Sinop

Time feminino de Sinop conquista vice-campeonato na Copa Mato Grosso de Futsal 2025

Publicado em

Neste domingo (07), a equipe feminina de futsal de Sinop – Anjos do Norte -, se consagrou vice-campeã da Copa Mato Grosso de Futsal, edição 2025. A disputa final aconteceu contra o time de Alta Floresta, Carlinhos. Para jogadora do time sinopense, Rosicler Crespi -, a conquista do vice-campeonato representa muito para a equipe que, na partida, representou o município e trouxe o título para cidade.
 
“A gente foi convocado por uma classificação dos Jogos Olímpicos, e assim, a nossa equipe é uma equipe constante, ela vem de um longo tempo de preparação. Tivemos que fazer uma adequação pelo alto nível dessa competição, mas assim, a gente conseguiu utilizar atletas da equipe mesmo, e conseguimos competir, pelo menos, igual com as equipes que já estavam classificadas nas fases regionais e conseguimos o segundo lugar – com muita alegria”, comentou.
 
O diretor de Esportes, Rudy Roger, destaca que a realização do evento estadual em Sinop faz parte da retomada do município ao protagonismo regional e estadual, na realização de eventos esportivos.
 
“Sediamos a Taça Mato Grosso de Futsal, já estamos pleiteando a Taça Brasil de Futsal – um evento nacional -, e agora, a Copa Mato Grosso em parceria com o deputado Dilmar Dal Bosco, em parceria com Fábio Garcia, e com o Governo de Estado, Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. A gente realiza essa grande Copa onde 26 equipes estiveram aqui. A final foi disputada entre times de Alta Floresta, no masculino. Sinop não chegou à final masculina, por pouco, por um detalhe do jogo na semifinal, mas chegou na semifinal. E na final feminina, Sinop ficou em segundo lugar”, comentou ele.
 
Rudy destaca que Sinop disputou com atletas do próprio município e chegou a disputa da final jogando de igual para igual, o que demonstra que Sinop, com os incentivos da Prefeitura, está no caminho certo e tem muito o que mostrar para região e estado. “Sinop perdeu para o time de Alta Floresta, um time que trouxe jogadores de fora, que montou uma seleção, enquanto Sinop disputou toda a competição apenas com os jogadores ‘pratas da casa’. O esporte está no caminho certo, e tenho certeza que quem veio aqui pôde prestigiar uma boa arbitragem, ótimos jogos, todos com transmissão ao vivo pelo YouTube da Prefeitura, onde tivemos grande audiência. Então um grande evento, que nós ficamos muito orgulhosos de sediar”, disse.
 
Esse foi um ano com grandes conquistas para o esporte sinopense. A equipe feminina de futsal conquistou a Taça Mato Grosso de Futsal e garantiu vaga inédita na Taça Brasil de Futsal a ser disputada no ano de 2026. O diretor de Esportes recorda que essa conquista somente fortalece o que Sinop vem construindo ao longo dos últimos anos, que é se tornar referência nas modalidades esportivas dentro do estado.
 
“É importante falar, ganhamos a vaga, fomos campeões do futsal feminino. No atletismo agora, Sinop estava representando o Mato Grosso e o Brasil na América do Sul. Nós tivemos time de basquete adulto buscando competições importantes na estudantil; voleibol, mesma coisa, no xadrez. Nós temos em todas as áreas grandes atletas buscando grandes resultados. No ano que vem, o primeiro passo, nós já desenvolvemos a pedido do prefeito Roberto. O nosso plano de trabalho de 26 a 28 são três anos de trabalho, trabalhando na base, as seleções. Porque nós queremos, além de um bom trabalho na base, resultados”, disse.
 
O calendário de esportes do ano de 2026 já está fase de construção e trará novidades para o município.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza mutirão de atendimentos de neuropediatria, nutrição e ortopedia

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  #ConheçaSinop: Prefeitura divulga agenda de eventos desta semana no município

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeito vistoria e acompanha as manutenções finais para reabertura do Parque

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA