Várzea Grande

Várzea Grande recebe R$ 3 milhões em equipamentos para agricultura familiar

Publicado em

Com parcerias, Município vai consolidando um dos maiores investimentos já realizados aos pequenos produtores locais

A agricultura familiar de Várzea Grande recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), R$ 3 milhões em maquinários agrícolas para o fortalecimento da cadeia produtiva no município. Foram entregues dois caminhões caçamba, duas retroescavadeiras uma pá-carregadeira, duas picapes, uma enxada rotativa e uma perfuradora, equipamentos que irão beneficiar cerca de 1,8 mil famílias em plena atividade na zona rural da cidade.

A entrega foi feita pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) em parceria com a Assembleia Legislativa, através de emendas dos deputados estaduais Eduardo Botelho (União), Fábio Tardin (Fabinho/PSB) e Júlio Campos (União). Somados aos R$ 4 milhões já entregues neste ano, o Município totaliza R$ 7 milhões em equipamentos destinados ao setor, consolidando um dos maiores investimentos já realizados na agricultura de pequena escala local.

A entrega contou com a presença da secretária de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Andréia Fujioka, do presidente da Empaer, Suelme Fernandes, do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Ricardo Amorim, de diversos vereadores do município e secretários de estado.

Em discurso, a prefeita Flávia Moretti (PL) destacou a importância da parceria com o governo do Estado e a Assembleia Legislativa para avanços no Município. “Essas máquinas farão toda a diferença. Quando assumi a Prefeitura encontramos equipamentos sucateados, muitos sem condições de uso. Hoje, com o apoio do Governo e dos deputados, temos uma nova realidade. Agradeço ao governador Mauro Mendes, ao vice-governador Pivetta e a todos os parlamentares que acreditam em Várzea Grande”, afirmou.

Leia Também:  Várzea Grande reforça limpeza em bairros e avenidas nesta quarta-feira (01)

Flávia ressaltou ainda que os equipamentos atenderão não apenas os produtores rurais, mas também ações de infraestrutura e limpeza urbana. “Essas máquinas vão trabalhar todos os dias, seja nas comunidades rurais, nos bairros, tapando buracos, recolhendo entulhos, limpando córregos. O importante é que o cidadão sinta o resultado dessa parceria”, completou.

O vice-governador Otaviano Pivetta enfatizou o compromisso do governo do Estado em apoiar os municípios e promover o desenvolvimento regional. “O governador Mauro Mendes tem determinação clara: apoiar quem produz e garantir que cada cidade tenha condições de crescer. Esses equipamentos significam dignidade para o pequeno produtor e eficiência para a gestão pública. Várzea Grande tem mostrado trabalho e merece nosso apoio”, afirmou.

Os deputados Eduardo Botelho, Júlio Campos e Fabio Tardim destacaram a união política em torno do município. “Quando o assunto é Várzea Grande, não há diferença partidária. Trabalhamos juntos — eu, Júlio Campos e Fabinho — para garantir que os pedidos da prefeita e dos secretários sejam atendidos. Levamos dez pedidos ao vice-governador e ele atendeu todos. Isso mostra o compromisso do Governo com o povo várzea-grandense”, afirmou Botelho.

EM DEZ MESES – A secretária Andréia Fujioka reforçou que o investimento faz parte de uma política permanente de apoio ao pequeno produtor. “Somando as entregas anteriores, são R$ 7 milhões em equipamentos em apenas dez meses. É o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável e com o futuro da agricultura familiar”, destacou.

Leia Também:  Confira serviços e locais do mutirão da saúde da mulher em Várzea Grande

Já o presidente da Empaer, Suelme Fernandes, lembrou que o Estado e o Município têm atuado de forma integrada para dar uso social às áreas e patrimônios ociosos. “Estamos destinando terrenos e estruturas da Empaer para projetos públicos e áreas de lazer em Várzea Grande. É assim que transformamos patrimônio em benefício social. O Estado e o Município caminham juntos”, afirmou.

O secretário municipal Ricardo Amorim celebrou a chegada dos novos equipamentos como um marco histórico. “Vamos atender comunidades como Formigueiro, Limpo Grande, Engordador, Sadia 1, Sadia 3 e Dorcelina Folador. A agricultura familiar de Várzea Grande vive um novo tempo”, declarou.

O vereador Alessandro Moreira (MDB), também destacou a importância da parceria entre o governo do Estado e a gestão municipal liderada pela prefeita Flávia Moretti para o fortalecimento da agricultura familiar em Várzea Grande. “Com o novo reforço de maquinários, a Prefeitura de Várzea Grande amplia a capacidade de atender produtores rurais e melhorar a infraestrutura urbana e rural”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Atletas revelados pelo VG Mais Esporte conquistam período de avaliação nas categorias de base do Cruzeiro

Published

on

O esporte de Várzea Grande alcançou mais uma importante conquista. Os jovens atletas Gabriel Sales Duarte, de 15 anos, e Juan David, de 14 anos, foram selecionados para realizar um período de avaliação técnica nas categorias de base do Cruzeiro, um dos maiores clubes do futebol brasileiro. A oportunidade é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto VG Mais Esporte, executado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), por meio da Superintendência de Esportes.

Os atletas embarcam para Belo Horizonte nesta semana, onde permanecerão por 15 dias no centro de treinamento do clube mineiro. Durante esse período, serão avaliados pela comissão técnica do Cruzeiro e poderão conquistar uma vaga definitiva nas categorias de base da equipe.

Gabriel Sales Duarte, aluno da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Freire, localizada na região do bairro Mapim, não escondeu a emoção ao falar sobre a oportunidade.

“Meu coração está a mil. É uma oportunidade que sempre sonhei e vou dar o meu máximo para conseguir essa vaga. Vou dar meu sangue dentro de campo para mostrar meu futebol e realizar o sonho de me tornar um jogador profissional. Também quero agradecer aos professores e ao projeto VG Mais Esporte por acreditarem no meu potencial e me darem essa oportunidade”, afirmou.

Já Juan David, estudante do 9º ano, morador do bairro Canelas e natural da Colômbia, vive em Várzea Grande há oito anos e também encara a experiência como a realização de um sonho de infância.

“Estou muito grato por essa oportunidade. Sempre sonhei em ser jogador de futebol e acredito que estou preparado para esse desafio. Tenho fé que vou conseguir fazer um bom teste e conquistar meu espaço. Vou aproveitar cada momento para mostrar tudo o que aprendi”, disse o atleta.

A emoção também toma conta da família dos jovens. A mãe de Juan, Yully Rocio, destacou o orgulho de ver o filho alcançando uma oportunidade tão importante.

Leia Também:  Tarde de cuidado e escuta marca ação do Conselho da Mulher em Várzea Grande

“Meu coração está cheio de orgulho. Sou muito grata aos professores e a todos que acreditaram no meu filho. Essa é uma oportunidade enorme e nós sempre acreditamos no potencial dele. Tenho fé que ele vai crescer muito e alcançar seus sonhos. Só tenho a agradecer por tudo que estão proporcionando para ele”, declarou.

O professor Elias Rosa, responsável pelas aulas de futebol do projeto VG Mais Esporte, explicou que os dois atletas passaram por um rigoroso processo de seleção antes de serem indicados ao clube mineiro.

“Temos vários polos esportivos em Várzea Grande e realizamos uma seleção dos atletas que mais se destacam. Os professores fizeram uma primeira avaliação e encaminharam os melhores para um grupo especial de treinamento no polo do Ipase. Lá fizemos uma nova seleção e identificamos aqueles que tinham condições de disputar uma oportunidade em um grande clube. Conseguimos essa avaliação junto ao coordenador do Cruzeiro e agora eles terão a chance de mostrar seu talento”, explicou.

Segundo o treinador, os jovens permanecerão durante duas semanas dentro da estrutura do clube, sem custos para as famílias.

“Eles vão ficar alojados no Cruzeiro durante esse período de avaliação. Será uma experiência muito importante. Agora depende deles dentro de campo. Nós fizemos nossa parte, treinamos, orientamos e acreditamos muito no potencial dos dois. Eles foram escolhidos porque se destacaram entre muitos atletas e possuem qualidade. A expectativa é muito boa”, destacou.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, a seleção dos atletas demonstra a importância dos investimentos realizados no esporte como ferramenta de transformação social.

“Ver dois jovens de Várzea Grande sendo selecionados para um período de testes em um dos maiores clubes do Brasil é motivo de muito orgulho para todos nós. Isso mostra que o esporte abre portas, transforma vidas e cria oportunidades reais para nossos estudantes. O VG Mais Esporte foi criado justamente para isso: revelar talentos, promover inclusão social e oferecer perspectivas para nossas crianças e adolescentes. Estamos na torcida para que Gabriel e Juan tenham muito sucesso e representem nossa cidade da melhor forma possível”, afirmou.

Leia Também:  Várzea Grande reforça limpeza em bairros e avenidas nesta quarta-feira (01)

O projeto VG Mais Esporte atende centenas de crianças e adolescentes em diferentes modalidades esportivas e tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento de novos talentos no município.

Agora, as atenções se voltam para Belo Horizonte. Com as malas prontas e muitos sonhos na bagagem, Gabriel e Juan carregam não apenas a expectativa de conquistar uma vaga no Cruzeiro, mas também o orgulho de representar Várzea Grande em um dos maiores centros de formação de atletas do país.

O superintendente de Esportes de Várzea Grande, Edimilson “Piranha”, destacou que a ida dos dois atletas para um período de testes no Cruzeiro é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto VG Mais Esporte e do investimento da Prefeitura nas categorias de base.

“É motivo de muito orgulho ver dois atletas preparados por nós recebendo uma oportunidade em um clube do tamanho do Cruzeiro. Temos muitos talentos em Várzea Grande e estamos trabalhando para abrir portas para esses jovens. Agradeço à prefeita Flávia Moretti pelo apoio ao esporte e aos nossos professores, que fazem um trabalho fundamental na formação desses atletas. Acredito muito no potencial dos dois e espero que aproveitem essa oportunidade da melhor forma possível”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA