Rondonópolis

Prefeito ordena conclusão da ETA II, inacabada há 9 anos

Publicado em

Apesar de já ter sido inaugurada em dezembro de 2016, a Estação de Tratamento de Água (ETA II), localizada na Avenida Lions Internacional, na Vila Aurora, até hoje não entrou em operação. Diante da situação, o prefeito Cláudio Ferreira determinou que a obra possa ser concluída e venha beneficiar a população. Quando estiver em operação, a ETA II vai dobrar a capacidade de tratamento de água em Rondonópolis.

O diretor do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Victor Yago dos Santos Vitorino, informa que a ETA II, quando entrar em operação, vai tratar 400 litros de água por segundo. Somando com a ETA I, que trata 400 litros por segundo, a capacidade de tratamento de água na cidade vai dobrar, alcançando 800 litros por segundo. A estimativa é que a ETA I seja responsável hoje por 45% do abastecimento da cidade e, com a ETA 2, esse atendimento seja ampliado para 75%.

Conforme Victor Vitorino, desde 2016, a ETA II não entrou em operação devido à ausência da finalização do sistema de lavagem dos filtros. Além disso, aponta que a tecnologia adotada à época — o sistema Pulsator, utilizada especificamente na etapa de decantação com o objetivo de remover partículas sólidas em suspensão de forma mais eficiente — foi mal dimensionada, apresentando falhas e não funcionando conforme esperado. Na época, foram investidos na implantação deste sistema R$ 7.232.322,00 provenientes de financiamento oneroso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Leia Também:  Câmara realiza ato de extinção de mandato e convoca suplente
Diretor do Sanear, Victor Vitorino: “Vamos concluir as obras inacabadas conforme pedido do prefeito Cláudio Ferreira”. Foto – Ednilson Aguiar

Na última gestão, a obra da ETA II passou oito anos inoperante, sendo contratada uma empresa para fazer o chamado startup da estrutura, o que culminou na emissão de um relatório informando que a eficiência do sistema não alcançou a expectativa (foi projetada para 600 litros por segundo e tratou 100 litros por segundo). Agora, na gestão Cláudio Ferreira, Victor explica que constatou-se que, para operação e funcionamento adequado do sistema, será necessário ainda investir na elaboração e execução de projetos voltados à implantação e adequação das estruturas físicas e operacionais das ETAs I e II, com várias obras e melhorias.

Victor Vitorino observa ainda que a atual gestão está se concentrando em ajustes no processo construtivo com o objetivo de acelerar a execução da ETA II. Ele explica que devem ser investidos mais de R$ 5 milhões para concluir a obra. A estimativa, segundo repassado, é que o projeto seja concluído até junho de 2026.

“Vamos concluir as obras inacabadas conforme pedido do prefeito Cláudio Ferreira. A inauguração e o funcionamento da ETA II são nossa prioridade, bem como várias obras de adutoras, interligações, elevatórias e reservatórios que vão receber essa água para que chegue até a residência do povo de Rondonópolis, de forma segura e com regularidade”, avaliou.

Leia Também:  Cultura e Juventude leva ao palco Manoel de Barros e oferta outras atrações com "Toda Praça é Arte"
Estrutura da ETA 2, junto à unidade do Sanear na Avenida Lions Internacional. Foto – Marcos Miraglia

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Rondonópolis

Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário

Published

on

Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário. Os pacientes com câncer de Rondonópolis passam a contar com mais um importante instrumento de garantia de direitos. Foi sancionada a lei de Nº 14873/2026 de autoria do vereador Adonias Fernandes que institui a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico no município. A nova legislação tem como objetivo proporcionar mais dignidade, respeito e agilidade no atendimento às pessoas que enfrentam o tratamento contra o câncer, assegurando a identificação rápida dos pacientes e facilitando o acesso aos serviços públicos municipais. Com a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico, os beneficiários terão direito à prioridade no atendimento nos serviços públicos municipais, prioridade no acesso a programas e serviços de saúde, atendimento preferencial em repartições públicas e facilitação no acesso ao transporte público, conforme regulamentação do Poder Executivo. A emissão do documento será gratuita e deverá ser realizada pelo órgão competente da Prefeitura de Rondonópolis. Para solicitar a carteira, o paciente deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e laudo médico que comprove o diagnóstico oncológico. A validade da carteira será de até três anos, podendo ser renovada mediante nova comprovação médica. Para o vereador Adonias Fernandes, a medida representa um avanço importante na política de humanização da saúde pública municipal. “Sabemos das dificuldades enfrentadas diariamente pelos pacientes oncológicos. Muitas vezes, os tratamentos são desgastantes e exigem deslocamentos constantes, longas esperas e acompanhamento médico frequente. Esta carteira é uma forma de reconhecer essa realidade e garantir mais respeito, acolhimento e prioridade a quem está lutando pela vida”, destacou o parlamentar. A nova lei reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, da inclusão e da proteção dos direitos das pessoas em tratamento contra o câncer, beneficiando centenas de famílias rondonopolitanas. A regulamentação da norma será realizada pelo Poder Executivo, que definirá os procedimentos para emissão e utilização da carteira em todo o município.

Leia Também:  Prefeito se reúne com diretoria da CDL e reforça compromisso com o comércio local

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA