Sinop

Parque Florestal é reaberto em Sinop com foco ampliado em educação ambiental e visitação consciente

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reabriu na manhã desta quarta-feira (19) o Parque Natural Municipal Florestal. A reabertura foi marcada pela presença de estudantes, pesquisadores e autoridades municipais. Considerado um dos principais patrimônios ambientais do município, o espaço retoma as atividades com um novo formato de funcionamento que prioriza a educação ambiental, a pesquisa científica e o turismo consciente.
 
Localizado entre os bairros Jardim Primavera e Jardim Violetas, o parque é reconhecido pela extensa biodiversidade e por sua importância na formação de uma consciência ambiental mais responsável entre crianças, jovens e adultos.
 
O novo cronograma estabelece que as terças, quartas e quintas-feiras serão reservadas exclusivamente para visitas agendadas de escolas, grupos turísticos e pesquisadores. A medida busca garantir um ambiente mais tranquilo para trilhas educativas, atividades de observação e projetos científicos. Já às sextas-feiras, sábados e domingos, o parque funcionará das 8h às 17h para o público geral.
 
Durante a reabertura, o vice-prefeito Paulinho Abreu destacou a importância do novo formato para promover respeito à fauna local e fortalecer a conscientização ambiental. “Nesta quarta-feira recebemos as crianças da Emei Clara Teixeira e a partir de agora será esse cronograma. Terça, quarta e quinta para estudantes, pesquisadores, visitantes de fora que agendem a sua visita e na sexta, sábado e domingo, para o público em geral trazer sua família e contemplar esse espaço”, afirmou.
 
O vice-prefeito reforçou a necessidade de responsabilidade ambiental durante as visitas. “É importante lembrar que nós temos que visitar o parque com respeito aos animais. Nós estamos no local deles e pedimos para a população não trazer alimentos e respeitar o espaço deles também. É importante a harmonia entre os visitantes e a população aqui do parque”, disse.
 
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, também ressaltou que o novo modelo fortalece o papel do parque como um espaço dedicado à educação ambiental. “Hoje o parque reabre com esse novo formato. Um formato em que conseguimos fazer um trabalho de educação ambiental com as escolas, através das crianças, que são as sementes do nosso futuro. São dias em que essas crianças podem contemplar o parque e conhecer mais sobre as nossas riquezas com muito detalhe e atenção”, afirmou.
 
O secretário também comentou sobre a importância da reserva de dias específicos para pesquisa. “Também recebemos os pesquisadores, que podem fazer as suas pesquisas com tranquilidade aqui no parque. São dias em que os animais não estão eufóricos, o parque está com um movimento interessante para esse tipo de trabalho. Temos o parque nas terças, quartas e quintas-feiras direcionado também para o turismo de contemplação. Dessa forma, conseguimos receber todos os grupos”, completou.
 
Educação Ambiental
 
O primeiro dia do novo ciclo recebeu alunos da Emei Clara Teixeira, que tiveram contato direto com animais, trilhas e elementos naturais. A estudante Helena Santaella relatou que a melhor parte da experiência foi ver os macacos do Parque Florestal. “Eu gostei muito de ver os macacos. Durante a trilha, eu peguei uma pena, uma folha e duas pedras. Gostei muito de ver os números no casco da tartaruga também”, descreveu.
 
Outro aluno, Lucas Aluísio, também descreveu a atividade como um momento especial de descoberta. “Eu gostei da tartaruga e dos macacos. Coloquei uma semente, uma folha, uma pedra na minha bolsinha de tesouro da trilha”, disse.
 
Espaço de pesquisas
 
Também nesta quarta-feira (19), uma equipe de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou da reabertura com a coleta de amostras de água do parque. A professora Roselene Schneider explicou que o estudo busca identificar possíveis alterações na qualidade ambiental do local. “A coleta de hoje faz parte de um diagnóstico que nós começamos a fazer das águas do parque, dessas águas superficiais. Nós estamos tentando identificar alguma variação em relação às condições naturais. Como é um represamento, é uma condição diferenciada”, disse.
 
A pesquisadora também enfatizou a importância do monitoramento contínuo. “Em termos de importância, nós temos animais que dependem dessa água. O monitoramento dessa qualidade é importante para tentar entender se a qualidade de alguma forma pode afetar a vida, tanto da água quanto terrestre. E é importante para nós saber se há alguma alteração, por que essa alteração está acontecendo e se existe algum fator externo ao parque”, explicou.
 
Parceria
 
Além das atividades educativas e científicas, a reabertura do Parque Florestal contou com a presença de representantes da Sinop Energia, responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. O entorno do parque está recebendo melhorias estruturais e uma calçada ecológica está sendo instalada com investimento de recursos provenientes de compensação ambiental da empresa
 
O diretor-presidente da Sinop Energia, Ramon Carvalho, destacou a parceria entre a empresa e o município. “A Sinop Energia tem sido parceira da Prefeitura de Sinop e tem apoiado na estrutura do Parque Florestal, tanto na instalação das novas placas de identificação da fauna e flora, como também com o calçamento da rua frontal para melhor acesso da população. Essas placas são importantes para promover aos visitantes mais informações sobre cada animal e sobre cada árvore. São ações da Sinop Energia em apoio ao município, principalmente em apoio ao meio ambiente e à educação, que acreditamos muito”, disse.
 
Público Geral
 
A partir desta sexta-feira (21), o Parque Florestal estará aberto para visitação do público geral, com o horário de funcionamento das 8h às 17h, sem pausa para almoço. Com o novo formato, o município espera ampliar o alcance das ações de conscientização ambiental e fortalecer o uso responsável deste importante patrimônio natural de Sinop.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop amplia assistência farmacêutica e inaugura farmácia na UBS Cidade Jardim

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Published

on

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

Leia Também:  Festeja: Famílias reúnem em desfile cívico para valorizar a independência do Brasil e contar a história de Sinop

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Leia Também:  Consórcio Vale do Teles Pires dá início a fase final para assumir gestão do Hospital Regional de Sinop

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA