Lucas do Rio Verde

21 Dias de Ativismo encerra semana com ações de prevenção conta à violência em Lucas do Rio Verde

Publicado em

A campanha dos 21 Dias de Ativismo movimentou Lucas do Rio Verde em uma semana cheia de atividades voltadas ao combate à violência e ao fortalecimento da rede de proteção no município. As ações envolveram estudantes, mulheres e profissionais da educação, sempre com foco no diálogo, na informação e no acolhimento.

A semana começou com a palestra Quebrando o Silêncio, realizada na Escola Dom Bosco, e conduzida pela vereadora por Cuiabá e educadora digital Maysa Leão. O encontro reuniu alunos do ensino médio para falar sobre violência, respeito e como pedir ajuda. A ideia foi levar aos jovens algumas informações simples e claras sobre situações que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, destacou a importância de tratar o tema desde cedo. “Acredito que o que falta para muita gente é informação. Ainda vivemos numa sociedade machista. Por isso esse trabalho precisa começar na infância. Muitos pais não conversam sobre respeito, e uma criança que cresce vendo violência em casa pode achar isso normal. Ninguém é dono de ninguém”, afirmou.

Durante a conversa, Maysa reforçou que a falta de informação ainda faz com que muitos jovens convivam com algum tipo de violência sem perceber. “Quando a gente explica cada forma de violência, muitos jovens percebem que vivem isso dentro de casa ou repetem atitudes que aprenderam. Às vezes, a violência começa pequena e vai crescendo. Por isso precisamos falar sobre isso com clareza”, disse.

Leia Também:  Agendamento para campanha de "Doação de Sangue" começa nesta quinta-feira (14)

Outro momento importante foi a roda de conversa promovida pela Secretaria Municipal de Educação. O encontro reuniu profissionais de várias unidades escolares para discutir inclusão, acolhimento e boas práticas no atendimento a estudantes atípicos, especialmente aqueles com autismo. Foram debatidos temas como estereotipias na adolescência, seletividade alimentar, estratégias do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a importância da parceria entre escola e família e formas de aproximar alunos típicos e atípicos para evitar isolamento ou bullying.

A programação dos 21 Dias de Ativismo ganhou seu momento mais esperado no dia 27 de novembro, com a realização do evento “O Poder da Autenticidade”, encontro que reuniu mulheres de diferentes idades e histórias, e foi pensado para oferecer um espaço de acolhimento, escuta, fortalecimento emocional e reflexão sobre autonomia feminina.

A palestrante da noite, Maysa Leão, que também é mestre em Tecnologias da Inteligência e coautora do livro “A Coragem de Ser Autêntica”, destacou o papel da autenticidade na vida das mulheres. “Quando a mulher vive em um ambiente que não reforça suas qualidades, ela começa a acreditar que não é capaz. Estamos aqui para lembrar que todas têm valor. Você, do jeito que é, pode inspirar alguém”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura divulga resultado preliminar do segundo processo seletivo da Saúde

A primeira-dama Janice Ribeiro reforçou a mensagem. “Esta palestra lembra cada mulher do seu valor. Violência não é só física; existem outros sinais que precisam ser vistos. Queremos caminhar juntos, apoiar e orientar. E, se alguém estiver vivendo qualquer tipo de violência, que não fique calada. Peça ajuda”, disse.

A noite terminou com um desfile protagonizado por mulheres representantes das secretarias municipais. As peças exibidas estarão disponíveis no bazar marcado para 13 de dezembro, que vai arrecadar recursos para projetos voltados a mulheres vítimas de violência doméstica.

A semana encerrou com um único objetivo: reforçar que a violência doméstica precisa ter fim e que cada mulher merece apoio para romper esse ciclo e reconstruir sua história.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

7º Encontro dos Caps's da Regional Teles Pires será realizado na sexta-feira (26)

Published

on

Lucas do Rio Verde sediará na próxima sexta-feira (26), a sétima edição do Encontro dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), da Região Teles Pires.

O evento será realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), subsede de Lucas do Rio Verde, das 8h às 16h.

Segundo a coordenadora do Caps Andressa Cabral, o objetivo do encontro é a apresentação dos bons projetos e a troca de experiências entre os profissionais das unidades da região.

O evento é realizado uma vez por ano e a edição 2026, tem como tema “Vivências que transformam”. São esperados mais cem participantes, incluindo os representantes da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

O encontro é voltado a todos os profissionais, das zeladoras aos médicos de cada uma das unidades, para que a gente possa conversar e compartilhar as boas experiências”, ressalta a coordenadora.

Por conta do evento, as unidades do Caps de Lucas do Rio Verde (Adulto e Infantojuvenil) não terão atendimento ao público na sexta-feira (26), retornando as atividades na segunda-feira (29).

Leia Também:  6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será no dia 20 de maio

A sede do Sintep em Lucas do Rio Verde está localizada na Avenida Pará, n. 606 S, bairro Alvorada.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA