A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), inaugurou nesta segunda-feira (23.3) um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no município de Nobres (123 km de Cuiabá).
O novo posto do Sine está localizado no Centro de Cidadania Profª Izabel P. Campos, passando a ofertar serviços como intermediação de mão de obra, orientação profissional, acesso à carteira de trabalho digital, habilitação do seguro-desemprego e ações de qualificação profissional, fortalecendo as políticas públicas de emprego, renda e cidadania no município.
Representando o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, a coordenadora do Sine-MT, Simone Koehler, destacou que a implantação da unidade é resultado de um trabalho conjunto entre Estado e município.
“É uma grande honra fazer parte deste momento. A abertura dessa unidade é fruto de uma cooperação técnica entre o Governo do Estado, por meio da Setasc e a prefeitura, em um trabalho que vem sendo construído desde o ano passado”, afirmou Simone.
Ela também ressaltou a importância do novo espaço como ponto de referência para trabalhadores e empregadores. “É um grande avanço para o trabalhador e para o empregador, que passam a ter um ponto de referência para orientações e acesso a serviços como carteira de trabalho digital e habilitação do seguro-desemprego”, disse.
Durante a solenidade, o prefeito de Nobres, José Domingos, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para ampliar o atendimento à população trabalhadora.
“Essa parceria é extremamente importante entre o Governo do Estado, por meio da Setasc e a Prefeitura de Nobres, junto com a Secretaria de Assistência Social do nosso município. Estamos trazendo um serviço que é uma extensão do Ministério do Trabalho, para que possamos recepcionar e atender, de fato, a nossa classe trabalhadora”, explicou.
O prefeito reforçou ainda o potencial da unidade para contribuir com o desenvolvimento econômico local, especialmente por meio da qualificação da mão de obra.
“O Sine tem um portfólio muito grande de serviços a serem prestados, desde o balcão de empregos até a capacitação, que é extremamente importante. Hoje, temos mais de 3 mil empregados em usinas de calcário e percebemos uma rotatividade muito grande, justamente pela falta de qualificação”, pontuou.
Representando o secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, Emerson Toledo, a coordenadora de Qualificação Profissional e Empreendedorismo da Setasc, Marcela Barbosa, afirmou que a chegada do Sine também fortalece as ações de qualificação profissional em Nobres.
“Hoje é uma grande satisfação participar da abertura do Sine em Nobres. Em nome da nossa primeira-dama, Virginia Mendes, já trazemos o SER Família Capacita, que inclusive já está acontecendo no município com dois cursos”, afirmou.
Segundo Marcela, a proposta é ampliar a oferta de capacitações conforme as demandas locais. “Vamos seguir trabalhando para trazer mais cursos e mais qualificação profissional, com ações como o Programa SER Família Capacita Sine, que atendam às necessidades da população do município”, declarou.
A secretária municipal de Assistência Social, Cidadania, Emprego e Trabalho (Seacet), Mari Hoepers, destacou a importância da chegada do Sine para o desenvolvimento local.
“Ter o Sine em Nobres é motivo de muita satisfação, porque sabemos o quanto esse serviço vem para somar e contribuir com o desenvolvimento do município”, disse.
Já o presidente do Conselho Estadual do Trabalho de Mato Grosso (CETb-MT), Carlos Corso, ressaltou que a inauguração representa mais um avanço para trabalhadores e empregadores da região.
“Essa unidade representa mais um serviço de cidadania à disposição da sociedade. Ela vai aproximar o trabalhador que busca uma vaga do empregador que oferece uma oportunidade, além de contribuir com a qualificação da mão de obra para atender às demandas da região”, completou.
Com a inauguração do posto do Sine, Nobres passa a contar com uma estrutura permanente de apoio ao trabalhador, ampliando o acesso a serviços essenciais e fortalecendo a inclusão socioprodutiva da população.
A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (22), uma mulher de 51 anos suspeita de tráfico de drogas em Canarana. Na mesma ação, foi apreendida uma motocicleta com sinais de adulteração.
A prisão foi resultado de trabalho de campo, levantamento de informações e monitoramento realizados por policiais civis da Delegacia de Canarana, após denúncias sobre a existência de um ponto de venda de entorpecentes em uma residência na cidade.
Durante o período de vigilância, os investigadores constataram intensa movimentação de pessoas no imóvel, característica compatível com a comercialização de drogas. Diante dos elementos apurados, a equipe policial realizou a abordagem no local.
Ao chegar à residência, os policiais foram recebidos pela suspeita, que autorizou a entrada da equipe. Durante as buscas, os investigadores localizaram, no interior de uma bolsa que estava em posse da mulher, diversas porções de substância análoga a crack, além de quantia em dinheiro em notas de diversos valores.
A suspeita foi presa, em flagrante, e conduzida à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais cabíveis. Durante o encerramento da ação, os policiais abordaram o convivente da suspeita, que transitava em uma motocicleta. Após checagem dos sinais identificadores do veículo, foi constatada adulteração, sendo a motocicleta apreendida para as providências investigativas necessárias.
As investigações seguem em andamento para apurar a possível participação de outras pessoas na atividade criminosa e a origem dos entorpecentes apreendidos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.