Sinop

Saúde mental: UBS’s são portas de entrada para diagnóstico, acompanhamento e tratamento psicológico

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da equipe da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Secretaria de Saúde, intensifica, neste mês, ações voltadas ao cuidado com a saúde mental, como parte integrante da campanha nacional do Janeiro Branco. Atividades de orientação, incentivo ao cuidado e combate a estigmas e preconceitos serão desenvolvidas, especialmente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O tema abordado neste ano é “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”.

As UBSs são portas de entrada para todo atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Sinop, não é diferente. A busca pelo diagnóstico, acompanhamento e tratamento de problemas ligados à mente humana deve ser feita, primeiramente, junto à Atenção Primária — atendimento oferecido diariamente no posto de saúde do bairro de referência.

“Nosso objetivo, neste ano, junto à Raps, é deixar claro para a sociedade a importância do cuidado com o cérebro, assim como temos o cuidado com os demais órgãos do corpo, e que esse atendimento deve ser procurado na própria unidade básica de saúde de referência do paciente, no bairro onde ele reside. O médico, ao identificar que o caso necessita de acompanhamento, tratamento ou diagnóstico especializado, fará o encaminhamento para o órgão responsável, neste caso o Caps — para adultos — ou o Capsi, para crianças”, explicou o secretário de Saúde, Érico Steves.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop cria sistema digital para gestão e transparência nos repasses de recursos a entidades beneficentes

A campanha de incentivo ao cuidado com a saúde mental tem o mês de janeiro e a cor branca como referências, em alusão, respectivamente, ao início de um novo ciclo e a uma “página em branco” a ser escrita. Durante as ações desenvolvidas, a iniciativa busca promover o diálogo sobre o tema, desmistificar estigmas e preconceitos, incentivar o autocuidado emocional, criar ambientes mais saudáveis — seja no lar, na escola ou no trabalho —, bem como reforçar a importância do apoio profissional especializado.

“A pergunta que fazemos é: por que falar sobre saúde mental? Porque o cuidado com ela é tão fundamental quanto com o corpo; porque o silêncio causa danos e a conversa, o diálogo, promove acolhimento. É necessário mostrar e fazer com que as pessoas compreendam que falar sobre seus desafios não é sinônimo de fraqueza e que isso previne sofrimento emocional e crises futuras. O maior benefício de falar sobre o assunto está em proporcionar qualidade de vida e bem-estar”, comentou o médico do Departamento de Atenção Primária em Saúde (Daps), Alessandro Arantes.

Janeiro Branco

Leia Também:  Previ Sinop recebe classificação Nível IV em Pró-Gestão RPPS durante Congresso em Pernambuco

O Janeiro Branco é um movimento criado para alertar, educar e incentivar as pessoas a cuidarem da própria saúde emocional e psicológica. O mês foi escolhido por simbolizar recomeços, como uma “página em branco”, na qual cada pessoa pode refletir sobre sua vida, suas emoções, suas relações e seus objetivos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Sinop registra mais de 8 mil empresas abertas em 2025 e consolida liderança na Região Norte de MT

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop cria sistema digital para gestão e transparência nos repasses de recursos a entidades beneficentes

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA