para a modernização das práticas de controle.
Em seguida, o gerente Executivo de Auditoria da Controladoria-Geral da Paraíba (CGE-PB), Rodolfo Serrano, abordará “Tendências e Desafios da Auditoria Interna Governamental”, trazendo uma perspectiva sobre as novas demandas e responsabilidades das unidades de auditoria no setor público.
No período vespertino o coordenador de Auditoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Diocesio Sant’ana, tratará do tema “Comunicação Não Violenta em Auditoria”, destacando a importância das relações interpessoais no processo de auditoria.
Logo depois, a Subcontroladora de Governança e Compliance da Controladoria-geral do Distrito Federal (CG-DF), Cecília Fonseca, apresentará a palestra “GovNova DF – Modelo de Governança Pública com Foco em Inovação”.
E encerrando a programação, o controlador-geral do Estado de Mato Grosso, Paulo Farias, abordará o tema “O Controle Interno como Pilar Estratégico de Confiança na Administração Pública”.
O encontro será um espaço de troca de experiências, atualização técnica e integração entre profissionais que atuam na promoção da boa governança, na gestão de riscos e no fortalecimento dos mecanismos de integridade e controle na administração pública mato-grossense.
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90 milhões com 10 municípios da região do Alto Rio Paraguai. As assinaturas ocorreram durante reunião com prefeitos no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Os recursos contemplam obras de asfalto urbano, asfalto novo em estradas, recuperação viária, construção e reforma de unidades escolares, habitação e equipamentos públicos.
O governador Otaviano Pivetta destacou o modelo de gestão e a ampliação dos repasses aos municípios.
“De 2019 para cá, nós mudamos o jeito de governar e implantamos um novo modelo de gestão. Os recursos passaram a ser aplicados a partir das demandas apresentadas pelos prefeitos e parlamentares, atendendo às necessidades de cada município. Vamos ampliar esse trabalho porque entendemos que o melhor que o Estado pode fazer é levar os recursos diretamente aos municípios para que as obras e os serviços cheguem com mais rapidez à população”, afirmou.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou a parceria com o Governo do Estado.
“Somos muito gratos pela parceria que o Governo do Estado tem tido com os municípios de Mato Grosso ao longo desses sete anos. Os convênios vêm trazendo melhorias importantes de infraestrutura urbana, atendendo bairros que ainda não têm asfalto e regiões produtoras. São obras de microrrevestimento e recuperação da malha viária que dão mais vida útil às estradas e ruas. Então, é uma parceria que, além de Tangará, alcança vários outros municípios e tem feito diferença na ponta”, disse.
Em Alto Paraguai, o convênio prevê microrrevestimento asfáltico e sinalização viária em diversas vias da sede e do distrito de Capão Verde, com investimento de R$ 1,6 milhão.
Em Arenápolis, o investimento é de R$ 2,4 milhões para reforma da Escola Municipal 25 de Outubro.
Em Campo Novo do Parecis, os recursos somam R$ 25,4 milhões, sendo R$ 10,2 milhões para construção de escola de educação infantil e R$ 15,2 milhões para subsídio habitacional do programa SER Família Habitação.
Em Diamantino, os investimentos somam R$ 17,3 milhões, sendo R$ 15,8 milhões para construção de escola com 12 salas e R$ 1,4 milhão para reforma da Escola Municipal Décio Furigo.
Em Nortelândia, os convênios somam R$ 7,6 milhões para asfalto urbano e canalização de cursos d’água.
Em Nova Marilândia, o investimento é de R$ 1,4 milhão para construção da Praça Primavera.
Em Nova Maringá, serão aplicados R$ 3,3 milhões para asfalto novo na Estrada Boa Sorte.
Em Nova Olímpia, o valor é de R$ 3 milhões para microrrevestimento e sinalização viária em vias urbanas.
Em Porto Estrela, os investimentos somam R$ 4,5 milhões para construção de complexo poliesportivo e asfalto urbano.
Em Tangará da Serra, os investimentos ultrapassam R$ 23 milhões em asfalto urbano, recuperação viária e drenagem urbana.
Participaram da agenda os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; os deputados estaduais Chico Guarnieri e Paulo Araújo; o presidente da AMM, Emerson Máximo (Maninho); o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle de Souza Soares; o presidente da MTPar, Wenner Santos; além de prefeitos da região do Alto Rio Paraguai.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.