MATO GROSSO

“Tudo o que está sendo feito pelo Governo de MT em Santo Antônio de Leverger é histórico”, afirma prefeita

Publicado em

A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães de Arruda Vieira Pires, afirmou que o volume de recursos e a presença constante do Governo de Mato Grosso representam um momento sem precedentes na história do município.

“Digo que tudo o que está sendo feito pelo Estado aqui em Santo Antônio é histórico. Receber milhões em investimentos é a prova de que, quando se governa com responsabilidade, transparência e compromisso com as pessoas, os resultados chegam. Esse é um trabalho construído com o governo, com a Assembleia Legislativa e com secretários que estão sempre à disposição para atender as demandas do nosso povo”, declarou a prefeita.

A declaração da prefeita se deu na inauguração da Orla de Santo Antônio de Leverger, que recebeu investimentos de R$ 13,4 milhões do governo estadual para atrair mais movimento turístico para o município. O equipamento foi inaugurado nesta sexta-feira (12.12).

O governador Mauro Mendes detalhou que os investimentos em Leverger vão além da Orla e fazem parte de uma estratégia mais ampla de valorização do território, melhoria da qualidade de vida da população e criação de novos potenciais econômicos. Entre os projetos apresentados, está a implantação de uma nova estrutura com píer na Orla inaugurada e embarcadouro no rio Cuiabá, ampliando as possibilidades de uso do espaço ao longo de todo o ano para o turismo.

Leia Também:  Operação Lei Seca multa 47 motociclistas e remove 27 motos em Cuiabá

“A ideia é criar uma estrutura que permita o uso permanente do rio, independentemente do nível da água. A pessoa sai de Cuiabá para cá, deixa o carro, entra no barco, faz um passeio pelo rio Cuiabá, conhece pontos históricos, como a usina de Itaici, que tem mais de 120 anos, almoça em Barão de Melgaço e retorna. Isso cria qualidade de vida para o cidadão e abre um novo potencial econômico para a região”, pontuou.

Mauro Mendes também citou a melhoria do acesso a áreas naturais, como as baías de Chacoré e Siá Mariana, na porção do Pantanal de Barão de Melgaço, que contam com infraestrutura viária e pontos de apoio, ampliando o uso desses espaços pela população local e visitantes.

“Estamos investindo para que as pessoas possam usufruir melhor do que é nosso. Isso gera emprego, movimenta restaurantes, transporte, serviços e cria uma cadeia econômica positiva. É qualidade de vida para quem mora aqui e desenvolvimento para o Estado. O Governo de Mato Grosso tem conseguido fazer isso com planejamento e responsabilidade”, ressaltou.

Leia Também:  Sema finaliza curso de pós-graduação com debate jurídico sobre gestão de áreas úmidas em MT

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Pedroso de Lima, reforçou que as entregas recentes representam uma mudança de patamar para o município, que por muitos anos ficou à margem dos grandes investimentos estaduais. Ele lembrou a importância simbólica da Orla, conhecida como Praia do Bar, e o impacto que a obra terá na economia local.

“Esse é um momento muito feliz e histórico para a nossa cidade. A Praia do Bar sempre fez parte da história das famílias de Santo Antônio, inclusive da minha. Hoje, ver essa obra entregue mostra que o município voltou a ser visto pelo Governo. A gestão da prefeita Francieli, junto com o apoio do governador Mauro Mendes e da Assembleia Legislativa, tem garantido investimentos que há muito tempo não chegavam aqui”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Simulações reforçam preparo de equipes de resgate para atuar em acidentes de trânsito

Published

on

Cenários que reproduzem acidentes de trânsito com vítimas presas às ferragens, hemorragias graves e situações de alto risco integram o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atividades do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), realizado no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. O evento segue até sexta-feira (26.6).

Mais do que uma competição, as simulações funcionam como uma importante ferramenta de capacitação, permitindo que as equipes de bombeiros, socorristas e profissionais de emergência aperfeiçoem técnicas e procedimentos utilizados em ocorrências reais. “Os exercícios reproduzem situações enfrentadas diariamente nas rodovias e áreas urbanas, exigindo rapidez, precisão e trabalho integrado entre os profissionais envolvidos no resgate”, destacou o major BM Rivaldo Miranda, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coordenador técnico do evento.

Participam dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal. Ao todo, 46 equipes disputam as provas, sendo 23 na modalidade de salvamento veicular e 23 na modalidade de trauma.

Durante as simulações, os participantes são submetidos a cenários complexos que exigem tomada de decisão rápida e aplicação de técnicas especializadas. A proposta é fortalecer a capacidade de resposta das equipes, contribuindo para atendimentos mais eficientes e seguros.

Avaliação técnicas das equipes

O árbitro avaliador das provas, tenente coronel BM Fábio Luiz Figueiras de Abreu Contreiras, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, explica que as equipes são avaliadas em três pilares: atendimento médico, liderança e técnica operacional. Ao todo, são analisados cerca de 150 critérios que simulam as exigências de uma ocorrência real.

Leia Também:  Gefron apreende 146 quilos de cocaína e causa prejuízo de R$ 2,8 milhões às facções criminosas

“O primeiro critério é o atendimento médico, com avaliação da vítima, controle de hemorragias, mobilização de fraturas e manejo da coluna vertebral. O segundo é a liderança, observando como o comandante organiza a equipe e gerencia a cena. O terceiro é o técnico, que envolve o desencarceramento e a retirada segura da vítima do veículo”, detalhou.

Segundo ele, o treinamento é fundamental porque permite que os profissionais pratiquem decisões que precisam ser tomadas sob pressão, reduzindo falhas e aumentando a eficiência dos atendimentos quando uma emergência acontece de fato.

Nas provas, as equipes precisam cumprir todas as etapas do resgate dentro dos padrões internacionais de salvamento. O tempo é um dos fatores mais importantes. A chamada “hora de ouro” estabelece que a vítima deve receber atendimento especializado e chegar ao hospital o mais rápido possível para aumentar as chances de sobrevivência.

“Desde o acionamento da ocorrência até a entrada da vítima em um centro cirúrgico existe um tempo máximo recomendado de 60 minutos. Dentro desse período, a atuação das equipes de resgate no local do acidente deve ocorrer em até 25 minutos. Cada segundo conta”, ressaltou Contreiras.

Além da rapidez, os avaliadores observam a segurança dos procedimentos. A retirada da vítima precisa ser feita de forma cuidadosa para evitar o agravamento de lesões, especialmente na coluna cervical.

Socorro mais rápido e eficiente

A importância desse tipo de treinamento também é destacada pelos profissionais que atuam diariamente nas rodovias. Representando uma das concessionárias de rodovias em Mato Grosso, o diretor de operações Wilson Medeiros, ressaltou que os cenários simulados são um importante treinamento para o dia a dia.

Leia Também:  Bombeiros extinguem incêndio em veículo em Primavera do Leste

“Esse tipo de salvamento exige muita precisão. Na rodovia, cada minuto faz diferença. As simulações permitem aperfeiçoar técnicas, testar equipamentos e reforçar a integração entre os profissionais envolvidos no atendimento. O objetivo é sempre aumentar as chances de sobrevivência das vítimas”, disse.

Para a major BM Raquel Rangel, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, os desafios práticos promovem uma troca de experiências que fortalece a capacidade de resposta das equipes. “É uma oportunidade única de integração e difusão de conhecimento. Os participantes aprendem novas técnicas, compartilham experiências e levam esse aprendizado para suas corporações, refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestado à população”, afirmou.

O desafio segue até a sexta-feira (26), quando as melhores equipes serão conhecidas e premiadas.

2° Conesv

Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o congresso reúne bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

A programação inclui as atividades práticas, como o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e o Holmatro Experience, além dos cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Mais informações sobre o evento: https://conesv.ligabom.com.br/

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA