POLÍCIA

Batalhão Ambiental da PM entrega homenagens para autoridades em aniversário de 42 anos da unidade

Publicado em

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) realizou, na manhã desta quinta-feira (6.11), uma solenidade para marcar o aniversário de 42 anos da unidade, em Mato Grosso. A cerimônia aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral da PM e homenageou autoridades com a medalha “Mérito Protetor Ambiental”.

Ao todo, 44 autoridades militares e civis foram agraciadas com a honraria, que simboliza o reconhecimento público para personalidades que contribuem para o fortalecimento da polícia ambiental e consolidação da Polícia Militar no papel de fiscalização e proteção de crimes contra a natureza.

O comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, ressaltou o papel da unidade e o compromisso da proteção do meio ambiente, por meio do Batalhão. O tenente-coronel também agradeceu os homenageados pela contribuição da construção da consciência ambiental no Estado.

“Comemoramos o aniversário da unidade e também homenageamos aqueles que se destacaram por suas ações voltadas à preservação dos recursos naturais. Cada homenageado representa a união de esforços entre as instituições, sociedade e poder público, que ajudam a transformar a relação do ser humano com a natureza e a projetar para um Mato Grosso mais equilibrado, sustentável e justo”, afirmou o tenente-coronel.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, também destacou a integração do Batalhão Ambiental com instituições parceiras para o fortalecimento do combate aos crimes contra natureza e proteção do meio ambiente.

Leia Também:  Polícia Civil prende autor e esclarece homicídio de vítima em situação de rua no bairro Boa Esperança

“Não seria possível o combate ao crime sem uma rede de enfrentamento, somando e entregando resultados. O Batalhão Ambiental tem feito seu trabalho de excelência e, hoje, contamos com todos equipamentos de ponta para exercermos nossas funções, graças ao Governo do Estado e também com o Programa Tolerância Zero, potencializando muito as ações de segurança pública em Mato Grosso e também na parte ambiental”, pontuou o coronel Fernando.


Um dos agraciados com a medalha, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Flávio Gledson Vieira Bezerra, agradeceu o recebimento da honraria e enfatizou o papel da instituição militar e a parceria com o Batalhão Ambiental nas ações de fiscalização de crimes ambientais.

“Mato Grosso é um Estado que não mede esforços para proteger o meio ambiente, temos feito isso com muita maestria por conta, principalmente, da integração entre as forças de segurança. Neste ano de 2025, mais especificamente sobre fogo, onde o Corpo de Bombeiros tem mais atuação, nós tivemos uma redução expressiva, de julho a outubro, o menor índice de focos de calor em 27 anos. Isso é trabalho integrado do Governo do Estado avançando na segurança pública”, finalizou o coronel.

Leia Também:  Homem que agrediu mulher e danificou residência é preso pela PM em Várzea Grande


Produtividade

Somente em 2025, o Batalhão Ambiental aplicou mais de R$ 153 milhões em multas durante as ações de combate e enfrentamento a crimes ambientais, entre janeiro a outubro deste ano, em todo o Estado. As equipes realizaram operações de fiscalização próprias e de apoio às outras instituições nos 142 municípios, por meio dos 15 Comandos Regionais. Deste montante, mais de R$ 3 milhões foram atribuídos em áreas de garimpos ilegais.

Em junho, o BPMPA também foi reconhecido em segundo lugar no Prêmio Brasil+, concedido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em reconhecimento às ações desenvolvidas no combate aos crimes contra o meio ambiente.

Também estiveram presentes na solenidades e foram agraciados com a medalha, o secretário-adjunto de Meio Ambiente (Sema-MT), Valdinei Valério da Silva; a delegada Especializada de Meio Ambiente (Dema-MT), Liliane Murata Costa; os juízes Leonísio Salles de Abreu Júnior e Emerson Luís Pereira Cajango; os promotores Michelle Vilela Germano e Bruno Barros Pereira; o corregedor-geral da PMMT, coronel Noelson Carlos Silva Dias; o comandante da Marinha de Mato Grosso, capitão de fragata Carlos Eduardo de Oliveira Corrêa, entre demais autoridades.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil prende mulher com 495 caixas de cigarros contrabandeados em Nova Olímpia

Published

on

Uma mulher que estava transportando uma grande carga de cigarros contrabandeados na Rodovia MT-343, em Nova Olímpia foi presa em flagrante, na madrugada desta quinta-feira (26.6), pela Polícia Civil, em ação realizada pelos policiais da Delegacia Regional de Tangará da Serra.

A suspeita, de 41 anos, foi flagrada com centenas de caixas de cigarro contrabandeados e foi autuada em flagrante pelo crime de contrabando.

A prisão ocorreu por volta das 3h20, durante uma ação de monitoramento, quando os policiais avistaram um veículo Chevrolet Prisma prata, ano/modelo 2015, em atitude considerada suspeita e realizaram a abordagem. Ainda do lado de fora do automóvel, os investigadores visualizaram diversas caixas no interior do veículo.

Questionada sobre a carga, a motorista informou espontaneamente que transportava cigarros. Durante a fiscalização, foi constatado que o veículo transportava 495 caixas de cigarros, cada uma contendo 200 unidades, totalizando 99 mil cigarros de origem estrangeira introduzidos clandestinamente no país, configurando, em tese, o crime de contrabando.

Leia Também:  Mulher condenada por tráfico é localizada e presa pela Polícia Civil em Pedra Preta

Além da carga ilícita, foram apreendidos um Chevrolet Prisma, utilizado no transporte da mercadoria, e um aparelho celular encontrado danificado. Diante dos fatos, todo material ilícito foi apreendido e a suspeita conduzida à Delegacia de Nova Olímpia, onde após ser interrogada pelo delegado Ivan Albuquerque Soares, foi lavrado o flagrante.

Segundo o delegado, a suspeita é contumaz nessa prática ilícita e possui antecedentes por estelionato e contrabando. Após as providências cabíveis, ela foi colocada à disposição da Justiça, enquanto a Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar a origem e o destino da carga ilícita.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA