Sinop

Prefeitura de Sinop retoma expediente normal a partir desta segunda-feira (05)

Publicado em

A Prefeitura de Sinop retomou nesta segunda-feira, 5 de janeiro de 2026, todos os serviços administrativos nos órgãos públicos da esfera municipal, inclusive o Paço Municipal Prefeito Geraldino Dal’Maso. A retomada dos serviços acontece após o recesso administrativo para o período festivo de fim de ano (Natal e Ano Novo), iniciado em 24 de dezembro.
 
No período em que ocorreu o recesso os serviços essenciais foram mantidos integralmente, sem prejuízos à sociedade, conforme preconizava o Decreto Municipal nº 385/2025 assinado pelo prefeito Roberto Dorner. Entre os principais serviços indispensáveis mantidos nesse recesso estava: atendimento básico de saúde de urgência e emergência, coleta de resíduos domésticos, saneamento básico (água e esgoto), assistência social (Cras e Casa de Passagem), urgência e emergência em obras e serviços urbanos e outros.
 
A secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon, esclarece que o recesso foi importante para revigorar as forças da equipe de trabalho e que o ano de 2026 promete ser de grandes desenvolvimentos para o município.
 
“Tivemos um período de recesso administrativo, onde foram mantidos integralmente os serviços essenciais, e que agora retornamos em todos órgãos municipais os serviços de natureza administrativa. Estamos preparados para fazer de 2026 um ano de conquistas para nossa cidade. Obras importantes, encabeçadas pelo prefeito Roberto Dorner e vice Paulinho, serão iniciadas e outras entregues, que beneficiarão toda a sociedade”, comentou ela.
 
Telefones de contato:
 
Guarda Civil Municipal (GCM) – 153 ou (66) 3520-7367
Polícia Militar (PM) – 190
Corpo de Bombeiros Militar (CBM) – 193 ou (66) 9.8164-0272
Defesa Civil – 199

Leia Também:  Prefeitura é apoiadora do Show do Bem que visa arrecadação de fundos para o Hospital de Câncer de Mato Grosso

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Sinop recebe comitiva japonesa e apresenta potencial econômico para ampliar investimentos internacionais

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Festeja: Prefeito Roberto Dorner participa de sessão solene pelos 35 anos da Unemat em Sinop

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA