A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) iniciou a celebração do Dia Mundial da Água nesta quinta-feira (12.3) com a roda de conversa “Encontro das Águas”, no Centro de Convivência de Idosos Padre Firmino, em Cuiabá. Os presentes puderam trocar experiências e trazer relatos da importância da água no seu cotidiano, os rios da infância e as lembranças vividas em relação ao tema.
Nascida na região do Araguaia, Valdenice Rodrigues Martins, 79 anos, lembra com saudade de tomar banho no rio que ficava próximo da fazenda onde cresceu. “Eu nasci em um lugar que a água era abundante e tinha um rio delicioso para tomar banho, o Barreirão. Temos que cuidar bem de nossas águas e nascentes, me preocupo com meus bisnetos que vão sofrer com essa falta de água. Foi um dos melhores eventos que tivemos aqui, todo mundo participou, muito produtivo”.
Celia Maria Pereira, 77 anos, sempre teve uma relação muito próxima com os rios da capital, quando andava a pé com os filhos e o marido para almoçar na beira do rio Cuiabá, acha necessário o aumento de eventos com a participação do poder público. “Importante os gestores ouvirem a população para saber dos problemas de quem vive a realidade, de quem convive no dia a dia com a situação. Como Cuiabá e cidades perto tem muitos rios parece que nunca vai faltar água, mas isso é um engano”.
Além da roda de conversa, também foram realizados exibição de vídeos e oficinas para o público local. A oficina de desenho inspirada no tema ‘Água Viva para Todos’ foi produzida com objetivo de incentivar os participantes a refletirem, por meio da expressão artística, sobre a relação entre a água e a vida.
“Hoje a gente teve a oportunidade de ouvir dos idosos as memórias que eles têm sobre as aguas da nossa cidade. Eles trazem depoimentos riquíssimos sobre como eles buscavam agua, como os rios eram limpos, como eles pescavam com os pais e tinha muita saúde, muita vida nos rios e isso nos traz a reflexão de quais são as águas que nós vamos deixar para as futuras gerações”, destacou a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão, Juliana Carvalho.
A roda de conversa e a troca de vivência entre os participantes resultará em um vídeo-reportagem que será produzido pela superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão destacando as percepções ambientais, a água no dia a dia e os cuidados necessários para sua conservação.
A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.
Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.
Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.
O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.
” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.
Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.
“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.
Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.