Lucas do Rio Verde
Miguel Vaz defende sustentabilidade aliada ao desenvolvimento em 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente
Publicado em
8 de novembro de 2024por
Da Redação
Durante a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Cidesa) do Alto Teles Pires, o prefeito de Lucas do Rio Verde e presidente do Cidesa, Miguel Vaz destacou a importância do evento para o fortalecimento das práticas sustentáveis aliadas ao desenvolvimento regional. O evento, que contou com a participação de 15 municípios da região Centro-Norte do estado, aconteceu na quinta-feira (7), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), em Sorriso.
“Esta é uma grande oportunidade, com a participação expressiva de profissionais liberais, pessoas ligadas às secretarias de meio ambiente, prefeitos, secretários, vereadores, a SEMA, enfim, para discutir propostas em torno de 5 eixos, como mitigação de riscos, redução de CO2, justiça ambiental, que serão levadas à conferência estadual e depois à nacional, representando nossa região”, afirmou.
Miguel Vaz também frisou a importãncia em aliar o desenvolvimento econômico à sustentabilidade. “Precisamos enfrentar os desafios tanto no meio rural quanto nos núcleos urbanos para que a economia continue girando de maneira sustentável. Temos uma economia com base na agricultura, na produção de alimentos e energia, energia sustentável a partir, principalmente, dos biocombustíveis, etanol de milho e biodiesel. E, o objetivo é garantir que nossa geração de riqueza seja feita com responsabilidade, para que possamos continuar a crescer e se desenvolver, mas de forma sustentável, pensando nas próximas gerações”, explicou o prefeito.
O prefeito de Nova Mutum e vice-presidente do Cidesa, Leandro Felix ressaltou o impacto da conferência para os municípios do consórcio: “Esta conferência permite mostrar que nossa região, além de produtora, tem uma grande responsabilidade com a preservação. Queremos levar sugestões aplicáveis no dia a dia, visando melhorar a qualidade de vida da nossa população”.
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
Ao final do evento, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Felipe Palis, reforçou o compromisso com o crescimento sustentável do município.
“Nossa região, que é emergente e cresce muito, precisa equilibrar desenvolvimento e sustentabilidade. Em Lucas, temos projetos de educação ambiental em parceria com a Secretaria de Educação e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, e recentemente firmamos o Pacto de Inovação, que elenca sete macros desafios e diversos projetos com pautas ambientais. A ideia é inovar e crescer, sempre com uma pegada sustentável”, concluiu.
A conferência contou com a presença de diversas autoridades, servidores públicos, iniciativa privada e sociedade. Os servidores da Prefeitura de Lucas do Rio Verde também contribuíram com suas experiências em iniciativas de sustentabilidade e meio ambiente, reforçando o compromisso do município com a pauta.
Propostas aprovadas dos 5 eixos que serão levadas à etapa estadual
Mitigação
Fomentar incentivos fiscais, subsídios e linhas de crédito às empresas e proprietários para fontes renováveis;
Apoiar projetos para criação de áreas verdes em locais que favoreçam o microclima nas áreas urbanas.
Adaptação e Preparação
Promover a conscientização ambiental na comunidade com foco na capacitação contínua por meio de programas de formação voltadas para brigadistas, primeiros socorros e assistentes sociais;
Criar uma plataforma de mapeamento ambiental que reúna pontos de risco e passivos na região do Cidesa.
Justiça Climática
Implantar, consolidar e fortalecer programas de incentivo educacional e técnico em sistemas agroflorestais para populações tradicionais assegurando a proteção das florestas e garantindo segurança alimentar;
Incentivar parcerias público privadas (PPPs) para criar estruturas de combate à incêndios com incentivos fiscais.
Transformação Ecológica
Executar as políticas públicas para preservação dos recursos hídricos;
Fomentar o acesso à políticas públicas para implantação de sistemas florestais.
Governança e educação ambiental
Criar apoio de pesquisa socioambiental nas comunidades de povos originários e tradicionais;
Implantar um plano de ação climática municipal alinhado aos ODS e fortalecer o gerenciamento de resíduos sólidos.
Lucas do Rio Verde
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
Published
3 horas agoon
27 de junho de 2026By
Da Redação
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.
Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.
Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.
“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”
Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.
“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”
A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.
“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.
“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”
Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
Bairro Joaquim Curvo recebe manutenção asfáltica e operação tapa-buracos
CUIABÁ
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá...
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início...
Servidores de Cuiabá concluem capacitação em gestão ambiental em Tangará da Serra
Os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá concluíram nesta semana a 19ª Edição da...
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher...
POLÍCIA
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Com grande pesar, a Polícia Civil comunica o falecimento da escrivã, Uadila Silveira Lopes, lotada na Diretoria do Interior. A...
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
¿A Polícia Civil lamenta o falecimento do investigador, Nacir Raymundo Cecchin, lotado na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
FAMOSOS
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CUIABÁ7 dias agoJECs 2026 reúne cerca de 400 estudantes em três modalidades esportivas
-
AGRONEGÓCIO2 dias agoPetrobras investe R$ 5 bi em fábrica de fertilizantes em retomada da produção
-
CUIABÁ7 dias agoCuiabá realiza primeira cirurgia bariátrica pela rede municipal de saúde
-
POLÍCIA4 dias agoPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica







