Sinop

Nova fase do programa Cidade Limpa das telecomunicações iniciam nesta quinta-feira (17)

Publicado em

O programa Cidade Limpa, do setor de telecomunicações, entra em nova fase de trabalhos nesta quinta-feira (18). A concessionária de energia elétrica, Energisa, inicia o processo de remoção dos cabos de telefonia e internet que estão sem identificação, rompidos e soltos. Essa ação começa após a conclusão da fase realizada pelas empresas, que foi a identificação dos cabos e a devida manutenção para configuração da altura e limpeza. 

“Vamos dar continuidade a essa operação no dia 18, com o objetivo de regularizar todos os cabos que estão oferecendo risco, que estão soltos, e dos cabos das empresas que não estão regularizadas. Faremos também uma ação de manutenção e organização do nosso parque de telefonia, juntamente com as empresas de telefonia – que estarão em conjunto com a Energisa nessa operação -, com a prefeitura, para que consigamos manter a cidade limpa, com o nosso objetivo de manter uma Sinop da melhor forma possível”, comunicou Airton Freitas, coordenador de obras e manutenções da Energisa Sinop.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, explica que essa é uma fase já programada desde o mês de setembro, quando o programa foi lançado, e se inicia após o encerramento do prazo construído em conjunto com as empresas de fornecimento dos serviços de telefonia e internet. O programa está alinhado ao que determina a legislação municipal vigente, nº 3.084/2022, de autoria do Poder Legislativo de Sinop.

Leia Também:  Projeto Bombeiros do Futuro forma 48 alunos da rede pública de Sinop

“Após reuniões de alinhamento com a Prefeitura de Sinop, entidades representativas do comércio e com as empresas do setor de telecomunicações, a Energisa começou as tratativas, a organização e o reconhecimento das empresas que utilizam esses cabos. No decorrer dos dias, com o volume de caminhões entrando na nossa cidade, percebemos muitos fios arrebentados e também uma desorganização. Então, nessa operação, que teve início em setembro, mas agora, efetivamente, cerca de 12 equipes estarão trabalhando, organizadas no setor, partindo pela avenida das Figueiras, de acordo com as condições climáticas e com a capacidade dessas organizações”, comentou ele.

Além de cumprir a legislação, a ação visa à organização do cabeamento da cidade e à prevenção de acidentes envolvendo fios soltos e/ou em alturas inadequadas. “A preocupação do nosso prefeito e do vice-prefeito é com a vida das pessoas. Hoje, temos um cenário em que percebemos acidentes de trânsito acontecendo por conta desses fios que acabam ficando soltos, seja por uma questão de ventos, árvores ou até mesmo pelos caminhões que entram na nossa cidade nesse período de obras da BR-163, e essas ocorrências vêm aumentando”, ressaltou Gonçalves.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Fabio Migliorini, representando o comércio, ressalta que todo o processo está sendo feito com lisura e responsabilidade, visando o menor impacto possível à classe. “Certificamo-nos de que todas as empresas de internet que estão regularmente estabelecidas no município receberam essa comunicação antes, para que não houvesse prejuízo a você, comerciante, e que, se por ventura cair a comunicação durante o período dessa limpeza, desse cabeamento, que é necessário por questão de segurança, a equipe dos próprios provedores homologados estar junto no processo de limpeza, nesse processo de execução dessa tarefa, e que eles vão restabelecer a internet o quanto antes”, disse.

Leia Também:  Sinop destaca potencial regional e fortalecimento da agricultura familiar durante GreenFarm 2026

O responsável pela Relação Institucional e Governamental da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, Caio Rosa Bocorni, orienta os empresários a verificarem a regularidade das empresas com as quais mantêm contrato ativo para o fornecimento desses serviços. “E você, lojista que ficar, porventura, sem internet, verifique se sua operadora está registrada dentro do município. Caso ela não esteja regular, o problema é solucionável e os serviços serão restabelecidos o mais breve possível”, concluiu ele.

O programa Cidade Limpa das telecomunicações foi lançado no final do mês de setembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Published

on

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

Leia Também:  Secretaria mobiliza entregadores e motociclistas em campanha de promoção à segurança no trânsito

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Leia Também:  Ações especiais de vacinação contribuem para avanço da cobertura vacinal em Sinop

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA