CUIABÁ

Cuiabá realiza Dia D de vacinação no sábado com todas as unidades abertas

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá promoverá no próximo sábado, 18 de outubro, o Dia D da Vacinação, com todas as unidades básicas de saúde abertas das 7h às 17h. A ação tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adultos e reforçar a importância da imunização como forma eficaz de prevenção contra doenças graves.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, a mobilização é essencial para evitar o retorno de doenças que já haviam sido erradicadas. “Eu queria fazer um convite a todos os usuários do SUS para que busquem as unidades de saúde para realizar a vacinação. Nós iremos fazer, no dia 18, um Dia D, com a abertura de todas as nossas unidades, das 7 da manhã às 17 da tarde, para atualização das cadernetas das crianças e também dos adultos. A vacina salva vidas. É importante a adesão de todos. Vamos aumentar a vacinação no município de Cuiabá e evitar que doenças preveníveis voltem a incidir em nossas crianças e adultos”, declarou.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá aprova projeto que cria o Programa Banca do Esporte

O alerta ganha ainda mais importância diante de casos suspeitos de sarampo registrados em Várzea Grande e em municípios do interior do estado. A Secretaria de Saúde reforça que o sarampo é uma doença altamente contagiosa, e que apenas a vacinação garante proteção eficaz.

Além da dose contra o sarampo, estarão disponíveis vacinas que previnem outras doenças graves, como catapora (varicela), poliomielite, hepatites, febre amarela, HPV e influenza, entre outras. A recomendação é que todos aproveitem a data para verificar o esquema vacinal e colocar as doses em dia.

Com o Dia D, a Prefeitura de Cuiabá pretende elevar os índices de cobertura vacinal, que sofreram queda nos últimos anos, e reforçar a confiança da população na imunização como instrumento de saúde pública e proteção coletiva.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Projeto Pomar nas Escolas incentiva educação ambiental e arborização em Cuiabá

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Paula destaca marco histórico e prorrogação das inscrições para o Conselho dos Usuários

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA