Policiais militares do 24º Batalhão da Polícia Militar apreenderam, neste sábado (21.2), armas de fogo e recuperaram veículos de um roubo em uma propriedade na zona rural de Cuiabá.
As vítimas foram rendidas por suspeitos armados e acionaram os militares no momento em que o crime estava em andamento.
A ocorrência foi registrada após denúncia da vítima, informando via mensagem, que diversos suspeitos armados haviam invadido sua fazenda. Diante das informações, foi solicitado apoio de outras equipes policiais que se deslocaram imediatamente até a região.
Ao acessarem a estrada que dá entrada à propriedade, os policiais se depararam com um caminhão, de cor branca, seguindo em sentido contrário. Foi dada ordem de parada ao condutor, que jogou o veículo contra a viatura policial.
Diante a ação, uma das equipes efetuou disparos que atingiram o parabrisa do caminhão. Em seguida, foi iniciado acompanhamento tático pela estrada rural.
Após breve perseguição, o caminhão entrou em uma área de mata e acabou atolando. Os suspeitos abandonaram o veículo e fugiram a pé em meio ao matagal.
Durante vistoria no interior do caminhão, os policiais localizaram uma arma de fogo tipo garrucha artesanal e uma espingarda cartucheira de numeração e calibre não identificados.
Simultaneamente, as equipes que seguiam em direção à sede da fazenda localizaram um veículo Fiat Strada branco abandonado na estrada. Ao lado do automóvel foram encontradas uma espingarda calibre .22, e uma espingarda de pressão com luneta acoplada.
As vítimas foram localizadas em segurança. O caminhão foi removido até a delegacia com apoio dos proprietários, enquanto a Fiat Strada permaneceu no local devido à impossibilidade de remoção imediata.
As armas apreendidas e o veículo recuperado foram encaminhados à Central de Flagrantes para as providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
O governador Otaviano Pivetta afirmou que a educação pública de Mato Grosso está consolidando um modelo baseado em mérito e ampliando oportunidades antes inacessíveis aos estudantes da rede estadual.
Otaviano Pivetta participou, nesta segunda-feira (22.6), do lançamento do programa Decolando, em Cuiabá, que inicia a formação de estudantes da rede estadual na área da aviação civil.
O programa reúne 20 alunos, sendo 10 meninos e 10 meninas, selecionados com base no desempenho em língua portuguesa e matemática. Nesta primeira etapa, eles iniciam as aulas teóricas no período noturno, no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
“Nosso principal objetivo ao criar oportunidades para os alunos que se destacam na rede pública é valorizar o ensino. Houve um tempo em que a escola pública era desvalorizada; hoje, Mato Grosso é um estado de oportunidades, progresso e reconhecimento. Desde 2019, temos nos dedicado a um esforço contínuo para transformar a educação pública de Mato Grosso. Nossas escolas estão sendo transformadas, não apenas pela infraestrutura, mas sobretudo pela valorização e pelo respeito aos nossos profissionais e estudantes. O que realizamos aqui hoje é a continuidade de uma política que tem apresentado resultados”, afirmou.
Além do programa Decolando, o Governo de Mato Grosso mantém um conjunto de iniciativas voltadas à ampliação de oportunidades e ao desenvolvimento dos estudantes da rede estadual, como o intercâmbio de 21 dias na Inglaterra, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Pré-Enem Digit@l, a participação no Festival Mundial de Robótica em Houston, o Festival Projeto Educarte e Voice of School, a Expo Estudantil e as ações dos grêmios estudantis, que fortalecem o protagonismo dentro das escolas.
Para o governador, a iniciativa reforça a política de valorização da educação pública baseada no desempenho dos estudantes da rede estadual.
“Os alunos e as alunas foram selecionados pelo desempenho em língua portuguesa e matemática. Isso demonstra que o esforço individual é reconhecido e recompensado em nossa sociedade. Aos 450 mil alunos da rede estadual, deixo a mensagem de que o mérito abre portas”, pontuou.
Atualmente, cerca de 5% dos pilotos comerciais no Brasil são mulheres, cenário que o programa busca contribuir para transformar ao ampliar o acesso feminino à formação na aviação.
“Hoje, estamos mudando esse cenário: 50% dos nossos futuros pilotos serão mulheres, promovendo um equilíbrio necessário e abrindo portas para que elas possam alçar voos cada vez mais altos”, completou.
O programa Decolando é realizado pelo Governo de Mato Grosso em parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Segurança Pública (Sesp) e Assistência Social e Cidadania (Setasc), com duração estimada de até 24 meses, em etapas teóricas e práticas até a formação final dos estudantes.
Após a fase inicial, os alunos passam por avaliação classificatória e eliminatória. Apenas 10 seguem para a etapa seguinte, que inclui avaliação médica exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), seguida da formação prática de voo e demais requisitos profissionais.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.