Várzea Grande

Projeto literário leva atividades interativas aos alunos da rede municipal de Várzea Grande

Publicado em

As escolas da rede pública de Várzea Grande receberam, na última semana, o projeto “Maria Constrói o Mundo”, iniciativa voltada à valorização da literatura mato-grossense e ao incentivo às práticas de leitura no ambiente escolar.

De acordo com a Superintendência de Cultura da SMECEL, a proposta busca promover o contato direto entre estudantes, educadores e a obra literária, proporcionando experiências que vão além da leitura tradicional. Por meio de atividades interativas e formativas, o projeto amplia o entendimento da literatura como ferramenta de aprendizado e expressão.

Inspirado no legado da educadora Maria Montessori, o projeto apresenta a trajetória de uma personagem curiosa e criativa, estimulando reflexões sobre aprendizagem, autonomia e protagonismo infantil.

A programação inclui mediações de leitura, vivências pedagógicas e momentos de troca com professores, integrando a literatura ao cotidiano escolar e contribuindo para o desenvolvimento educacional dos alunos. A expectativa é atender cerca de 300 estudantes da educação básica, além de 30 professores das unidades participantes.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Ninho e do Ponto de Cultura Ninho Infantil, financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ciclo 1, por meio do Governo de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT), via edital Literatura em Cena.

Leia Também:  Guarda Municipal divulga WhatsApp exclusivo para denúncias contra roubos e vandalismo no DAE

As atividades foram realizadas nas Escolas Municipais de Ensino Básico Antônio Joaquim de Arruda, no dia 29, e nas unidades Ana Rosa da Silva e Mercedes de Paula Soda, no dia 30, contemplando alunos do 2º e 3º anos, além de educadores.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Escola realiza “Dia da Família” e promove oficinas e recreação 

Published

on

Família e escola juntos nutrindo uma boa relação. Com essa proposta a Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Eliza Maria da Silva, localizada no bairro Jardim dos Estados, promoveu nesse sábado (27), o Dia da Família na Escola. durante toda a manhã pais de alunos, professores, direção e comunidade escolar participaram de oficinas criativas, recreação e bazar.

“O objetivo desse encontro foi proporcionar a aproximação dos responsáveis pelos alunos, com a escola, num momento de acolhimento, pertencimento, estímulo e engajamento de aprendizagem. É também um momento de criar memórias afetivas”, destacou a diretora da unidade escolar, Dinalva Dias da Silva.

A diretora disse que a comunidade é bastante participativa e que é essencial manter uma boa relação com a família dos alunos, e o primeiro passo é incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Este sábado foi bastante produtivo, e já temos um encontro marcado para o mês de novembro para uma nova edição do dia da família na Escola”.

Leia Também:  Várzea Grande inicia Semana Junho PETI com ações de conscientização contra o trabalho infantil

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo disse que a participação da família na escola é um alicerce para o desenvolvimento do aluno. “Essa união melhora o desempenho acadêmico, fortalece os vínculos afetivos e reduz a evasão escolar”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA