CUIABÁ

Michelly Alencar realiza plantio de 260 mudas de ipês na rodovia Helder Cândia

Publicado em

Débora Inácio – Assessoria vereadora Michelly Alencar

A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) acompanhou, nesta semana, uma  ação de arborização urbana realizada na rodovia Helder Cândia, em Cuiabá, com  o plantio de 260 mudas de ipês-rosa. 
A iniciativa integra as diretrizes do Plano de Arborização Urbana do município e representa o início de um projeto idealizado no início de 2025, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.
A proposta é transformar a via em rota  arborizada, para que durante o período de florada dos ipês se torne novo cartão-postal da capital. A medida visa incentivar o turismo, a convivência e a valorização dos espaços urbanos.
 “Esse era um sonho que começou ainda no início do ano, quando conversávamos sobre a possibilidade de criar uma avenida florida, organizada e planejada. Hoje, esse sonho começa a se tornar realidade”, destacou a vereadora.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, José Afonso Portocarrero, ressaltou que a ação simboliza o início prático da política de arborização urbana, com planejamento técnico, acompanhamento das equipes e foco na manutenção das mudas. Segundo ele, a iniciativa segue critérios técnicos para garantir o desenvolvimento saudável das árvores e a sustentabilidade do projeto ao longo dos anos.
“Essa ação marca o início prático da nova política de arborização urbana de Cuiabá. Estamos começando com planejamento, critério técnico e acompanhamento das equipes, para garantir não apenas o plantio, mas também a manutenção das mudas. 
A rodovia Helder Cândia passa a receber um projeto pensado para o futuro, que contribui para a qualidade de vida, para o meio ambiente e para a construção de uma cidade mais organizada e sustentável. Esse é um passo importante para que Cuiabá volte a ser reconhecida como Cidade Verde.”
A vereadora agradeceu ao prefeito Abilio Brunini (PL) o empenho das equipes do seu gabinete e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, destacando que a união entre o Legislativo e Executivo é fundamental para a construção de políticas públicas duradouras e que tragam benefícios reais à população.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura e Judiciário discutem soluções para implantação de sedes de Conselhos Tutelares em Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Prefeitura e Judiciário discutem soluções para implantação de sedes de Conselhos Tutelares em Cuiabá

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá reabre Sala da Mulher após dois anos

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA