Várzea Grande
Merenda escolar compartilhada une professores e alunos em Várzea Grande
Publicado em
2 de março de 2026por
Da Redação
Professores e alunos na mesma mesa e dividindo a mesma refeição. Essa é nova realidade da Rede Municipal de Ensino: aprendizado para além da sala de aula
Antes mesmo de ser sancionada, a Lei Municipal 5471/2026 que dispõe sobre a autorização de alimentação escolar aos profissionais da Educação no exercício de suas funções, a prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer já havia autorizado os servidores a compartilhar com os alunos a refeição servida no intervalo. “A Lei apenas ampara e normatiza uma ação já desenvolvida por essa gestão”, afiançou a prefeita, Flávia Moretti (PL), que sancionou a nova lei.
O secretário de Educação, Igor Cunha lembrou que que essa é uma medida que tem sido adotada em várias cidades do Brasil e que a prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito Tião da Zaeli também colocaram em pratica. “Essa medida é um ato de reconhecimento aos profissionais da educação, não de privilégios. O desenvolvimento dos hábitos alimentares também depende dessa integração e do estímulo dos pais e professores”, destacou.
O momento da famosa ‘merenda’ se tornou uma ocasião de conexão, afeto e construção de relacionamentos, até de incentivos, por hábitos alimentares mais saudáveis, passados de professores aos alunos.
Raquel de Oliveira Cunha Barbosa é professora do 5º ano na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Jaime Veríssimo de Campos Júnior – Jaiminho – conta que desde que passaram a desfrutar do cardápio com os alunos, a convivência melhorou e muito. “No momento da refeição aproveitamos para falar de assuntos que, muitas vezes não estão relacionados às matérias de sala de aula, mas de outros assuntos da vida de cada um, nossas preferências, gostos e aventuras. É um momento de descontração tanto para os alunos como para nós educadores”.
Quanto ao direito à alimentação na escola, a professora disse que é de suma importância essa medida, “uma vez que nós acabamos conscientizando os alunos a consumir uma alimentação saudável. Hoje, por exemplo, mesmo tivemos peixe no cardápio, fonte de ômega 3 e muito bom para o desenvolvimento deles. Além de estudar na sala de aula os benefícios de uma alimentação saudável eles estão podendo conferir no prato, e esse também é um momento de aprendizado”.
Para a diretora da unidade escolar, Marina Bernardes, a lei sancionada pela prefeita Flávia Moretti, autorizando a alimentação na escola, é uma forma de valorização do profissional. “Muitos dos professores que trabalham aqui passam por um período longo na escola, e podendo se alimentar junto com os alunos acabam fazendo uma troca de experiência com os estudantes. Melhorou a convivência e estimulou a integração entre professores e alunos”, destacou.
A aluna Isabela Sena Cattani, tem 10 anos e está cursando a 5º série na unidade. Ela conta que gosta do cardápio oferecido na escola e que faz questão de não deixar comida no prato. “Gosto de tudo que é servido aqui e gosto de também fazer a minha refeição ao lado da professora. Neste momento falamos de vários assuntos, dos que são abordados na sala de aula e de nossas vidas fora da escola”, comentou.
Na EMEB ‘Jaime Veríssimo de Campos Júnior’ estão matriculados mais de mil alunos da pré-escola até o 5º ano do ensino fundamental.
CARDÁPIO – A nutricionista Fernanda Soares de Freitas disse que a merenda escolar é elaborada de forma criteriosa, priorizando alimentos frescos e com alto valor nutricional. “Hoje mesmo a nossa alimentação foi à base de peixe, mantendo o cardápio regional. Mas todos os dias os alimentos são ricos em proteínas, essenciais para o bom desenvolvimento das crianças”.
Galeria de Fotos (18 fotos)
Várzea Grande
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
Published
9 horas agoon
27 de junho de 2026By
Da Redação
As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.
Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.
Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.
Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.
“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.
A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.
Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.
“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.
Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.
Galeria de Fotos (52 fotos)
MPMT fortalece defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
CUIABÁ
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá...
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início...
Servidores de Cuiabá concluem capacitação em gestão ambiental em Tangará da Serra
Os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá concluíram nesta semana a 19ª Edição da...
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher...
POLÍCIA
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Com grande pesar, a Polícia Civil comunica o falecimento da escrivã, Uadila Silveira Lopes, lotada na Diretoria do Interior. A...
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
¿A Polícia Civil lamenta o falecimento do investigador, Nacir Raymundo Cecchin, lotado na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
FAMOSOS
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CUIABÁ7 dias agoJECs 2026 reúne cerca de 400 estudantes em três modalidades esportivas
-
AGRONEGÓCIO2 dias agoPetrobras investe R$ 5 bi em fábrica de fertilizantes em retomada da produção
-
FAMOSOS5 dias agoPaolla Oliveira compartilha registros de viagem por Xangai, na China: ‘Ni keyi ‘
-
CUIABÁ7 dias agoCuiabá realiza primeira cirurgia bariátrica pela rede municipal de saúde







