MATO GROSSO

Ceope realiza mutirão de avaliação odontológica pré-transplante renal

Publicado em

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou o quinto mutirão de avaliação odontológica pré-transplante renal na manhã deste sábado (27.6).

Neste mutirão, foram atendidos 17 pacientes agendados via Sistema Estadual de Regulação (Sisreg), em parceria com a Central Estadual de Transplantes (CET), também da SES.

Para a diretora do Ceope, Martha Aquilino Pereira, os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para garantir que os pacientes estejam aptos para a realização do transplante.

“Os pacientes que fazem tratamento para insuficiência renal crônica (IRC) podem apresentar baixa imunidade por causa das medicações e do quadro clínico. Por isso, a consulta odontológica realizada no Ceope e, se necessário, tratamento odontológico no ambulatório da unidade, é um pré-requisito obrigatório para garantir o sucesso da cirurgia”, explicou.

Foram realizados procedimentos como primeira consulta odontológica, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior com resina composta, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, profilaxia e remoção de placa.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre dois mandados de busca e apreensão em Mato Grosso em apoio à Polícia Civil de Goiás

“Os pacientes devem fazer a higienização adequada na preparação para o transplante e ficar atentos em caso de sangramento. Quem usa prótese dentária deve ter atenção redobrada. Este cuidado é essencial porque qualquer infecção apresenta maior risco para pacientes submetidos à hemodiálise, inclusive a bucal”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv

Published

on

A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.

Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.

Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre dois mandados de busca e apreensão em Mato Grosso em apoio à Polícia Civil de Goiás

O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.

” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.

Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.

“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

Leia Também:  Governo republica edital do BRT com inclusão das obras de drenagem na Avenida Prainha

Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA