Sinop
Parque Florestal é reaberto em Sinop com foco ampliado em educação ambiental e visitação consciente
Publicado em
19 de novembro de 2025por
Da Redação
Localizado entre os bairros Jardim Primavera e Jardim Violetas, o parque é reconhecido pela extensa biodiversidade e por sua importância na formação de uma consciência ambiental mais responsável entre crianças, jovens e adultos.
O novo cronograma estabelece que as terças, quartas e quintas-feiras serão reservadas exclusivamente para visitas agendadas de escolas, grupos turísticos e pesquisadores. A medida busca garantir um ambiente mais tranquilo para trilhas educativas, atividades de observação e projetos científicos. Já às sextas-feiras, sábados e domingos, o parque funcionará das 8h às 17h para o público geral.
Durante a reabertura, o vice-prefeito Paulinho Abreu destacou a importância do novo formato para promover respeito à fauna local e fortalecer a conscientização ambiental. “Nesta quarta-feira recebemos as crianças da Emei Clara Teixeira e a partir de agora será esse cronograma. Terça, quarta e quinta para estudantes, pesquisadores, visitantes de fora que agendem a sua visita e na sexta, sábado e domingo, para o público em geral trazer sua família e contemplar esse espaço”, afirmou.
O vice-prefeito reforçou a necessidade de responsabilidade ambiental durante as visitas. “É importante lembrar que nós temos que visitar o parque com respeito aos animais. Nós estamos no local deles e pedimos para a população não trazer alimentos e respeitar o espaço deles também. É importante a harmonia entre os visitantes e a população aqui do parque”, disse.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, também ressaltou que o novo modelo fortalece o papel do parque como um espaço dedicado à educação ambiental. “Hoje o parque reabre com esse novo formato. Um formato em que conseguimos fazer um trabalho de educação ambiental com as escolas, através das crianças, que são as sementes do nosso futuro. São dias em que essas crianças podem contemplar o parque e conhecer mais sobre as nossas riquezas com muito detalhe e atenção”, afirmou.
O secretário também comentou sobre a importância da reserva de dias específicos para pesquisa. “Também recebemos os pesquisadores, que podem fazer as suas pesquisas com tranquilidade aqui no parque. São dias em que os animais não estão eufóricos, o parque está com um movimento interessante para esse tipo de trabalho. Temos o parque nas terças, quartas e quintas-feiras direcionado também para o turismo de contemplação. Dessa forma, conseguimos receber todos os grupos”, completou.
Educação Ambiental
O primeiro dia do novo ciclo recebeu alunos da Emei Clara Teixeira, que tiveram contato direto com animais, trilhas e elementos naturais. A estudante Helena Santaella relatou que a melhor parte da experiência foi ver os macacos do Parque Florestal. “Eu gostei muito de ver os macacos. Durante a trilha, eu peguei uma pena, uma folha e duas pedras. Gostei muito de ver os números no casco da tartaruga também”, descreveu.
Outro aluno, Lucas Aluísio, também descreveu a atividade como um momento especial de descoberta. “Eu gostei da tartaruga e dos macacos. Coloquei uma semente, uma folha, uma pedra na minha bolsinha de tesouro da trilha”, disse.
Espaço de pesquisas
Também nesta quarta-feira (19), uma equipe de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou da reabertura com a coleta de amostras de água do parque. A professora Roselene Schneider explicou que o estudo busca identificar possíveis alterações na qualidade ambiental do local. “A coleta de hoje faz parte de um diagnóstico que nós começamos a fazer das águas do parque, dessas águas superficiais. Nós estamos tentando identificar alguma variação em relação às condições naturais. Como é um represamento, é uma condição diferenciada”, disse.
A pesquisadora também enfatizou a importância do monitoramento contínuo. “Em termos de importância, nós temos animais que dependem dessa água. O monitoramento dessa qualidade é importante para tentar entender se a qualidade de alguma forma pode afetar a vida, tanto da água quanto terrestre. E é importante para nós saber se há alguma alteração, por que essa alteração está acontecendo e se existe algum fator externo ao parque”, explicou.
Parceria
Além das atividades educativas e científicas, a reabertura do Parque Florestal contou com a presença de representantes da Sinop Energia, responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. O entorno do parque está recebendo melhorias estruturais e uma calçada ecológica está sendo instalada com investimento de recursos provenientes de compensação ambiental da empresa
O diretor-presidente da Sinop Energia, Ramon Carvalho, destacou a parceria entre a empresa e o município. “A Sinop Energia tem sido parceira da Prefeitura de Sinop e tem apoiado na estrutura do Parque Florestal, tanto na instalação das novas placas de identificação da fauna e flora, como também com o calçamento da rua frontal para melhor acesso da população. Essas placas são importantes para promover aos visitantes mais informações sobre cada animal e sobre cada árvore. São ações da Sinop Energia em apoio ao município, principalmente em apoio ao meio ambiente e à educação, que acreditamos muito”, disse.
Público Geral
A partir desta sexta-feira (21), o Parque Florestal estará aberto para visitação do público geral, com o horário de funcionamento das 8h às 17h, sem pausa para almoço. Com o novo formato, o município espera ampliar o alcance das ações de conscientização ambiental e fortalecer o uso responsável deste importante patrimônio natural de Sinop.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais
Published
6 horas agoon
24 de junho de 2026By
Da Redação
Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.
Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.
Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.
João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.
Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.
Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.
Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.
A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.
Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Mãe de Neymar faz emocionante declaração para o filho antes de estreia na Copa
Lauana Prado cancela último show antes da licença-maternidade por orientação médica
Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande
ALMT derruba veto que taxa APAEs, limpa pauta de vetos e recebe projeto para construção de 60 mil casas populares
Convocados faltam à CPI da Saúde após obterem salvo-conduto; comissão pedirá esclarecimentos ao TJMT
CUIABÁ
Cuiabá convoca 63 candidatos aprovados em processo seletivo da Educação
A Prefeitura de Cuiabá publicou nesta quarta-feira (24) a 28ª convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 04/2025/GS/SME....
Ginásio Verdinho recebe finais do futsal dos Jogos Estudantis Cuiabanos nesta quinta e sexta-feira
As finais da modalidade futsal dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026 prometem movimentar o Ginásio Verdinho nesta quinta-feira e sexta-feira,...
Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá
Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de...
MATO GROSSO
Skatistas nacionais falam da maior competição do país no Parque Novo Mato Grosso nesta quinta-feira (25)
Os skatistas Pedro Quintas e Dora Varella, da modalidade Park, Sebastian Simonetto e Pamela Rosa, do Street, além de Vini...
Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quarta-feira (24.6), convênios para a realização de R$ 110 milhões em investimentos nos...
Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia
Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6),...
POLÍCIA
Polícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
Policiais militares do 4º Comando Regional prenderam, na noite desta terça-feira (23.6), um homem de 34 anos, foragido da Justiça...
Ação integrada da PM e PJC apreende 32 quilos de entorpecentes em Colíder
Uma ação conjunta de policiais militares do 9º Comando Regional com a Polícia Judiciária Civil apreendeu, na noite desta segunda-feira...
Polícia Civil prende motorista de ônibus investigado por estupro de vulnerável em Rondonópolis
A Polícia Civil cumpriu, na tarde dessa terça-feira (23.6), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 27 anos,...
FAMOSOS
Mãe de Neymar faz emocionante declaração para o filho antes de estreia na Copa
Às vésperas da estreia de Neymar na Copa do Mundo de 2026, Nadine Gonçalves, mãe do jogador emocionou os seguidores...
Lauana Prado cancela último show antes da licença-maternidade por orientação médica
A cantora Lauana Prado, de 37 anos, cancelou o último compromisso de sua agenda antes de iniciar a licença-maternidade. A...
Ana Siebert curte passeio em Miami com Rafaella e a irmã antes de jogo do Brasil
Ana Paula Siebert, de 38 anos, já entrou no clima da Copa do Mundo 2026. A influenciadora está em Miami,...
ESPORTES
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
A resposta veio em grande estilo. Depois de um início irregular na Copa do Mundo de 2026, Portugal não tomou...
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Esportes7 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Esportes7 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
CUIABÁ4 dias agoFiscalização da Ordem Pública autua empresa por descarte irregular em área pública
-
FAMOSOS5 dias agoMaiara aposta em look junino combinando com namorado e exibe clima de romance







