CUIABÁ

Prefeito cria comitê permanente para prevenir impactos climáticos e desastres em Cuiabá

Publicado em

O prefeito Abilio Brunini instituiu, por meio do Decreto nº 11.787, publicado nesta quarta-feira (25), o Comitê Gestor de Redução de Riscos de Desastres (CGRRD) no âmbito do Município de Cuiabá. A medida estabelece a composição, as atribuições, o funcionamento e a vigência do colegiado, com foco no fortalecimento das ações preventivas e no enfrentamento de situações como chuvas intensas, alagamentos e demais eventos climáticos extremos.

O novo comitê terá como principal objetivo planejar, monitorar, acompanhar e apoiar a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), instrumento técnico estratégico voltado à implementação de políticas de prevenção e mitigação de riscos e desastres. O plano está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sob coordenação do Ministério das Cidades.

Ao criar o comitê, a gestão municipal reforça a governança integrada na área de proteção e defesa civil, alinhando planejamento urbano, infraestrutura, meio ambiente, habitação, saúde, assistência social e demais políticas públicas à estratégia de redução de riscos. A iniciativa considera que Cuiabá possui áreas sujeitas a riscos geológicos, hidrológicos, ambientais e climáticos, exigindo ações estruturais e não estruturais para proteger vidas, o patrimônio público e privado e o meio ambiente.

Leia Também:  Prazo para pagamento do IPTU em cota única com desconto encerra na segunda-feira

Entre as atribuições do comitê estão: acompanhar a elaboração do PMRR; disponibilizar dados e informações técnicas necessárias; apoiar a UFMT na mobilização de comunidades localizadas em áreas de risco; promover reuniões ordinárias e extraordinárias para debater medidas estratégicas; e participar da organização de audiências públicas sobre o tema no município. As responsabilidades específicas de cada órgão integrante serão definidas em matriz a ser aprovada na primeira reunião do grupo.

O comitê será coordenado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Planejamento Urbano, com participação de diversas secretarias e órgãos da administração direta e indireta, incluindo Defesa Civil, Infraestrutura, Saúde, Assistência Social, Habitação, Planejamento Estratégico e a Limpurb. Representantes de instituições estaduais, federais e da sociedade civil poderão ser convidados a contribuir.

Com reuniões ordinárias mensais e possibilidade de convocações extraordinárias, o comitê terá vigência inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado. A criação do CGRRD demonstra que a Prefeitura de Cuiabá está atenta ao período de chuvas e aos recorrentes registros de alagamentos, investindo em planejamento técnico e ações coordenadas para reduzir impactos e ampliar a resiliência da cidade frente aos desastres.

Leia Também:  Vereadora Michelly Alencar propõe ampliação de prazo em reunião com lideranças políticas e civis

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Leia Também:  Transporte coletivo gratuito: Michelly Alencar acompanha funcionamento da Tarifa Zero em Cuiabá neste 1º de maio

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

Leia Também:  Mais de 110 leis sancionadas no 1º semestre são de autoria de vereadores da Câmara de Cuiabá

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA