CUIABÁ

Feira do Centro renova o encontro de cultura e comércio no Calçadão Galdino Pimentel

Publicado em

O centro histórico de Cuiabá ganha novo fôlego neste sábado (11) com a Feira do Centro, que estreia seu novo endereço no Calçadão da Rua Galdino Pimentel. A mudança marca uma etapa de consolidação do projeto, que vem transformando o coração da cidade em um ponto de encontro entre cultura, economia e lazer, das 8h às 16h. O espaço recebeu melhorias na iluminação e limpeza especial, e promete atrair ainda mais visitantes. “É um movimento bonito de ver. As pessoas voltando a ocupar o centro com alegria e segurança”, destacou o prefeito Abilio Brunini, que tem acompanhado de perto cada edição.

Idealizada pela Prefeitura e coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, a feira reúne mais de 70 feirantes e já conquistou lojistas e consumidores. “Estamos aprimorando o formato, ouvindo os participantes e testando novos modelos. O balanço é muito positivo: o público aderiu e os resultados são visíveis”, afirmou o secretário Fernando Medeiros.

A edição deste sábado contará com feira livre, produtos da agricultura familiar, artesanato, antiguidades e o Espaço do Desapega, além de apresentações culturais e musicais.

Leia Também:  Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá

Para o prefeito Abilio Brunini, a feira simboliza o renascimento do centro histórico. “Queremos um centro vivo, seguro e cheio de vida, onde as pessoas circulem, comprem e convivam. A Feira do Centro é um passo importante nessa retomada”, disse. Com o sucesso das primeiras edições, o evento deixa de ser experimental e se consolida como uma ação permanente de revitalização econômica e cultural de Cuiabá.

#PraCegoVer
A imagem que acompanha a matéria

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Dilemário Alencar aponta irregularidades na recomposição asfáltica em obras da Águas Cuiabá

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Escolinha de futebol no bairro Dom Aquino recebe apoio de Ilde Taques

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA