CUIABÁ

Prefeito e secretários participam de promoções dos bombeiros e celebram parcerias

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reconheceu o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e reforçou o apoio às iniciativas que fortalecem a segurança da população, durante a cerimônia de promoção de novos coronéis, oficiais e praças da corporação, realizada na noite de terça-feira (2), na Arena Pantanal.

Abilio participou da abertura do evento, mas precisou se ausentar para cumprir outro compromisso oficial da Prefeitura. Ele foi representado pelos secretários Murilo Bianchini (Planejamento Estratégico) e Fernando Medeiros (Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura), além do secretário-adjunto de Defesa Civil, coronel BM Alessandro Borges.

O secretário-adjunto de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, destacou a importância da cerimônia para a corporação e para a capital mato-grossense. “A formatura de hoje celebra o Dia do Patrono e marca a promoção de oficiais e praças. Também simboliza a entrega de novas viaturas pelo Governo do Estado. O prefeito Abilio, que foi homenageado ontem junto com a primeira-dama Samantha, fez questão de vir prestigiar o Corpo de Bombeiros, reforçando essa parceria com a Prefeitura”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura faz Réveillon no Parque das Águas com shows nacionais

Borges, que acompanhou o anúncio de novos investimentos de R$ 9,7 milhões em equipamentos para a corporação feito pelo governador Mauro Mendes, destacou que a entrega das viaturas, incluindo quatro caminhões Auto Tanque, um veículo Auto Produtos Perigosos e nove motos de resgate, representa um importante reforço também para Cuiabá.

“As motos de resgate, junto aos militares formados, vão agilizar o atendimento em acidentes, tanto de moto quanto de carro. Isso complementa os serviços municipais, reduz sequelas e aumenta as chances de sobrevivência das vítimas. Já as viaturas de combate a incêndio vão reforçar a atuação na região metropolitana, impactando diretamente o dia a dia do cidadão cuiabano”, enfatizou o secretário.

Além do governador, participaram do evento o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, secretários de Estado, deputados estaduais, vereadores, coronéis da corporação e familiares dos promovidos.

Parceria

Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuaram em parceria no projeto “Juntos por uma Cuiabá sem Queimadas”, alcançando uma redução de 90% nos focos de calor. No acumulado do ano, os focos caíram de 602 para 60.

Leia Também:  Vereador pede retomada de mesa técnica do TCE para que Estado arque com gratuidade estudantil em Cuiabá

A atuação conjunta consolidou o modelo integrado que transformou Cuiabá em referência no enfrentamento às queimadas em 2025. O projeto funcionou de forma completa, com ações de prevenção, preparação, operação e responsabilização, envolvendo a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), as secretarias de Infraestrutura e Obras, Educação, a Secretaria de Ordem Pública (Sorp) e o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o comandante-geral, coronel BM Flávio Glêdson Bezerra, Cuiabá integrou plenamente o sistema estadual de proteção contra incêndios florestais e contribuiu para os índices recordes registrados no Estado, que alcançou redução de 80% em Mato Grosso e 95% no Pantanal, o menor nível de queimadas em 27 anos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama pautam ações para crianças com problemas de visão

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA