Diamantino

“Parabéns com Propósito” mobiliza comunidade e arrecada 10 mil reais em recursos para crianças autistas em Diamantino

Publicado em

Aconteceu na última terça-feira (23.09), no auditório do Sest Senat, o evento “Parabéns com Propósito”, que reuniu a comunidade diamantinense em prol das crianças autistas do município, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade social.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, com apoio do deputado estadual Chico Guarnieri e teve como objetivo fortalecer a rede e dar maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pela Associação da Família do Espectro Autista.

A programação foi marcada por informação e engajamento social, onde a comunidade presente pôde participar de palestras com o professor Dr. Paulo Marcos Andrade, neuropsicopedagogo, que falou sobre o tema “10 Coisas que Todos Deveriam Saber sobre o Autismo”. Além disso, a advogada Dra. Indianara Conti conduziu a palestra sobre o tema “Direito do Autista”.

Os participantes também tiveram acesso a uma Praça de Alimentação e a um Espaço Kids, que garantiu diversão e acolhimento para as crianças.

O bazar “Armário do Bem”, composto por roupas e calçados doados pela comunidade que se solidarizou e abraçou a causa. Com preços acessíveis, o bazar ofereceu itens, arrecadando R$ 10 mil, valor que será revertido à Associação Família TEA.

O momento mais simbólico da noite foi a entrega dos selos às empresas amigas dos autistas, um reconhecimento pelo apoio à inclusão, além da distribuição de cordões de identificação, importantes para garantir mais segurança e autonomia às pessoas com TEA.

Além disso, o público presente participou de sorteios de brindes, tornando o encontro ainda mais interativo.

Durante o evento, o vice-prefeito Antônio Teixeira destacou a importância da união e do engajamento coletivo em torno da causa.

Leia Também:  Conselho Tutelar de Diamantino chama a atenção para a conscientização no Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão

“Este evento é de suma importância, pois nos mostrou a força que temos quando caminhamos juntos. A união da sociedade civil, das entidades e das empresas parceiras é o que torna possível transformar vidas.”

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Mendes, ressaltou o propósito da iniciativa, destacando a importância da mobilização coletiva em prol da inclusão.

“Hoje é o marco inicial da nossa luta, da nossa campanha em prol da família autista aqui em Diamantino. Cada recurso arrecadado aqui representa esperança e novas oportunidades para nossas crianças autistas. Estamos falando de dignidade, qualidade de vida e inclusão. Esse é o verdadeiro sentido de celebrar com o propósito de transformar solidariedade em ações concretas.”

A primeira-dama ainda concluiu, “agradeço a cada um que doou e que participou. Este evento só está acontecendo por causa de cada um que acreditou e abraçou essa causa.”

O deputado estadual Chico Guarnieri falou sobre a importância de ampliar o debate sobre o autismo e fortalecer as ações em todo o estado.

“É uma causa que estamos levando para todo Mato Grosso, para que as pessoas possam entender e compreender melhor uma pessoa diagnosticada com TEA.”

O deputado ainda pontuou, “esta é uma iniciativa muito importante, que leva conhecimento para toda a comunidade e reforça o compromisso de construirmos uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.”

O vereador Alex Rupulo pontuou a relevância do evento para a promoção da empatia e do respeito às famílias.

“Este é um evento em que podemos abraçar a família TEA de Diamantino. Um momento que nos mostra que ainda temos muito a aprender e que, antes de apontarmos o dedo ou julgarmos, precisamos sobretudo compreender as limitações e as necessidades de cada pessoa.”

O presidente da Associação Família TEA, Marco Antônio, falou sobre a importância do apoio da comunidade para o fortalecimento da causa.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino convida população para Audiência Pública para a apresentação e discussão do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2026

“O trabalho da Associação só é possível graças ao envolvimento de cada pessoa que acredita e apoia essa missão. Esse apoio é fundamental para garantir terapias, inclusão e qualidade de vida às nossas crianças e famílias.”

O EVENTO

O evento também contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação, que apresentou como são realizadas as abordagens dentro do ambiente escolar, e da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou orientações sobre os serviços oferecidos pela rede.

A Ordem dos Advogados, subseção de Diamantino, realizou orientações sobre os direitos da pessoa autista, além da participação da Clínica Evoluére, da papelaria D’Papel e do Cyber Edux.

Durante o evento, receberam o Selo de Empresa Amiga do Autista diversas empresas, entidades e personalidades que apoiam a causa, como Cyber Edux; Leo Confecções; D’Papel; Gaby Burin Mary Kay; OAB – Ordem dos Advogados do Brasil; Burguerisa; Alecrim Confeitaria; Fábula Kids; Sicoob; Sest Senat; Clínica Evoluére; Vereador Alex Rupulo; Deputado Estadual Chico Guarnieri; Escola Phoenix; Procria Veterinária; Carol Supermercados; World Informática; e Débora Brownie.

Também participaram do evento a secretária de Saúde, Adélia Maria; a secretária de Cultura e Turismo, Sandra Baierle; a secretária de Administração, Michele Nobile; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Crivetto e as vereadoras Michele Carrasco e Monizze Costa.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Diamantino

Prefeitura de Diamantino abre inscrições para seleção de Brigadista Municipal

Published

on

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2026/SAMA, para contratação temporária de Brigadista Municipal Autônomo, com remuneração de R$ 4.150,00 mensais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Avenida Desembargador Joaquim Pereira F. Mendes, nº 238, Centro. O prazo de inscrição segue até o dia 28 de junho de 2026.

O processo seletivo tem como objetivo reforçar as ações de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais e queimadas ilegais no município, principalmente no período de maior ocorrência de focos de calor, garantindo mais agilidade no atendimento às ocorrências.

São 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 candidatos. Os contratos terão duração de 06 meses, podendo ser prorrogados por igual período, de acordo com a necessidade da administração. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, em regime de escala e plantão, incluindo finais de semana e feriados.

Leia Também:  Casa dos Sabores promove oficina Pequenos Chefs no Centro Histórico de Diamantino

Para participar, os interessados devem cumprir os requisitos do item 2.3 do edital, como residir em Diamantino, ter 18 anos ou mais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares quando aplicável, ter no mínimo alfabetização e apresentar Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que comprove aptidão física e mental para atividades de esforço intenso.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, a iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta do município durante o período de estiagem e fortalecer as ações de proteção ambiental.

“Estamos disponibilizando 30 inscrições para este processo seletivo, que irá selecionar os candidatos para o preenchimento de 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 posições.”

O secretário ainda pontuou: “A brigada municipal tem um papel fundamental na prevenção e no combate aos incêndios florestais e queimadas, especialmente neste período de estiagem. Por isso, convidamos os moradores de Diamantino que atendem aos requisitos do edital a se inscreverem e contribuírem com a proteção do meio ambiente e da nossa população.”

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 9299-9586 ou acesse o edital completo, clicando aqui, onde estão disponíveis todas as regras, requisitos e etapas do processo seletivo.

Leia Também:  Baile e Concurso Miss e Mister do Grupo Viver Legal 2024 reúne mais de 480 pessoas

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA