MATO GROSSO

Novos hospitais vão aproximar atendimento especializado no interior de MT

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) inicia, em julho, os atendimentos do Hospital Estadual do Alto Tapajós, em Alta Floresta, e está com obras em estágio avançado em três novos hospitais estaduais. As iniciativas têm o objetivo de facilitar o acesso da população do interior do Estado aos serviços especializados.

“Os cidadãos estão nos municípios e os serviços públicos precisam estar cada vez mais próximos deles. É por isso que estamos construindo hospitais regionais. Estamos levando atendimento especializado para o interior, reduzindo a necessidade de deslocamentos para Cuiabá e garantindo uma estrutura de qualidade para atender a população onde ela vive”, declarou o governador Otaviano Pivetta.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, o Governo de Mato Grosso investe mais de R$ 600 milhões nas obras dos quatro hospitais para aumentar a assistência no Estado.

“Todos os novos hospitais vão atender demandas de média e alta complexidade, reduzindo a transferência de pacientes do interior de Mato Grosso para a capital Cuiabá, sobretudo em casos mais graves”, afirmou.

Conforme a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Mara Penha, a Secretaria já investiu mais de R$ 31 milhões no aparelhamento do Hospital Estadual do Alto Tapajós e está finalizando o processo de aquisição de mais equipamentos com investimento adicional de R$ 69 milhões para contar com um parque tecnológico moderno.

Leia Também:  MT Par abre chamamento público para empresas interessadas em construir 2.016 moradias em Cuiabá e VG

“Muito em breve, pacientes com casos de alta complexidade na região poderão ser atendidos em Alta Floresta com os mais elevados padrões de assistência hospitalar. Teremos, ao todo, 162 leitos na unidade, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva”, revelou.

A estrutura do Hospital Estadual do Alto Tapajós, em Alta Floresta, conta com 18 mil m² de área construída, fruto de um investimento de R$ 186,9 milhões em obras. Entre as especialidades previstas para a unidade, estão: oncologia, cardiologia intervencionista, ortopedia, cirurgia geral, pediatria clínica e cirúrgica, urgência e emergência, neurologia e neurocirurgia.

Já os três novos hospitais em construção também possuem uma área total de cerca de 18 mil m², entre edificação principal e edificações periféricas.

“Os hospitais que estão sendo construídos em Juína, Confresa e Tangará da Serra devem ser concluídos no primeiro semestre do ano que vem. Serão estruturas de excelência, comparável a do Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá, e pensadas para atender a população do interior de Mato Grosso”, afirmou a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, Mayara Galvão.

Leia Também:  Polícia Civil prende padrasto por estupro e morte da enteada de 3 anos em Primavera do Leste

As obras do Hospital Estadual do Noroeste Mato-grossense, em Juína, estão com 65% de execução em um investimento previsto de R$ 136 milhões.

Já o Hospital Estadual do Araguaia Xingu, em Confresa, atingiu 64% dos R$ 147 milhões previstos de investimento.

A construção do Hospital Estadual do Médio Norte, em Tangará da Serra, chegou a 63% de andamento, com a previsão de investimento de R$ 145 milhões em obras.

As três unidades de saúde contarão com 10 consultórios médicos, dois consultórios para atendimento a gestantes, seis salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue e realização de exames, como tomografia, colonoscopia e raios X.

Em março deste ano, o Governo de Mato Grosso anunciou ainda a construção do Hospital Estadual do Sudoeste Mato-grossense, em Pontes e Lacerda. Com investimento previsto de R$ 135 milhões, a nova unidade terá 175 leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em uma área de 30 mil m².

Neste mês, também foi anunciado um novo Hospital Regional em Barra do Garças.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv

Published

on

A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.

Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.

Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.

Leia Também:  Tribunal de Contas reconhece avanços da atuação da Sedec no setor mineral

O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.

” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.

Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.

“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

Leia Também:  Com investimento de R$ 1,3 milhão, Governo de MT entrega quadra poliesportiva para escola municipal de Poxoréu

Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA