MATO GROSSO

Seplag promove Workshop de Boas Práticas para servidores das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande

Publicado em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) promoveu nesta segunda-feira (24.11), o Workshop de Boas Práticas, um encontro com secretários municipais e representantes das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, no Auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, na Capital. O evento teve como objetivo apresentar soluções inovadoras implementadas pela Seplag, fortalecendo a integração institucional com o executivo municipal cuiabano e várzea-grandense.

Durante o encontro, foi assinado um protocolo de intenções entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Seplag, e Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, visando promover ações de colaboração voltadas à melhoria da gestão pública, por meio do compartilhamento de boas práticas, soluções tecnológicas, legislações e experiências de benchmarking (comparar práticas de uma organização com as de outra, para identificar oportunidades de melhoria). Tais ações visam maior eficiência, efetividade e economicidade.


Assinatura do Protocolo de Intenções entre Governo de Mato Grosso e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. Crédito: Dayanne Santana | Seplag-MT.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra, o Workshop Boas Práticas reforça um compromisso com a cooperação institucional. “O evento possibilita que os munícipios entreguem um serviço público cada vez mais moderno, integrado e orientado por resultados. Cada apresentação mostrou o quanto nossos servidores têm se dedicado a desenvolver soluções que qualificam processos, fortalecem a governança e ampliam a eficiência administrativa do Estado. Esse encontro não é apenas uma troca de experiências, mas sim é uma demonstração de maturidade institucional e de um trabalho coletivo que faz diferença real na vida dos servidores e da população”, ressaltou Basílio Bezerra.

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, parabenizou o Governo do Estado pela realização do workshop. “Estamos com pouco tempo de gestão e ainda temos muito a aprender, especialmente com quem já acumulou experiência, enfrentou desafios e inovou nos processos. Inovar implica riscos, mas também acelera resultados. Precisamos aprender esses caminhos, fortalecer nossos próprios procedimentos e ampliar ferramentas de gestão. Tudo isso depende de diagnóstico qualificado, algo em que o Estado já avançou. Por isso, este workshop é fundamental. Esse é um espaço para aprender, aplicar e estreitar a cooperação institucional. Que possamos aproveitar este momento para trocar experiências, fortalecer redes e levar práticas efetivas para dentro das nossas secretarias municipais”, comentou Brunini.

Leia Também:  Operação nacional cumpre mandados em MT para reprimir distribuição ilícita de material com direitos autorais

Para o secretário de Planejamento Estratégico de Cuiabá, Murilo Bianchini, o workshop tem um significado especial para Cuiabá. “Quando Estado e Município trabalham juntos, quem ganha é a população. A Secretaria de Planejamento do Estado reúne metodologias consolidadas, sistemas modernos e indicadores que já mostram resultados em Mato Grosso. Nosso compromisso é levar essas boas práticas para a Prefeitura, transformando conhecimento em entregas reais, ou seja, serviços mais eficientes, processos organizados e políticas públicas que cheguem ao cidadão. Essa cooperação fortalece o planejamento, amplia a capacidade de execução e permite que Cuiabá avance com mais segurança, transparência e foco em resultados. Trabalhamos para que essa parceria gere melhorias concretas nas áreas que mais impactam a vida das pessoas: saúde, educação, infraestrutura e assistência social, construindo uma gestão moderna e verdadeiramente comprometida com Cuiabá”, disse Bianchini.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Várzea Grande, Mario Quidá Neto, que representou a prefeita Flávia Moretti, o workshop é um espaço de aprender casos de sucesso que sejam possíveis de replicar em Várzea Grande. “A Prefeitura de Várzea Grande ainda enfrenta grande defasagem tecnológica, com sistemas analógicos e processos desatualizados, mas conta com uma equipe motivada para avançar em inovação. Com o exemplo das boas práticas do Governo de Mato Grosso, Várzea Grande busca aprender, modernizar sua gestão e aplicar ferramentas que atendam melhor sua população”, destacou Quidá Neto.

Programação

A primeira apresentação do dia foi realizada pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Governo Digital, que trouxe uma série de iniciativas voltadas à transformação digital do Estado. Entre os destaques estiveram a Plataforma de Governo Digital, o Núcleo de Business Intelligence (BI), as inovações do PPA, o Monitoramento e Avaliação do Planejamento, o Portal de Dados, além do Índice de Condição e Qualidade de Vida (ICQV) dos Municípios de MT. Também foram apresentadas práticas de avaliação de processos de TIC, ações de linguagem simples e carta de serviços ao usuário, além de iniciativas de inovação, intraempreendedorismo e governança institucional.

Leia Também:  Polícia Penal realiza operação simultânea em unidades prisionais de todo Estado

Na sequência, a Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas apresentou projetos e sistemas essenciais para o funcionamento do Executivo, como o Sistema Estadual de Seleção (SIES), Programa de Residência Técnica e Estágio, Sistema de Recadastramento, Sistema de Declaração de Bens e Valores, e o Programa Saúde e Bem-Estar do Servidor.

A manhã foi encerrada com a participação da Secretaria Adjunta da Escola de Governo, que apresentou o Plano Anual de Capacitação e as ações do Seminário de Gestão do Conhecimento, reforçando a importância da qualificação contínua dos servidores.

No período vespertino, a programação retomou com a Secretaria Adjunta de Aquisições Governamentais, que abordou temas como a importância das compras corporativas, credenciamento de reforma, metodologia de pesquisa de preço e planilha de formação de custo, que são ferramentas estratégicas para garantir eficiência, controle e transparência nas contratações públicas.

Na sequência, a Secretaria Adjunta de Pagamento de Pessoal apresentou informações relacionadas às obrigações com pessoal e encargos sociais (eSocial), além do módulo de controle de vagas. Após essa apresentação, a Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços apresentou o Sistema de Concessão de Adiantamento (Sicad), o aplicativo de fiscalização de manutenção predial, o Sistema Estadual de Produção e Gestão de Documentos Digitais (Sigadoc), bem como ações de compra de energia no mercado livre e abastecimento com etanol, voltadas à gestão eficiente do patrimônio público.

Em seguida, a Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica destacou ações e processos estruturantes da sua área. Por fim, o Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER) encerrou as apresentações com a exposição sobre a aplicação do Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão (IMGG) na Seplag, demonstrando avanços na institucionalização de boas práticas e no fortalecimento da governança pública.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Setasc capacita profissionais do Programa Criança Feliz em 13 municípios de MT

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  Governo de MT entrega complexo educacional moderno com dois colégios estaduais para atender 3,3 mil alunos

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA