Primavera do Leste

Núcleo FloreSer de Primavera do Leste conquista reconhecimento nacional por trabalho desenvolvido no SUS

Publicado em

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo em iniciativas que ampliam o cuidado com a população e fortalecem o atendimento humanizado na rede pública. Uma dessas ações é o Núcleo FloreSer Primavera, projeto que vem se consolidando como referência no cuidado de pacientes com dor crônica, fibromialgia e doenças reumatológicas.

Criado com a proposta de reorganizar o atendimento a esses pacientes, o Núcleo FloreSer oferece um cuidado integral por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como importantes ferramentas para promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

O atendimento inicia com o acolhimento dos usuários encaminhados pela rede municipal de saúde, seguido por uma avaliação interdisciplinar que identifica as necessidades específicas de cada paciente. A partir desse diagnóstico, os usuários são direcionados para as práticas mais adequadas ao seu tratamento.

Atualmente, o núcleo conta com uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, psicóloga, nutricionista, equipe de enfermagem, musicoterapeuta e médica reumatologista, atuando de forma integrada para oferecer um atendimento completo e humanizado.

Leia Também:  Prefeitura inaugura Farmácia Descentralizada no bairro Parque Eldorado

Entre as práticas oferecidas estão acupuntura, auriculoterapia, hidroterapia, qigong, dança circular, musicoterapia, gestão em saúde emocional, atividades corporais, além de acompanhamento especializado em homeopatia e reumatologia.

O trabalho desenvolvido pelo município ganhou destaque durante o II Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realizado na cidade de Coxim (MS). Na ocasião, o projeto “Gestão Estratégica na Implantação do Núcleo FloreSer Primavera: Fortalecimento das Práticas Integrativas no SUS” conquistou o segundo lugar geral entre todos os trabalhos apresentados, alcançando nota 9,2.

O reconhecimento demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido em Primavera do Leste e reforça a importância de investir em estratégias inovadoras de cuidado dentro do SUS.

Segundo o coordenador do Núcleo FloreSer Primavera, Ricardo Maciel, destacou que o reconhecimento recebido é resultado do trabalho coletivo desenvolvido pela equipe e do compromisso da gestão municipal com a inovação no cuidado à saúde.

“Esse reconhecimento demonstra que é possível desenvolver dentro do SUS um cuidado humanizado, eficiente e baseado em evidências. O Núcleo FloreSer nasceu com o propósito de oferecer uma atenção integral às pessoas que convivem com dores crônicas e outras condições que impactam diretamente sua qualidade de vida. Receber essa premiação em um evento científico de relevância nacional mostra que estamos no caminho certo. Essa conquista é de toda a equipe multiprofissional, da Secretaria Municipal de Saúde, da gestão municipal e, principalmente, dos nossos pacientes, que acreditam e participam diariamente desse projeto. Seguiremos trabalhando para fortalecer cada vez mais as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em Primavera do Leste”, destacou Ricardo Maciel.

Leia Também:  Primavera do Leste encerra Jogos Escolares e Estudantis com destaque em diversas modalidades

Mais do que um reconhecimento acadêmico, o resultado comprova que as práticas integrativas têm contribuído diretamente para a redução dos sintomas relacionados à dor crônica, fortalecimento do autocuidado e melhoria da saúde física e emocional dos pacientes atendidos.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que o Núcleo FloreSer continuará ampliando suas ações e fortalecendo o atendimento humanizado, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma saúde pública cada vez mais acolhedora, eficiente e inovadora.

Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Primavera do Leste

SAMU capacita médicos e enfermeiros da Atenção Primária para reforçar atendimento às urgências em Primavera do Leste

Published

on

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nos dias 24 e 25 de junho uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. O treinamento faz parte das ações permanentes do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), responsável pela qualificação contínua dos profissionais que atuam na rede municipal.

Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam treinamento teórico e prático sobre atendimento em urgência e emergência, com foco em manejo de vias aéreas básicas e avançadas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVAS), parada cardiorrespiratória (PCR), reanimação cardiopulmonar (RCP), uso de medicações, intubação e organização das equipes durante situações críticas.

Segundo o coordenador do SAMU, Jean Sampaio, as capacitações acontecem mensalmente e contemplam diferentes setores da rede municipal de saúde.

“Mensalmente fazemos uma turma diferente. Em agosto, por exemplo, faremos com os profissionais da UPA. Dentro do SAMU temos o Núcleo de Educação em Urgência, onde realizamos essas capacitações para os profissionais da rede. Nesses dois dias realizamos treinamentos tanto na parte teórica quanto na prática, envolvendo vias aéreas e RCP. Esses treinamentos são extremamente importantes para os profissionais que atuam nas unidades de saúde e que, embora não atendam diariamente pacientes em situações críticas, precisam estar preparados para identificar e conduzir essas ocorrências da melhor forma possível até a chegada do suporte especializado. Terminamos esse curso com muito êxito e uma participação muito especial de todos os profissionais”, destacou.

Leia Também:  Mutirão do Trabalhador e Limpa Nome movimenta Sine com oportunidades de emprego e serviços à população

A médica Giovana, que atua no ESF 1, no bairro Conjunto São José, ressaltou a importância da iniciativa para a rotina dos profissionais da Atenção Primária.

“Hoje estou aqui participando do curso disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para capacitação em urgência e emergência dos profissionais da Atenção Básica. É muito importante que médicos e enfermeiros estejam preparados para atender a população em situações como convulsões, desmaios ou infartos, oferecendo o suporte adequado até a chegada do SAMU. Estamos aprendendo sobre medicamentos, primeiros socorros, manobras de atendimento e liderança das equipes. Está sendo um curso muito enriquecedor para todos nós”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a qualificação permanente das equipes faz parte da política de fortalecimento da assistência no município, garantindo profissionais cada vez mais preparados para prestar um atendimento ágil, seguro e humanizado à população de Primavera do Leste.

Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA