MATO GROSSO

Plano prevê aquisição de aeronave, reforço do efetivo e intensificação das ações

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforçou o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) para 2026. A previsão é a aquisição de uma nova aeronave, a ampliação do efetivo operacional e a intensificação de ações e programas estratégicos para enfrentar o período de estiagem no Estado.

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a estratégia foi elaborada com base nos resultados alcançados em 2025 e nos prognósticos climáticos para 2026. “A maior preocupação é que vamos ter influência do El Niño, que traz uma condição de ondas de calor, baixíssima umidade e fortes ventos. Tudo isso favorece a evolução de grandes incêndios. Eles começam pequenos, mas, nessas condições atmosféricas, incêndios de pequena proporção podem se transformar rapidamente em grandes incêndios. É nesse cenário que realizamos nosso planejamento”, comentou.

Por isso, segundo o comandante, estão sendo feitos investimentos em estrutura, equipamentos, tecnologia e capacitação do efetivo, com o objetivo de ampliar a capacidade de resposta das equipes e garantir maior agilidade e eficiência no combate aos incêndios florestais em todas as regiões do Estado. “Esse grande investimento que o Governo do Estado faz nas instituições, não só no Corpo de Bombeiros Militar, mas em todos os órgãos que participam desse trabalho, contribui para fortalecer as ações de enfrentamento aos incêndios, especialmente na capacidade de resposta mais rápida”, disse.

Resposta operacional

Dentre as aquisições a serem realizadas está a de uma aeronave do tipo helicóptero, modelo aeromédico, com capacidade para combate a incêndios e embarque mínimo de cinco passageiros, além de dois pilotos, no montante de R$ 32 milhões. O contrato foi acionado nesta segunda-feira (25.5), durante o lançamento do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e aos Incêndios Florestais.

Além da aeronave, também está previsto o emprego do veículo anfíbio SHERP, adquirido para garantir o deslocamento em áreas de difícil acesso e atravessar ambientes intransitáveis. Também está previsto, nesta fase de resposta operacional, um reforço significativo da estrutura operacional. Serão mobilizados diariamente um efetivo de 483 bombeiros militares nos Instrumentos de Resposta Temporária (IRTs), além da contratação de 150 brigadistas estaduais e da mobilização de 72 brigadistas municipais, com apoio da Força Nacional de Segurança Pública.

Leia Também:  Trio é preso pela PM por tráfico, porte ilegal de arma e cultivo ilícito de maconha

O plano prevê, ainda, a locação de 80 viaturas e o emprego de 28 máquinas para reforçar as ações operacionais. Na aviação, serão utilizadas duas aeronaves Air Tractor do Grupamento de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM), outras quatro aeronaves da Defesa Civil Estadual e um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ampliando a capacidade de resposta às ocorrências.

Ao todo, a estrutura operacional contará com 109 instrumentos de resposta, entre brigadas estaduais e municipais mistas, bases descentralizadas, equipes de aviação e grupos de intervenção e apoio operacional. Além disso, o planejamento prevê ações de responsabilização, com equipes integradas de fiscalização e perícia, além de operações voltadas ao resgate da fauna silvestre atingida pelos incêndios.

O POTIF contempla também a construção e a manutenção de aceiros em pontos estratégicos, em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). A previsão é da implantação de cerca de 1,5 mil quilômetros de aceiros em diferentes regiões do Estado, com o objetivo de reduzir o acúmulo de material combustível às margens das rodovias estaduais e dificultar a propagação do fogo.

Como medida complementar, também serão intensificadas as ações de queima prescrita em áreas previamente definidas, como forma de reduzir o acúmulo de biomassa antes do período mais crítico da estiagem e, consequentemente, minimizar o risco de grandes incêndios florestais. Duas operações já foram realizadas às margens da MT-351, conhecida como Estrada do Manso, e na Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada dos Guimarães, na região do Mirante do Centro Geodésico da América do Sul.

Leia Também:  PM dobra número de operações e aumenta prisões na região de Juína

Tecnologia e pesquisa

Já na área de inovação, o POTIF também prevê investimentos em tecnologia e pesquisa, incluindo o uso da plataforma de gestão de incêndios, que reunirá ferramentas de sensoriamento, estatísticas, meteorologia e Sistema de Comando de Incidentes. Também está prevista a implementação do Centro de Pesquisa Aplicada aos Incêndios Florestais de Mato Grosso.

O centro terá como objetivo ampliar a capacidade de monitoramento, prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território mato-grossense. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 2 milhões, via Ministério Público do Estado.

Programas e projetos

Entre as principais iniciativas em relação a programas e projetos está o “Municípios Resilientes”, voltado ao fortalecimento da capacidade local de prevenção e resposta aos incêndios florestais. O programa oferece apoio à elaboração de planos operacionais municipais, suporte para a aquisição de equipamentos e à estruturação de brigadas.

A ação atenderá diretamente 12 municípios mato-grossenses: Barão de Melgaço, Cláudia, Feliz Natal, Bom Jesus do Araguaia, Querência, Mirassol D’Oeste, Conquista D’Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade, Juína, Juara, Nova Bandeirantes e Marcelândia.

Outra frente estratégica prevista no POTIF é o fortalecimento do projeto “Aldeia Verde”, destinado ao apoio às comunidades indígenas por meio de capacitações, suporte operacional e incentivo a práticas preventivas e de combate aos incêndios florestais. O programa também prevê premiações para as terras indígenas que apresentarem maior redução nos indicadores de fogo.

A iniciativa busca ampliar a atuação preventiva dentro dessas regiões, que correspondem, atualmente, a cerca de 21% do território de Mato Grosso e concentram parte significativa dos focos de incêndio registrados no Estado.

Já na área da educação ambiental, o projeto Sentinelas do Amanhã, desenvolvido junto a professores e alunos, também será reforçado neste ano. O objetivo da iniciativa é estimular a conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância da educação ambiental e da conservação dos recursos naturais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros realiza resgate de tamanduá-mirim no quintal de uma residência

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  PM dobra número de operações e aumenta prisões na região de Juína

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA