CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá fortalece estrutura da 1ª Feira do Orgulho com atuação integrada das secretarias

Publicado em

A programação da 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso ganha um novo espaço voltado à cultura, ao empreendedorismo e à economia criativa. Nesta sexta-feira (26), a Orla do Porto I, em Cuiabá, recebe a 1ª Feira do Orgulho, reunindo expositores, artistas e produtores culturais da comunidade LGBTQIA+ em um evento gratuito, com entrada mediante retirada de ingresso.

Correalizadora da programação, a Prefeitura de Cuiabá atua de forma integrada para garantir a estrutura necessária à realização da feira e da Parada do Orgulho. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) coordena o planejamento viário e o ordenamento do trânsito; a Secretaria Municipal de Ordem Pública acompanha os licenciamentos e autorizações necessários para a realização do evento, assegurando o cumprimento das normas; e a Limpurb reforça os serviços de limpeza urbana antes, durante e após as atividades na Orla do Porto.

A Secretaria Municipal da Mulher também participa da programação com a Van do projeto Cuiabá Acolhe Mulheres, instalada na Orla do Porto. A unidade oferece atendimento gratuito, acolhimento e orientação para mulheres que eventualmente sejam vítimas de assédio, violência ou qualquer situação de vulnerabilidade durante o evento, contando com equipe preparada para prestar suporte e realizar os encaminhamentos necessários à rede de proteção.

Leia Também:  Comissão de Turismo recebe secretário e adjunto do município para ouvir demandas da pasta

A feira será realizada das 16h às 23h e integra as atividades da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso. A programação inclui gastronomia, artesanato, lançamentos de livros, oficinas, exposições, apresentações culturais, shows de drag queens e DJs.

A proposta é fortalecer o empreendedorismo LGBTQIA+, incentivar a economia criativa e ampliar oportunidades de geração de renda para artistas, artesãos, produtores culturais e pequenos empreendedores.

Entre os expositores está o DJ e empreendedor Mateus Cardoso Gomes, que desde 2018 comercializa acessórios voltados ao público LGBTQIA+ por meio das redes sociais. Pela primeira vez participando da Feira do Orgulho, ele destaca a oportunidade de apresentar seus produtos diretamente ao público.

“Os eventos aproximam os clientes dos produtos e aumentam nossa visibilidade. Como minha loja funciona pelo Instagram, participar da feira é uma oportunidade importante para vender e alcançar novas pessoas”, disse.

Além da comercialização de produtos e serviços, a feira também será palco de homenagens a pessoas que contribuíram para a defesa dos direitos da população LGBTQIA+ em Mato Grosso. Entre os reconhecidos está Mãe Kaká, liderança do movimento e expositora do evento, que receberá uma homenagem.

Leia Também:  Bem-Estar Animal reforça para Associação dos Municípios necessidade de políticas estruturadas

“Receber esse reconhecimento em vida é uma grande honra. É um prêmio que valoriza a luta construída ao lado das pessoas da periferia e do movimento LGBTQIA+”, comentou.

A vice-presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso, Xica da Silva, explica que a criação da Feira do Orgulho amplia o alcance das ações desenvolvidas durante a programação e fortalece o diálogo com toda a sociedade.

“A feira nasce para abrir esse espaço para toda a população. A Parada é um evento aberto, que convida todas as pessoas a conhecerem, dialogarem e participarem dessa construção coletiva”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Nova sede da FEMAB é entregue com apoio da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá participou, nesse sábado (27), da cerimônia de entrega da nova sede da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB). O espaço, localizado na Avenida Principal, nº 703, no Bairro Barra do Pari, passou a abrigar as atividades da entidade.

A solenidade reuniu o prefeito Abilio Brunini, o senador Wellington Fagundes, o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, e o presidente da FEMAB, Walter Arruda, entre outras autoridades.

A nova sede foi concluída pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas. A construção recebeu recursos de emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes, complementados com recursos municipais.

Durante a cerimônia, o prefeito Abilio Brunini afirmou que a entrega representou o cumprimento de um compromisso assumido com o movimento comunitário e destacou que o espaço contribuirá para fortalecer o diálogo entre a administração municipal e as lideranças dos bairros.

“Assumi o compromisso de garantir esse espaço para a FEMAB e estamos cumprindo essa palavra. A nova sede será um local para reuniões, capacitação de lideranças comunitárias e fortalecimento da relação entre a Prefeitura e o movimento comunitário”, disse.

Leia Também:  Comissão de Turismo recebe secretário e adjunto do município para ouvir demandas da pasta

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, ressaltou que a conclusão da obra amplia a estrutura destinada ao fortalecimento da participação popular e do trabalho desenvolvido pelas associações de moradores em Mato Grosso.

“Concluímos uma obra importante para uma entidade que representa as associações de moradores de todo o estado. É um espaço voltado ao diálogo, às reuniões e à construção de ações em benefício das comunidades”, explicou.

Já o presidente da entidade, Walter Arruda, afirmou que a nova sede permitirá ampliar o trabalho desenvolvido junto às comunidades e fortalecer a elaboração de propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

“Este será o espaço onde construiremos projetos e discutiremos políticas públicas para atender as necessidades das comunidades, em áreas como habitação, regularização fundiária, saúde e educação”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA