Diamantino
BALANÇO: Com mais de 920 mil atendimentos realizados em 2025, Prefeitura de Diamantino fortalece a rede de saúde, amplia serviços e leva atendimento à população inclusive aos finais de semana
Publicado em
2 de janeiro de 2026por
Da Redação
Em 2025, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, registrou 928 mil atendimentos em toda a rede municipal. O número reflete um ano de trabalho intenso, marcado pela ampliação de serviços, reorganização da estrutura de atendimento e investimentos voltados a garantir mais acesso, agilidade e qualidade no cuidado à população diamantinense.
Os dados reúnem atendimentos da atenção básica, especializada, urgência e emergência, serviços de saúde mental, vigilâncias, regulação, saúde bucal e programas estratégicos desenvolvidos ao longo do ano, demonstrando a abrangência da atuação da rede municipal de saúde.
O prefeito Chico Mendes afirmou que os resultados alcançados em 2025 são reflexo das ações implementadas pela gestão para fortalecer a saúde pública e cuidar do cidadão.
“2025 foi um ano de reorganização e avanço na saúde. Integramos a urgência e emergência ao Hospital Municipal, centralizamos serviços de especialidades médicas no Centro Integrado de Saúde, inauguramos e ampliamos o horário estendido, fortalecemos a Atenção Básica e estruturamos a rede para ampliar o acesso da população, reduzir deslocamentos e garantir um atendimento mais ágil e resolutivo para quem precisa do serviço público de saúde na nossa cidade.”
Confira os avanços na saúde
Somente em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde viabilizou R$ 6.691.261 milhões em recursos federais e parlamentares, aplicados e destinados à ampliação dos serviços públicos, aquisição de equipamentos e melhorias nas unidades de atendimento, incluindo a aquisição de duas novas ambulâncias.
Entre os principais avanços, a Atenção Básica seguiu como a principal porta de entrada do sistema de saúde, atuando na prevenção, no acompanhamento contínuo e no cuidado próximo às famílias. Somente nessa área, foram registrados mais de 514 mil procedimentos e atendimentos ao longo de 2025.
O número inclui consultas médicas, atendimentos de enfermagem, atendimentos domiciliares e diversos outros serviços prestados nas zonas urbana e rural, além de mais de 161 mil visitas realizadas pelos agentes comunitários de saúde em todo o território do município, que possui cerca de 5.232 km² de extensão territorial.
Ainda na Atenção Básica, a administração pública entregou à comunidade a ESF Pedregal reformada, com melhorias estruturais como novo telhado, forro, adequações elétricas e pintura. A obra foi realizada com investimento de R$ 140.687,77 de recursos próprios do município.
A gestão também implantou o horário estendido em dois pontos estratégicos da cidade, permitindo que a população tenha acesso a atendimentos ambulatoriais de baixa complexidade além do horário comercial. O serviço funciona no período noturno, bem como aos finais de semana e feriados, oferecendo consultas médicas e de enfermagem, triagens e procedimentos básicos, o que amplia de forma significativa a cobertura da rede municipal de saúde.
Com essa ampliação, Diamantino passou a contar com uma estrutura que garante atendimento ambulatorial durante praticamente todo o dia, reduzindo a sobrecarga da urgência e emergência, evitando deslocamentos desnecessários e proporcionando mais comodidade à população. Entre agosto e dezembro, o horário estendido registrou 22.567 procedimentos realizados, consolidando-se como um avanço importante na organização do acesso aos serviços de saúde.
A atuação da Equipe Multiprofissional foi fundamental para ampliar o cuidado integral na rede municipal de saúde. Ao longo de 2025, foram realizados 12.426 atendimentos por profissionais como fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social e educador físico, fortalecendo o acompanhamento dos pacientes de forma contínua e humanizada.
Já o Serviço de Atendimento Domiciliar, implantado em 2025 por meio de adesão da Prefeitura de Diamantino ao Programa Melhor em Casa, do Governo Federal, contabilizou 16.051 procedimentos entre junho e dezembro. Os atendimentos, realizados por equipe própria da Secretaria Municipal de Saúde viabilizam a continuidade do tratamento de pacientes que necessitam de cuidados frequentes, como em casos de doenças agudas e cuidados paliativos.
O ano também foi marcado por novos começos. Em 2025, 767 bebês vieram ao mundo em Diamantino, número que inclui gestantes encaminhadas de outros municípios, reforçando o papel do Hospital Municipal São João Batista como referência regional em maternidade.
Na área de especialidades e exames, o município contou com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro-Norte de Mato Grosso, presidido pelo Prefeito, viabilizando o acesso da população a atendimentos especializados que costumam ter oferta mais restrita. Por meio dessa parceria, foram realizadas mais de 700 consultas em neurologia, endocrinologia, pneumologia, neuropediatria e novos serviços, como Telessaúde.
O CISCN-MT também intermediou a vinda da Carreta Sesc Saúde Mulher, que realizou mais de 3.100 procedimentos, entre exames preventivos como papanicolau, mamografias e orientações em saúde para as mulheres atendidas.
A saúde bucal foi prioridade ao longo do ano, com mais de 75 mil procedimentos e atendimentos odontológicos realizados nas unidades de saúde e em ações itinerantes. Somente com a Carreta Saúde OdontoSesc, foram mais de 14 mil procedimentos. Além disso, foram entregues mais de 180 próteses dentárias, devolvendo autoestima e qualidade de vida à população.
A Central de Regulação, sendo responsável por organizar e encaminhar pacientes para procedimentos de média e alta complexidade, atuou em 2025 conforme critérios clínicos e protocolos do sistema de saúde. Ao longo do ano, foram realizados 3.098 encaminhamentos para serviços como ressonância magnética, ecocardiografia e outros.
Na área da saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) teve papel fundamental no cuidado contínuo de pessoas com sofrimento psíquico e transtornos mentais. Em 2025, o serviço registrou 8.286 atendimentos, que incluem consultas, atividades terapêuticas, ações de matriciamento junto às equipes da Atenção Básica e atendimentos domiciliares, promovendo acolhimento, acompanhamento e reinserção social dos pacientes.
O Serviço de Atenção Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atuaram de forma integrada na prevenção, diagnóstico e acompanhamento de infecções sexualmente transmissíveis e outras condições de saúde. Em 2025, os serviços contabilizaram 3.439 atendimentos, entre testes rápidos, consultas, triagens e visitas domiciliares, fortalecendo ações de prevenção, cuidado contínuo e orientação à população.
Além dos números, 2025 entrou para a história da saúde do município como um ano de reorganização estrutural. O serviço de Urgência e Emergência passou a funcionar de forma integrada ao Hospital Municipal São João Batista, evitando deslocamentos desnecessários e garantindo mais agilidade no atendimento imediato. O serviço de Urgência e Emergência realizou 194.098 atendimentos em 2025, assegurando resposta rápida às situações de maior gravidade, com consultas médicas e de enfermagem, triagens, exames de imagem, administração de medicações, procedimentos médicos e atendimentos de primeiros socorros.
O Centro de Reabilitação também teve atuação expressiva, com 12.270 registros de atendimentos, incluindo sessões de fisioterapia, consultas, atividades educativas e visitas domiciliares, contribuindo para a recuperação funcional e a autonomia dos pacientes.
Ainda na atenção especializada, o Laboratório Municipal, que atualmente realiza 60 tipos de exames, contabilizou 63.520 procedimentos em coletas realizadas na unidade, nas áreas urbana, rural e em residências.
As ações de vigilância também tiveram destaque. A Vigilância Sanitária recolheu 255 toneladas de pneus, vacinou 8.196 animais contra a raiva nas zonas urbana e rural e realizou 67.338 visitas domiciliares por meio dos agentes de endemias. Já a Vigilância Epidemiológica realizou 1.731 exames para dengue e chikungunya e aplicou 5.923 vacinas entre janeiro e dezembro.
Ainda em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o processo de implantação da base do SAMU em Diamantino, ampliando a capacidade de resposta no atendimento pré-hospitalar de urgência e trauma.
Agora com atendimentos semanais ao invés de mensais como realizados nos anos anteriores, a Prefeitura de Diamantino ampliou em até 10 vezes os serviços de saúde nas comunidades rurais, levando consultas, exames, vacinação e outros atendimentos a localidades como Posto Gil, Sumidouro, Teixeira, Saltinho e regiões vizinhas.
A secretária de Saúde, Adélia Maria, atribuiu os resultados ao empenho e à dedicação das equipes, que atuam diariamente para garantir atendimento de qualidade à população.
“Cada atendimento representa o trabalho diário de uma equipe dedicada, que atua com responsabilidade e compromisso em servir a população. Os resultados de 2025 são fruto do esforço coletivo, do planejamento e do cuidado colocado em cada ação realizada na rede municipal de saúde.”
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
Diamantino
Prefeito Chico Mendes assina convênios de mais de R$ 17 milhões para fortalecer a educação em Diamantino
Published
3 horas agoon
26 de junho de 2026By
Da Redação
O prefeito Chico Mendes assinou, durante o Encontro de Prefeitos do Alto Rio Paraguai, dois convênios que garantem R$17.343.652,59 em investimentos para a educação de Diamantino. Os recursos serão destinados à reforma da Escola Municipal Décio Furigo e à construção da nova Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, ampliando a infraestrutura da rede municipal de ensino.
Do valor total anunciado pelo Governo do Estado, R$15.889.957,02 serão investidos na construção da Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, que contará com 12 salas de aula, banheiros convencionais e infantis, além de dependências administrativas.
Já a Escola Municipal Décio Furigo receberá R$1.453.695,57 para a execução da reforma da unidade, com o objetivo de proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições para a comunidade escolar.
O prefeito Chico Mendes destacou que os investimentos representam mais um importante avanço para a educação do município e são resultado da parceria entre o governo municipal e o Governo do Estado.
“A educação é uma das nossas prioridades. Esses investimentos representam um compromisso com o futuro das nossas crianças e jovens. Estamos garantindo uma nova escola moderna e a reforma de uma unidade importante para oferecer mais qualidade no ensino e melhores condições para toda a comunidade escolar.”
Os convênios foram formalizados junto à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), com a assinatura do governador em exercício, Otaviano Pivetta, da secretária de Estado de Educação, Flávia Emmanuelle de Souza Soares, do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior, e do prefeito Chico Mendes.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
Uso responsável do plástico favorece desenvolvimento, afirmam debatedores
Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil
Entrega de 754 moradias marca novo capítulo da habitação em Primavera do Leste
Governo de Mato Grosso paga salários dos servidores nesta segunda-feira (29)
Primavera do Leste tem mais de 5 mil moradias viabilizadas e se tornou um case de sucesso do SER Família Habitação
CUIABÁ
Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil
A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio...
Colégio Isaac Newton conquista título do futsal na categoria A dos 49º Jogos Estudantis Cuiabanos
A final do futsal masculino da categoria A (15 a 17 anos) dos 49º Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) movimentou o...
Prefeitura entrega alimentação e cobertores para pessoas em situação de rua na região do Porto
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, intensificou as ações de...
MATO GROSSO
Governo de Mato Grosso paga salários dos servidores nesta segunda-feira (29)
O Governo de Mato Grosso realiza, nesta segunda-feira (29.6), o pagamento dos salários referentes ao mês de junho para todos...
Primavera do Leste tem mais de 5 mil moradias viabilizadas e se tornou um case de sucesso do SER Família Habitação
Primavera do Leste tornou-se um case de sucesso do Programa SER Família Habitação em Mato Grosso. Ao todo, mais de...
Macacos zogue-zogue recebem tratamento médico e são devolvidos à natureza em Alta Floresta
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou nesta quinta-feira (25.6) a soltura de dois macacos zogue-zogue, no município...
POLÍCIA
Três são presos em flagrante pela PM suspeitos por tráfico de drogas em Cáceres
Dois homens e uma mulher foram presos, na manhã desta sexta-feira (26.6), por policiais militares do 6º Batalhão, em Cáceres...
Polícia Militar prende suspeito por tentativa de homicídio em Rondonópolis
Policiais militares do 5º Batalhão prenderam, nesta quinta-feira (25.6), um homem, de 27 anos, suspeito por tentativa de homicídio, em...
Polícia Civil cumpre mandados de prisão e localiza condenado por tráfico de drogas em Porto Esperidião
A Polícia Civil cumpriu, nesta sexta-feira (26.6), dois mandados de prisão contra um homem, de 38 anos, condenado pelo crime...
FAMOSOS
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
Juliana Paes reúne família em festa junina e filhos chamam rouba cena: ‘Como cresceu’
ESPORTES
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
Turquia surpreende e vence Estados Unidos em jogo de cinco gols
Mesmo já garantidos na fase de mata-mata da Copa do Mundo, os Estados Unidos sofreram um revés diante da Turquia...
Japão empata com a Suécia e confirma duelo contra o Brasil nas oitavas
Em uma partida equilibrada no AT&T Stadium, em Dallas, Japão e Suécia empataram em 1 a 1 nesta quinta-feira, pela...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias agoEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
CUIABÁ6 dias agoFiscalização da Ordem Pública autua empresa por descarte irregular em área pública
-
POLÍCIA6 dias agoPolícia Civil prende três suspeitos e esclarece homicídio em menos de 24 horas em Barra do Garças
-
CUIABÁ6 dias agoAssistência Social leva conscientização sobre trabalho infantil à Feira do Osmar Cabral







