Política MT

ALMT homenageia integrantes da Missão Enchei-vos

Publicado em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quinta-feira (18), uma homenagem aos integrantes da Missão Enchei-vos, movimento católico que há mais de duas décadas desenvolve ações de evangelização, formação humana e fortalecimento das famílias em Mato Grosso. A iniciativa de autoria do primeiro-secretário da ALMT, deputado estadual Dr. João (MDB), entregou Moções de Aplausos a 117 personalidades que contribuem para o trabalho da missão.

Entre os homenageados, os fundadores da Missão Enchei-vos, Cristiano Costa e Cleide Costa, além dos cofundadores Ancelmo Marques e Ellysangela Marquezine.

Acompanhado da esposa Keila Costa, Dr. João destacou a importância do trabalho desenvolvido pela missão desde 2004.

“É uma honra muito grande prestar esta homenagem. A Missão Enchei-vos realiza um trabalho fantástico. Eu conheço de perto esse projeto e sei da dedicação das pessoas envolvidas. Muitas vezes o remédio não cura mais, mas um abraço, um carinho e um gesto de afeto podem transformar a vida de alguém. É exatamente isso que eles fazem pela população de Mato Grosso”, afirmou.

O parlamentar também ressaltou o alcance da missão junto às famílias e à juventude.

“Hoje estamos homenageando 117 pessoas que ajudam a construir essa obra. São famílias inteiras, jovens, idosos e crianças. Eu já participei de encontros e vi a quantidade de jovens envolvidos. Quando a juventude encontra um caminho de fé e valores, ela constroi uma vida melhor e uma sociedade melhor”, completou.

Fundador da Missão Enchei-vos, Cristiano Costa lembrou que o trabalho teve início a partir de um grupo de casais da Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá.

Leia Também:  Em audiência pública, Cattani destaca que títulos do Pontal do Marape não serão cancelados

“Sem nenhuma pretensão, nosso desejo era apenas ajudar aqueles casais a realizarem algo diferente. Foi assim que nasceu o primeiro estudo bíblico, que se tornou a semente de tudo o que vivemos hoje”, recordou, ao destacar que atende alcança milhares de pessoas em Mato Grosso e em outros estados brasileiros.

Cristiano destacou que a homenagem recebida pertence a todos os voluntários que ajudam a manter a missão ativa.

“Quando uma pessoa fortalece sua conexão com Deus, ela se torna um homem melhor, uma mulher melhor e passa a contribuir para uma sociedade melhor. É isso que buscamos construir todos os dias”, disse.

Evangelização voltada para a juventude

Coordenador do Grupo de Jovens da Missão Enchei-vos, João Gabriel Ferreira Costa explicou que a missão mantém diversas atividades voltadas à formação da juventude, entre elas encontros quinzenais, grupos de oração e retiros espirituais.

“Atualmente, cerca de 90 a 100 jovens participam regularmente dos encontros realizados no Colégio Ame Mais, em Cuiabá. Além disso, promovemos de dois a três retiros por semestre, alcançando aproximadamente 500 jovens em cada edição. São jovens evangelizando jovens e testemunhando a transformação de vidas por meio da fé”, destacou.

João Gabriel também ressaltou que a missão está presente em sete estados e mais de 30 cidades brasileiras, por meio do apostolado Ame Mais, que promove estudos bíblicos e formação Cristã em parceria com paróquias da Igreja Católica.

“É uma alegria muito grande perceber que esse trabalho tem sido visto e reconhecido. Mais do que uma homenagem, é o reconhecimento de um legado construído por tantas pessoas que dedicam suas vidas à evangelização e ao serviço ao próximo”, afirmou.

Leia Também:  Max Russi garante emenda no orçamento anual para criar o Distrito Industrial em Santo Antônio de Leverger

“A Missão Enchei-vos ajuda a restaurar famílias, fortalecer valores e transformar vidas. Tenho orgulho de fazer parte dessa comunidade, que mostra, por meio da fé e do serviço, como construir uma sociedade mais forte e humana”, destacou o vereador por Cuiabá, Tenente Coronel Dias.

Projetos – Entre os projetos desenvolvidos pela comunidade está o Retiro Florirá, destinado exclusivamente às mulheres. A consagrada de vida da Missão Enchei-vos, Mariana Barbosa, explicou que o encontro busca proporcionar momentos de cura interior e fortalecimento emocional.

“O Florirá é um retiro em que a mulher para para ser cuidada. Muitas vezes ela cuida de todos ao seu redor e acaba se esquecendo de si mesma. É uma oportunidade de olhar para dentro, revisitar sua história e reorganizar a casa interior para seguir em frente”, explicou.

Segundo Mariana, as inscrições para os retiros e demais atividades da missão podem ser realizadas por meio dos canais oficiais da comunidade portalame.com.br e @missãoenchei-vosame.

Para ela, a homenagem da Assembleia Legislativa representa um marco na trajetória da Missão Enchei-vos.

“É um momento muito especial para todos nós. Essa homenagem significa o reconhecimento de um trabalho que há anos busca transformar vidas e contribuir com a sociedade por meio da fé, do acolhimento e da evangelização”, concluiu.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Published

on

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  Dr. João cobra efetividade de leis sobre autismo

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Wilson Santos vai ao INSS de Cuiabá cobrar explicações sobre atraso no Seguro-Defeso

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA