Rondonópolis

Em Brasília, prefeito afirma que não abre mão de fazer nova UPA

Publicado em

Após audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (29), o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, disse que não abrirá mão de construir uma nova e moderna UPA no município. A afirmativa do representante local foi feita diante da não obtenção nesse momento de recursos voltados para construção da unidade de saúde de urgência e emergência almejada pela nova gestão.

O prefeito esteve em Brasília junto com uma ampla comitiva de vereadores de Rondonópolis. Conforme Cláudio, é importante reforçar que a situação financeira deixada pela gestão municipal anterior foi muito ruim, especialmente na saúde, com falta de insumos, de medicamentos e imensa fila de pessoas por cirurgias e consultas. “A saúde em Rondonópolis ficou sucateada, deixada às moscas!”, avaliou.

Diante dessa audiência na capital federal, Cláudio explica que a Prefeitura de Rondonópolis vai procurar outros meios para viabilizar a nova UPA, ainda assim não quer dizer que desistiu de buscar o Governo Federal através de algum financiamento sem juros ou outra forma que a municipalidade tenha condições de captar recursos públicos. “A nossa prioridade em Rondonópolis é a construção de uma nova UPA, dar atenção à urgência e emergência que está muito precarizada”, reforçou.

Leia Também:  Prefeitura convoca mais 45 docentes do concurso da educação

Nesse contexto, o prefeito adiantou que o deputado federal José Medeiros fez o compromisso de estar destinando R$ 10 milhões para a saúde de Rondonópolis, enquanto o deputado federal Rodrigo da Zaeli tem o compromisso de enviar mais R$ 5 milhões. Além disso, adiantou que vai atrás de outros parlamentares para que também coloquem dinheiro na saúde de Rondonópolis. Da mesma forma, pretende voltar a conversar com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, sobre recursos para projetos da saúde em âmbito municipal.

Cláudio Ferreira acrescentou que também vem adotando boas práticas de gestão e cortando despesas, a exemplo da redução de 19 para 12 secretarias, a fim de assegurar recursos para projetos e obras prioritárias. “Vamos construir essa nova UPA que precisamos em Rondonópolis. Na verdade, queremos fazer duas novas UPAs na cidade, sendo uma região Salmen e outra na região do Jardim Atlântico, Grande Conquista”, ressaltou.

Por fim, o prefeito destacou que está confiante na parceria com a Câmara Municipal para enfrentar a difícil situação que o município vem passando na saúde, assim como no trabalho e competência da secretária Tânia Balbinotti à frente do setor. “Agradeço à Câmara que vem sendo parceira nesse momento que estamos passando e está empenhada em reestruturar a saúde de Rondonópolis”, externou.

Leia Também:  Rondonópolis promove vacinação para público do Centro Pop

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Rondonópolis

Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário

Published

on

Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário. Os pacientes com câncer de Rondonópolis passam a contar com mais um importante instrumento de garantia de direitos. Foi sancionada a lei de Nº 14873/2026 de autoria do vereador Adonias Fernandes que institui a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico no município. A nova legislação tem como objetivo proporcionar mais dignidade, respeito e agilidade no atendimento às pessoas que enfrentam o tratamento contra o câncer, assegurando a identificação rápida dos pacientes e facilitando o acesso aos serviços públicos municipais. Com a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico, os beneficiários terão direito à prioridade no atendimento nos serviços públicos municipais, prioridade no acesso a programas e serviços de saúde, atendimento preferencial em repartições públicas e facilitação no acesso ao transporte público, conforme regulamentação do Poder Executivo. A emissão do documento será gratuita e deverá ser realizada pelo órgão competente da Prefeitura de Rondonópolis. Para solicitar a carteira, o paciente deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e laudo médico que comprove o diagnóstico oncológico. A validade da carteira será de até três anos, podendo ser renovada mediante nova comprovação médica. Para o vereador Adonias Fernandes, a medida representa um avanço importante na política de humanização da saúde pública municipal. “Sabemos das dificuldades enfrentadas diariamente pelos pacientes oncológicos. Muitas vezes, os tratamentos são desgastantes e exigem deslocamentos constantes, longas esperas e acompanhamento médico frequente. Esta carteira é uma forma de reconhecer essa realidade e garantir mais respeito, acolhimento e prioridade a quem está lutando pela vida”, destacou o parlamentar. A nova lei reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, da inclusão e da proteção dos direitos das pessoas em tratamento contra o câncer, beneficiando centenas de famílias rondonopolitanas. A regulamentação da norma será realizada pelo Poder Executivo, que definirá os procedimentos para emissão e utilização da carteira em todo o município.

Leia Também:  Sanear anuncia programação de atendimento no feriado prolongado

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA